Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

FESTIVAL DO ESCOLA ABERTA ABRE COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO MCP
00:00 Sábado, 12 de Dezembro de 2009

O II Festival de Cultura do Programa Escola Aberta, que acontece até o início da noite deste sábado (12), no Sítio da Trindade, em Casa amarela, marcou, oficialmente, durante a manhã, a abertura das comemorações aos 50 anos do Movimento de Cultura Popular (MCP). A solenidade principal reuniu, na praça de eventos, os secretários municipais de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, de Coordenação Política de Governo, Roberto Arrais, e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, além do chefe de Gabinete do prefeito João da Costa, Félix Valente, e o representante da Câmara de Vereadores, Luciano Siqueira.

Também estavam presentes um dos fundadores do movimento, o artista plástico Abelardo da Hora, a viúva do ex-prefeito Miguel Arraes (criador do MCP em maio de 1960), e representantes de outros fundadores históricos, como Germano Coelho  (representado por Germano Coelho Filho), e Paulo Freire, que foi representado por Letícia Rameh, uma das diretoras do Centro Paulo Freire e autora do livro “MCP – Impactos na sociedade pernambucana”.

Na qualidade de coordenador geral da comissão especial que organizará as festividades do cinqüentenário, o secretário de Educação, Cláudio Duarte, abriu o ato festivo lembrando aos estudantes a importância do MCP. “Esse II Festival do Escola Aberta é muito especial, pois vocês estão na presença de personalidades que mudaram a história da cultura e da educação da nossa cidade”, ressaltou.

Cláudio Duarte lembrou que foi o MCP que possibilitou a criação da rede municipal de ensino, além de combater o analfabetismo e recuperar as tradições culturais recifenses. “Vamos reforçar cada vez mais o Escola Aberta para que vocês, Jovens e crianças, possam continuar resgatando e preservando a nossa cultura dentro dos ideais traçados pelo MCP”, disse, lembrando que o ano letivo 2010 será dedicado aos 50 anos do movimento.
 
Um dos momentos de maior emoção da solenidade foi a homenagem prestada pelos alunos da Escola Municipal Renato Accioly (Nova Descoberta) ao ex-prefeito Miguel Arraes, ao educador Paulo Freire e a Abelardo da Hora. Caracterizados de caboclos de lança e portando estandartes com fotografias das três personalidades, eles cantaram loas de exaltação ao MCP, arrancado aplausos de todos. Emocionado, Abelardo da Hora fez questão de pedir e levar para casa um dos estandartes produzidos pelos estudantes.  

Falando em nome do prefeito João da Costa, o secretário de Coordenação Política, Roberto Arrais, também destacou a importância histórica do MCP. “Trago um abraço fraterno de João da Costa a todos nossos alunos e educadores da rede envolvidos no Escola Aberta. Estamos tendo o privilégio de receber aqui representantes de um dos movimentos mais importantes do Brasil, pois nossa arrancada em busca de uma educação de qualidade começou há 50 anos com Miguel Arraes e deve prosseguir com as novas gerações”, frisou, lembrando que o compromisso da Gestão João da Costa “é continuar o trabalho de resgate da cultura e da alma da nossa cidade”.

Para Dona Madalena Arraes, as apresentações culturais daquele festival são um exemplo vivo de que as mudanças provocadas pelo MCP estão sendo consolidadas pelas novas gerações. “Estou muito feliz em participar desta festa, pois sempre estive presente em todas as ações realizadas pelo movimento. Agora cabem a vocês, jovens estudantes, a responsabilidade de continuar a nossa luta, sempre lendo e estudando muito”, argumentou.

Em nome do Poder Legislativo, Luciano Siqueira agradeceu a oportunidade de estar presente no festival. “Foi aqui, no Sítio da Trindade, que nos meus 15 anos tive oportunidade de trabalhar, como voluntário, no Programa Praça de Cultura do MCP. Foi aqui que aprendi a amar a nossa cultura”, argumentou.

Abelardo da Hora, por sua vez, relembrou detalhes da convocação do então prefeito Miguel Arraes para que ele integrasse o movimento, nas áreas de artes plásticas, música e teatro. “Como diretor de Praças e Jardins, realizamos um trabalho de descentralização cultural, abrindo as principais praças da cidade aos nossos artistas”, afirmou. De acordo com Abelardo, o prefeito João da Costa pediu que ele fosse o responsável pela criação do monumento que vai marcar os 50 anos do MCP, em mais de 2010.

A programação do II Festival de Cultura do Programa Escola Aberta reuniu cerca de 3 mil pessoas e foi marcado por exibições culturais e exposição do artesanato produzido durante as oficinas do programa. Na ocasião, também aconteceu o lançamento oficial do livro “Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores”, que corresponde ao 4º volume dos Cadernos da Educação Municipal.

Matérias Relacionadas
- Festival da Juventude do Pronasci acontece neste final de semana
- Estudantes do Mais Educação participam de torneio de judô
- Alunos de escolas municipais produzem vídeos sobre Luiz Gonzaga
- Escola Municipal comemora centenário de Nilo Pereira
- Estudantes apresentam projeto de robótica ao secretário de Educação
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Estudantes recebem prêmio na Federação das Indústrias
- Estudantes das escolas municipais homenageiam Luiz Gonzaga
- Estudantes fazem releitura da obra de Francisco Brennand
- Escola Municipal conquista prêmio “Construindo a Nação”
- Escola municipal representa rede pública no Mundial de Robótica
- Jogos da Pessoa com Deficiência são abertos com grande festa no Geraldão
- Show encerra projeto telemática da Escola Córrego da Bica
- Escola Municipal participa de competição mundial de robótica
- Exposição mostra o olhar de crianças das escolas e creches municipais sobre o Recife
- Conexão 17 é aberta com brilho e alegria no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para cinco mil professores
- Novos professores participam de semana de formação
- PCR realiza formação de novos professores da rede
- Alunos do ProJovem realizam Feira de Conhecimentos Afrobrasileiros


Enviar    Imprimir