Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA COMEMORA DIA DO VOLUNTÁRIO
00:00 Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2009

De acordo com a definição da Organização das Nações Unidas (ONU), “o voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividade, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”. E foi com o objetivo de incentivar e homenagear esse grupo de pessoas que a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) promoveu nesta quarta-feira (02), o seminário “Voluntariado Numa Perspectiva Transformadora: Construindo Rede de Promoção ao Trabalho Voluntário”. O encontro aconteceu no Auditório Capiba, no 15º andar da PCR e celebra o Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 05 de dezembro.

Nosso objetivo é construir uma rede, que fortaleça a parceria entre as diversas entidades e a Prefeitura do Recife. Esse encontro irá possibilitar visualizarmos o trabalho de cada uma dessas instituições, para que os voluntários inscritos nessa rede possam ser encaminhados para a entidade cujo perfil se adeque melhor”, explicou o diretor de Voluntariado da SDHSC, Luiz de Angelis.

Durante a abertura do seminário, aconteceu a apresentação do Coral Fonte da Vida, sob a regência do maestro Moisés Vicente. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando o grupo entoou “Amigos para Sempre” e todos os presentes se levantaram, cantando juntos, num clima de confraternização e mostrando a importância do trabalho em conjunto, do apoio e da dedicação, características tão inerentes ao voluntário.

Em seguida, o Frei Aloísio Fragoso ministrou a palestra “A importância do trabalho voluntário”. “Hoje, quando tudo tem um preço, encontrar pessoas que querem servir gratuitamente representa uma mudança muito grande na sociedade. O trabalho voluntário é uma semente, uma forma sublime e profunda de amor, que não pede nada em troca. Esse ato é muito importante e se contrapõe à mentalidade materialista, fazendo as pessoas voltarem a confiar na bondade humana”, disse o Frei.

Logo depois, aconteceu a palestra “O trabalho voluntário em algumas instituições do Recife”. Participaram do encontro representantes do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP), Rede Feminina do Hospital do Câncer de Pernambuco, Fundação Altino Ventura, Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD), Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), Instituto Cristina Tavares de Atenção ao Paciente Adulto com Câncer (ICT), Grupo de Ajuda à Criança com Câncer (GAC), Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (NAPHE), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Pastoral da Criança, Lar do Neném e Voluntários pela Maternidade.

Ao longo das décadas, muito se lutou pela liberdade e pela igualdade, mas em fraternidade pouco se falou. Agora está havendo uma mudança, onde as pessoas estão buscando uma vida melhor. Ser voluntário com certeza é uma grande prova de fraternidade”, disse a secretária adjunta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz. Os interessados em se tornarem voluntários podem procurar a Diretoria de Voluntariado, no 1º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

Matérias Relacionadas
- Ciclo de Palestras de Envelhecimento Ativo encerra atividades de 2009
- Prefeitura realiza seminário para comemorar o Dia Internacional do Voluntário
- Amparo Araújo participa do comitê de julgamento do Prêmio de Direitos Humanos
- Festa do Morro
- PCR realiza o último encontro do II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Vigilantes da Caixa participam de sensibilização em Direitos Humanos
- Secretaria de Direitos Humanos sensibiliza vigilantes da CEF
- Diretoria de Igualdade Racial promove debate sobre Lei dos Alvarás
- Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre a Lei dos Alvarás
- CAP de Casa Amarela recebe a sexta palestra do Fórum de Direitos Humanos
- Prefeitura comemora o Dia Nacional da Consciência Negra
- Monitores dos Círculos Populares debatem Racismo Institucional
- Prefeitura promove 5ª Caminhada da Consciência Negra
- Palestra do Fórum de Direitos Humanos acontece no Ibura
- SDH participa de oficina internacional em João Pessoa
- Usuários participam de debates e feira de serviços no Caps de Afogados
- Reunião debate ações de Direitos Humanos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute segurança pública
- PCR apoia Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum de Envelhecimento Ativo


Enviar    Imprimir