Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

ALUNOS DO PLANSEQ CONSTRUÇÃO CIVIL RECEBEM CERTIFICADOS
20:12 Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Nesta sexta-feira (11), os 280 novos profissionais receberam os certificados do curso de construção civil promovido dentro do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), que agora passa a ser denominado Programa Próximo Passo, dando visão ao encaminhamento que os beneficiários do Programa Bolsa Família precisam ter, após a qualificação. A solenidade aconteceu no Forte do Brum e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Karla Menezes, que na ocasião representou o prefeito João da Costa, e de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego.

“A conclusão do curso coincide com a apresentação do Programa Próximo Passo, pelo Governo Federal. A capacitação representa uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho para os beneficiários do maior programa social da América Latina, o Bolsa Família. Através da qualificação, esses profissionais poderão ocupar vagas nas diversas obras de infraestrutura realizadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, teremos uma cidade cada vez mais bonita, com as pessoas atuando na sua construção e melhoramento”, disse a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

Os novos profissionais foram qualificados para atuarem como pedreiros, azulejistas, gesseiros, pintores e instaladores elétricos. O responsável pela formação foi o Instituto de Qualificação Profissional ÊPA, entidade selecionada através de edital público. O curso teve uma carga horária de 200 horas/aula, sendo 80 voltadas para a orientação social, como direito do cidadão e saúde do trabalhador, e 120 horas destinadas à qualificação técnica em aulas teóricas e práticas.

“Essa conquista faz parte de um processo que visa a atender muito mais pessoas. Ele foi elaborado com o objetivo de gerar novas oportunidades de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. A certificação é fundamental para que esses profissionais consigam uma colocação melhor. A Prefeitura do Recife está de parabéns pela mobilização dessas pessoas e pelo trabalho de articulação com o Governo Federal”, disse o coordenador geral de Controle Social e Ações Complementares do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Franco César Bernardes.

Até o final desse processo de qualificação, 178 mil pessoas serão atendidas. No Recife, esse número passará dos três mil beneficiários, nas áreas de turismo e construção civil. Os setores foram escolhidos por serem essenciais ao desenvolvimento econômico do País. As turmas são compostas por homens e mulheres com mais de 18 anos, que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.

“Estou muito feliz por estar vendo mais um sonho realizado, fruto de um trabalho a longo prazo, que envolveu planejamento, aprovação de projetos, seleção de entidades executoras e várias outras etapas. O Programa Próximo Passo sai da questão só da assistência e passa para uma atividade pró-ativa, de geração de renda e independência financeira”, relatou a coordenadora de Planejamento e Projetos, do Ministério do Trabalho e Emprego, Anete Fidelis.

No Recife, o acompanhamento e monitoramento das turmas é realizado pela Secretaria de Assistência Social. “O sucesso desse projeto está no trabalho em equipe. É uma alegria muito grande lidar com vidas que estão sendo transformadas. É uma luta que vem desde 2008 e já capacitou 771 profissionais”, disse a presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) e coordenadora do Planseq no Recife, Tereza Jacinta.

A satisfação dos novos profissionais era visível durante a solenidade. A aluna Cláudia Azevedo representou a turma durante a abertura da cerimônia. “O curso nos permitiu grandes conquistas. Já estamos nos reunindo para fazer melhorias nas casas uns dos outros. Somos uma comunidade e se não nos unirmos, não cresceremos”, disse. “Sou de uma família de pedreiros e já realizava pequenos reparos na minha casa. Com o curso, pude aprimorar meus conhecimentos”, complementou a aluna Kátia Rosário.

 

Matérias Relacionadas
- Oficina de Adereços Natalinos movimentam CRAS
- PCR realiza Feira de Serviços em Campina do Barreto
- Oficina de Adereços Natalinos movimentam CRAS
- Assistência Social promove confraternização para os jovens do Projovem Adolescente
- Iasc promove exposição de arte feita por usuários das casas de acolhidas
- Assistência Social realiza confraternização com educadores
- Secretaria de Assistência Social promove oficinas de Adereços Natalinos
- Passeio de catamarã marca confraternização com grupos de idosos
- Secretária de Assistência Social participa de campanha no Morro
- Grupos de Idosos participam de passeio de catamarã
- Doação Cidadã recebe R$ 51 mil da Nextel
- Festa do Morro
- Doação Cidadã promove atividades culturais no Morro da Conceição
- SAS promove Feira de Conhecimentos Afrobrasileiros
- Jovens da comunidade do Pocotó participam de tarde de lazer no Geraldão
- Prefeitura do Recife lança campanha Doação Cidadã
- Jovens participam do evento Criança Feliz, Criança Cidadã
- ProJovem Adolescente expõe trabalhos na XIV Feira de Saúde
- Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares é comemorado na Câmara Municipal
- ProJovem Adolescente participa da XIV Feira de Saúde


Enviar    Imprimir