Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

4A SEMANA DE DIREITOS HUMANOS É ABERTA NO PÁTIO DE SÃO PEDRO
00:00 Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2009

Iguais na Diferença. Esse é o tema da 4ª edição da Semana de Direitos Humanos, aberta na noite desta terça-feira (01), no Pátio de São Pedro, durante a Terça Negra. Até o dia 6 de dezembro, a programação intinerante, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), com apoio da Prefeitura do Recife e governo do Estado de Pernambuco, além de patrocínio da Petrobras e do Banco do Nordeste, celebra na Cidade os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O evento já passou pelo Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF) nos anos anteriores.

A programação recifense inclui uma série de ações descentralizadas, além de um grande show de encerramento, no domingo, dia 6, às 19h, no Marco Zero. Antonio Nóbrega assina a direção artística desse encontro que reunirá Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Ed Motta, Elza Soares, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Marco Cesar, Margareth Menezes, Monica Salmaso, Siba, Silvério Pessoa e Spok. Segundo o diretor de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Cirilo Mota, o objetivo é divulgar as conquistas obtidas no campo dos direitos humanos, há mais de seis décadas. “Essas atividades visam a difundir a declaração Universal de Direitos Humanos, comemorando seus 61 anos, com ações descentralizadas em vários segmentos”, explicou.

Para o secretário de Cultura do Recife, Renato L, que prestigiou a cerimônia de abertura, representando o prefeito João da Costa, o tema proposto pelo evento está em sintonia com a gestão. “Será uma semana muito interessante porque coloca em discussão a questão do respeito à diversidade, que é um compromisso do prefeito João da Costa”, disse.

A idéia norteadora da Semana de Direitos Humanos é validar a arte como um veículo eficaz na promoção dos Direitos Humanos, que engloba também o direito à cultura, que através da arte e da música sempre tiveram e têm papel fundamental para a promoção desses direitos no Brasil e no mundo. Ao longo de seis dias serão realizadas atividades que envolvem manifestações culturais desenvolvidas local e nacionalmente. Difundir e popularizar o conteúdo da Declaração, bem como desenvolver ações que contemplem e integrem segmentos socialmente vulneráveis também são pilares dessa realização. Edições anteriores da Semana de Direitos Humanos, anualmente, concentraram atividades no Rio de Janeiro (2006), em Salvador (2007) e em Brasília (2008).

Cultura e Direitos Humanos - Os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos e estão indicados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Assim, todas as pessoas devem poder participar da vida cultural de sua escolha e exercer suas próprias práticas culturais.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura comemora Dia do Voluntário
- Ciclo de Palestras de Envelhecimento Ativo encerra atividades de 2009
- Prefeitura realiza seminário para comemorar o Dia Internacional do Voluntário
- Amparo Araújo participa do comitê de julgamento do Prêmio de Direitos Humanos
- Festa do Morro
- PCR realiza o último encontro do II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Vigilantes da Caixa participam de sensibilização em Direitos Humanos
- Secretaria de Direitos Humanos sensibiliza vigilantes da CEF
- Diretoria de Igualdade Racial promove debate sobre Lei dos Alvarás
- Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre a Lei dos Alvarás
- CAP de Casa Amarela recebe a sexta palestra do Fórum de Direitos Humanos
- Prefeitura comemora o Dia Nacional da Consciência Negra
- Monitores dos Círculos Populares debatem Racismo Institucional
- Prefeitura promove 5ª Caminhada da Consciência Negra
- Palestra do Fórum de Direitos Humanos acontece no Ibura
- SDH participa de oficina internacional em João Pessoa
- Usuários participam de debates e feira de serviços no Caps de Afogados
- Reunião debate ações de Direitos Humanos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute segurança pública
- PCR apoia Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro


Enviar    Imprimir