Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ENTREGA DE CERTIFICADOS DO BOLSA ESCOLA E BOLSA FAMÍLIA REÚNE 300 PESSOAS
00:00 Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer promoveu na tarde desta quarta-feira (16), no auditório da Prefeitura, no Bairro do Recife, a entrega dos certificados de cursos profissionalizantes aos pais, mães ou responsáveis pelos alunos inscritos no Programa Bolsa Escola Municipal e famílias vinculados ao Bolsa Família na capital pernambucana. A solenidade foi acompanhada por cerca de 300 pessoas, incluindo 200 concluintes dos dois programas e seus familiares.

A entrega de certificados foi presidida pelas diretoras de Apoio Social à Educação, Tereza Sato e de Ações Educacionais Complementares, Edna Teotônia. Também formaram à mesa de trabalhos, o gerente de Educação Profissionalizante da rede, Antônio Tadeu de Oliveira, e a representante da Secretaria de Assistência Social, Verônica Oliveira. Já o diretor da Escola Maria Sampaio (Ibura), Marcos Leandro representou as 17 unidades profissionalizantes da PCR, a dona de casa Silvana Silva dos Santos os concluintes e Jacira Ribeiro os professores da rede.   

A solenidade foi aberta num clima alegre e descontraído, com uma apresentação especial do grupo instrumental de MPB “Ritonello Brasil”, formado por alunos e professores da Escola Municipal de Artes João Pernambuco (Várzea). Em seguida, a titular da Diretoria de Apoio Social à Educação da Secretaria de Educação, Tereza Sato, parabenizou os formandos e falou da alegria de encontrar um auditório lotado e com muita animação.

Falando em nome do secretário de Educação, Cláudio Duarte, ela lembrou que o Bolsa Escola do Recife é o que paga o maior benefício do País. “Nossa bolsa de incentivo ao estudo é de meio salário mínimo para quem possui um filho matriculado em uma de nossas escolas e um salário integral para quem possui dois ou mais alunos vinculados à rede municipal de ensino”, frisou.

De acordo com Tereza, tão importante quanto os recursos repassados mensalmente são as atividades que complementam o beneficio, como os passeios ecológicos no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe e os espetáculos culturais no Teatro de Santa Isabel. “A terceira atividade são as vagas garantidas nos diversos cursos profissionalizantes da nossa rede que vocês estão concluindo agora”, refletiu.

A dona de casa Sessi José da Silva, de 37 anos, moradora de Brasilit, recebe um salário mínimo integral do Bolsa Escola para manter três de seus quatro filhos freqüentando e estudante com afinco numa escola da PCR. Segundo ela, fazer um curso profissionalizante abre novos horizontes a todas as famílias vinculadas aos dois programas. “No meu caso fiz o curso de Biscuit e pretendo vender o produto do meu trabalho para melhorar a situação da família”, argumentou.

Quem também estava satisfeito com conclusão do curso de “Solda elétrica”, freqüentado na Escola Profissional Professor Moacir de Melo (Vasco da Gama), era o operador de máquinas, Cláudio Nunes, de 38 anos. “Eu trabalho numa indústria têxtil, em Pararibe, e ter um curso de solda pode me ajudar bastante dentro da empresa”, ressaltou. Morador de Casa Amarela, Nunes é pai de Maisa Fernanda, de 14 anos, que por estudar na rede municipal ajuda orçamento da família com meio salário mínimo, pago a cada mês, pelo Programa Bolsa Escola da Prefeitura do Recife.   

Matérias Relacionadas
- Beneficiários do Programa Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Festival do Escola Aberta abre Comemorações dos 50 anos do MCP
- Festival da Juventude do Pronasci acontece neste final de semana
- Estudantes do Mais Educação participam de torneio de judô
- Alunos de escolas municipais produzem vídeos sobre Luiz Gonzaga
- Escola Municipal comemora centenário de Nilo Pereira
- Estudantes apresentam projeto de robótica ao secretário de Educação
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Estudantes recebem prêmio na Federação das Indústrias
- Estudantes das escolas municipais homenageiam Luiz Gonzaga
- Estudantes fazem releitura da obra de Francisco Brennand
- Escola Municipal conquista prêmio “Construindo a Nação”
- Escola municipal representa rede pública no Mundial de Robótica
- Jogos da Pessoa com Deficiência são abertos com grande festa no Geraldão
- Show encerra projeto telemática da Escola Córrego da Bica
- Escola Municipal participa de competição mundial de robótica
- Exposição mostra o olhar de crianças das escolas e creches municipais sobre o Recife
- Conexão 17 é aberta com brilho e alegria no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para cinco mil professores
- Novos professores participam de semana de formação


Enviar    Imprimir