Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CORTEJO DE PASTORIS HOMENAGEIA DOM HELDER
10:20 Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, as ruas do Recife vão se vestir de vermelho e azul. É o Cortejo de Pastoris, um dos destaques das comemorações do Natal da Paz, promovido pela Prefeitura do Recife. O evento, que é parte da programação em homenagem a Dom Helder Câmara, integra o trabalho de resgate das manifestações culturais locais.

De acordo com Marcelo Varella, do Núcleo de Ciclos Culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) o pastoril faz parte do ciclo das festas natalinas tradicionais do Nordeste e por isso faz parte dos interesses de preservação da atual gestão. Assim como outras manifestações culturais locais, o pastoril precisa ser lembrado e preservado como nosso patrimônio. Para esse cortejo, por exemplo, convidamos grupos com mais de 50 anos de existência. Esta valorização tem feito surgir novos grupos, que também poderão ser vistos no evento. Essa é uma das nossas missões dentro da Secretaria de Cultura e FCCR, aponta.

O cortejo conta com 20 pastoris infanto-juvenis e cinco bandas natalinas da Região Metropolitana do Recife. A concentração será em frente à Igreja da Boa Vista e o itinerário inclui a Rua da Imperatriz, ponte da Boa Vista, Rua Nova, Praça da Independência, Rua Duque de Caxias e Avenida Nossa Senhora do Carmo. O cortejo culmina no Pátio de São Pedro, onde, a partir das 20h, o público poderá apreciar a evolução de cada um dos pastoris e depois, as apresentações de Ciranda Imperial, Som Brasileiro, Zamboo, Mestre Luiz Paixão, Romero Pernambuco.

Homenageado - E se a paz é o mote do Ciclo Natalino 2009, a escolha do nome de Dom Helder Câmara (1909-1999), arcebispo de Olinda e Recife durante 21 anos, é mais do que pertinente. O religioso ficou para a história não só pela envergadura atingida dentro da igreja católica, mas ainda pela luta contra as mais diversas formas de exclusão e perseguição.

Pastoris e bandas participantes: Sol Nascente, Estrela Brilhante, UR-3 Juvenil, Estrela Guia do Cabo, Estrela Guia do Recife, Aurora da Redenção, Angel de Brasília Teimosa, Sertanense, Campinas Alegres, Menino Jesus do Jordão, Giselly Andrade, Lindas Ciganas, Estrela do Mar, Jardim da Alegria, Tia Nininha, Estrela de Belém, Rosa Mística dos Torrões, Menino Jesus da Vovó Bibia, Menino Deus, Estrela Dalva de Santo Amaro, Orquestra Vereda Tropical, Orquestra Veneno, Banda Som Brasil e Maestro Mendes e sua Banda.

Serviço:
Quando: 18 de dezembro
Onde: A partir da Igreja da Boa Vista, com término do Pátio de São Pedro
Horário: Concentração 17h, saída às 18h

Matérias Relacionadas
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças
- Porto das Letras lança livros premiados
- Terça Negra com afoxé, coco de roda e mangue beat
- Cinema e encontros poéticos nas bibliotecas da PCR
- Prefeitura promove exposição em homenagem a Dom Helder
- Filmes premiados continuam em cartaz nos cinemas municipais
- PCR inicia homenagens aos 50 anos do MCP
- PCR lança Catálogo de Agremiações Carnavalescas
- Inscrições para concursos carnavalescos começam segunda (14)
- Natal humanitário é objetivo de peça natalina
- Teatros municipais oferecem boas atrações para o público recifense
- PCR oferece informações de cultura e turismo durante Feira Música Brasil
- Emoção, luzes, cores: começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Feira Música Brasil começa nesta quarta-feira
- Programa Multicultural cria oportunidade para a prática em eventos
- PCR faz seminário sobre folguedos natalinos para a imprensa
- Escola de Frevo realiza apresentação de encerramento do ano
- Murillo La Greca expõe Murillo La Greca


Enviar    Imprimir