Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUITO SAMBA NA ÚLTIMA NOITE DO NATAL DA PAZ EM PEIXINHOS
13:45 Domingo, 27 de Dezembro de 2009

A noite deste sábado (26), a última do Natal da Paz na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, foi dedicada ao samba e ao pagode. Sete atrações subiram ao palco entoando canções que foram desde clássicos compostos por grandes nomes da música brasileira, como Dona Ivone Lara, Gonzaguinha e Nelson Cavaquinho, a ritmos mais modernos, como a quebradeira. Um grande público, formado principalmente por adolescentes, prestigiou a festa.

A abertura ficou a cargo do sambista Paulo Perdigão. Com 35 anos de carreira, o cantor fez um show basicamente autoral, com músicas que falam sobre o Recife. “Gosto de cantar as coisas de onde vivo, de onde respiro”, disse Perdigão, que está gravando o seu primeiro CD com patrocínio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife. “É a realização de um sonho e hoje foi uma oportunidade de divulgar um pouco desse trabalho”, contou.

Bastou a voz feminina de Alexia, a segunda atração da noite, entrar em cena, cantando clássicos do samba, para Euclemia Quirino de Oliveira, de 63 anos, começar a dançar nos bastidores do palco. Moradora de Peixinhos, a faxineira sempre faz um bico quando acontecem festas no Nascedouro. ”Sou responsável pela limpeza do palco e dos camarins. Deixo tudo limpinho, mas não consigo ficar quieta, quem resiste a esse samba?”, perguntou Euclemia, mais conhecida como Rosa na comunidade, toda molhada de suor de tanto sambar.

Alexia está lançando o seu segundo CD, intitulado “in natura”, em março, porém preferiu escolher um repertório de músicas conhecidas, com clássicos como “Sandália de Prata” e “Foram me chamar”. “Já fiz dois carnavais com a Prefeitura. Vou estar na virada do ano, cantando, em Boa Viagem. Mas é a primeira vez que toco em Peixinhos. Estou emocionada com o público e impressionada com a estrutura do lugar”, disse a cantora.

Depois foi a vez do Samba na Corda Bamba subir ao palco, acompanhado pelos cantores Jorge Ribas e Karina Spinelli. As três atrações agitaram o público, que a esta altura lotava o teatro da Refinaria. “Todos os músicos são muitos bons. Não parei de dançar desde que cheguei e olhe que eu cheguei antes da primeira atração”, contou a educadora social Maria do Carmo Veríssimo.

A banda formada no Alto da Sé, em Olinda, há um ano, encabeçada por Marcos Sales, continuou a animação misturando samba com rock, salsa e afoxé. O ponto alto da festa foi a apresentação do grupo Balako Bako, formados por nove músicos, todos da comunidade de Peixinhos. Apesar do pouco tempo de existência, a banda gravou um CD demo e fez uma vasta divulgação no bairro. O resultado é que grande parte da platéia estava lá para curtir a quebradeira do grupo. “Conheço quase todos os músicos, eles cresceram junto comigo aqui na rua. Vai ser muito legal o show deles”, esperava ansiosa Thaís Oliveira, de 13 anos, acompanhada por mais cinco amigas. Quando começavam as primeiras notas, o público já começava a cantar e fazer a coreografia das músicas. “Não existe jeito melhor de comemorar o Natal do que com essa grande festa”, falou Harry, o vocalista da banda.

Matérias Relacionadas
- Bons shows encerram o ciclo natalino na Rua da Moeda
- Mistura de ritmos marcou a noite do Pólo Morro da Conceição
- Mais uma noite de shows anima a Rua da Moeda
- Brasília Teimosa comemora véspera de Natal com grande festa
- Rock invade Polo natalino da Rua da Moeda
- Baile do Menino Deus embala adultos e crianças no Marco Zero
- Noite de reggae anima o Natal do Pátio de São Pedro
- II eliminatória do Concurso de Música Carnavalesca acontece neste sábado e domingo
- Recife promove Réveillon mais democrático do País
- Oficinas do Programa Multicultural encerram atividades de 2009
- Espetáculo natalino é atração no Teatro de Santa Isabel
- Noite de lançamentos culturais no Recife
- Baile do Menino Deus estréia nesta quarta (23)
- Sal da Terra e FilmeFobia em cartaz no Cinema do Parque
- Festejos Natalinos desta terça feira tem Cortejo de Bois e Hip Hop
- Revista Eita! comemora um ano com festa
- Programação Multicultural do Natal da Paz movimenta a Cidade
- Hip Hop pernambucano comemora Bodas de Prata na Terça Negra
- Emoção dá o tom do primeiro dia de festa no Sítio Trindade
- Programação do Natal da Paz agita mercados


Enviar    Imprimir