Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

BAILE DO MENINO DEUS ESTRÉIA NESTA QUARTA (23)
16:51 Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009

O Natal da Paz, promovido pela Prefeitura do Recife, traz para o público recifense o musical natalino mais tradicional do País. O Baile do Menino Deus, espetáculo assinado por Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, chega ao 26º ano com apresentações nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, no Marco Zero, sempre às 20h. A expectativa da produção é que, nos três dias de espetáculo, cerca de 40 mil pessoas assistam ao Baile do Menino Deus, seguindo uma estimativa dos anos anteriores. Em 2009, por decisão da Prefeitura do Recife, o palco do espetáculo será a única atração do Marco Zero.

De linguagem universal e unindo ricos elementos cênicos e musicais, do popular ao erudito, o Baile do Menino Deus tem direção de Ronaldo Correia de Brito e conta a história do nascimento do Menino Jesus com peculiar repertório de 18 canções que traduzem o imaginário popular. A trilha sonora é executada ao vivo, por uma orquestra de câmara com 14 músicos e regida pelo maestro José Renato Acioly. Um coro adulto (com 13 vozes) e outro infantil (12 vozes), este último preparado por Célia Oliveira, se unem aos solos, que recebem interpretação de Silvério Pessoa, Irah Caldeira e Isadora Torres. A equipe musical recebeu reforço este ano, com a incorporação do trompetista Flávio Santana e Dudu do Acordeom.

No elenco, seis atores e nove bailarinos dividem o palco. Entre eles estão Arilson Lopes e Sóstenes Vidal (que reveza com Célio Pontes) no papel dos dois Mateus. Maria é vivida por Sandra Rino, enquanto José é encenado por Tatto Medinni. Assinam a co-direção Quiercles Santana e Luciano Pontes. Cenário e figurino são de Marcodes Lima. A iluminação é assinada por Jhátyles Miranda.

Enredo - Quase todo montado em frases rimadas, o texto do musical relata as aventuras de dois Mateus (interpretados por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal) que encontram uma casa. Na porta, uma estrela sinaliza que ali nasceu um menino. Muitas peripécias resultam na abertura da porta por um casal: José e Maria. Na sequência, acontece um baile natalino em louvor ao nascimento de Jesus.

Toda a história é embalada por inesquecíveis canções, regadas por símbolos da cultura dos portugueses, índios e negros, a exemplo de “Romã, romã”, “Cantiga para acalentar o menino”, “Ciganinha” e “Jaraguá”. Quando foi lançado, o musical ganhou um disco pelo selo Eldorado. Pela grande aceitação popular, se desdobrou em peça teatral e livro, além de especial para televisão.

 

Matérias Relacionadas
- Sal da Terra e FilmeFobia em cartaz no Cinema do Parque
- Festejos Natalinos desta terça feira tem Cortejo de Bois e Hip Hop
- Revista Eita! comemora um ano com festa
- Programação Multicultural do Natal da Paz movimenta a Cidade
- Hip Hop pernambucano comemora Bodas de Prata na Terça Negra
- Emoção dá o tom do primeiro dia de festa no Sítio Trindade
- Programação do Natal da Paz agita mercados
- Cortejo de pastoris anima centro da cidade
- Natal da Paz agita noite com shows na Praça do Arsenal
- Pastoris profanos divertem o público no Pátio de São Pedro
- Balé, peças e música erudita nos teatros municipais
- Alunos da Escola de Frevo recebem brinquedos do Operação Natal
- PCR antecipa lançamento de edital do SIC 2010, que vem com novidades
- Programação do Ciclo Natalino da PCR agita fim de semana
- Cortejo de pastoris homenageia Dom Helder
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças
- Porto das Letras lança livros premiados
- Terça Negra com afoxé, coco de roda e mangue beat


Enviar    Imprimir