Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

POSITIVIDADE MARCA FESTA DE RÉVEILLON NO IBURA
08:00 Sexta-feira, 1 de Janeiro de 2010

A alegria e a positividade tomaram conta do bairro do Ibura na virada de ano. O clima foi favorecido pela notável presença das crianças que brincavam e se divertiam ao som das várias atrações culturais que apresentaram-se no pólo descentralizado organizado pela Prefeitura do Recife no campo do Ibura. O réveillon contou com apresentações de danças, grupos de maracatu, afoxé, rock, soul e o brega do rei Reginaldo Rossi, além da tradicional queima de fogos de artifício.

A festa iniciou por volta das 20h30, com a exibição do Maracatu Leão da Campina. Logo em seguida, o público foi sacudido pelo batuque da Cia AJE de Dança, formado por artistas da própria comunidade. Durante boa parte da festa, o público pode apreciar os grupos e músicos da terra. Às 22h30, foi a vez da apresentacão do Afoxé Yasmin Balê Gilê, que contou com as preces da Mãe Nadja de Oiá. Estamos aqui novamente juntos pedindo para que pai Ogum e os Orixás, com a força da natureza, nos abençoe em 2010, disse Mãe Nadja.
 
Às 23h, o Pastor Abi Meleque subiu ao palco para o ato ecumênico, repleto de canções religiosas. No momento da virada, as famílas dançavam ao som do frevo da Orquestra Independente do Ibura, patrimônio cultural da comunidade. O som da orquestra, mesclado ao show pirotécnico de luzes, proporcionou um espetáculo à parte. Há 40 anos que moro aqui e posso afirmar que o evento tem melhorado a cada ano. Hoje trazemos toda família, sobrinhos, filhos e netos, pois sabemos que podemos aproveitar esse momento com muita alegria e segurança. Os fogos foram lindos e a noite está maravilhosa, afirmou a vendedora Rosimery dos Santos, que trouxe toda família para festejar a passagem do ano.
 
Os ritmos regionais não foram os únicos ingredientes da festa. Os primeiros momentos de 2010 foram marcados por muito rock´n´roll, ao som do grupo Duque de Arake. Oriundos do Ibura, a banda apresentou um repertório autoral, baseado nas músicas de seu primeiro registro Um, lançado em 2009. A apresentação contou com um cover versão rock da música To doidão, de Reginaldo Rossi, executada com o instrumental da música Sultans of Swing, do grupo inglês Dire Straits. Já participamos de outros eventos da Prefeitura, mas é a primeira vez que tocamos no réveillon. Para nós, é um prazer imenso na nossa comunidade. A Prefeitura do Recife está de parabéns por proporconar um evento descentralizado e tão diverso, que acredito ser pioneiro em todo país, afirmou o vocalista do Duque de Arake, Gustavo Verde.
 
Para Liliane Xavier, de 13 anos, o réveillon do Ibura já virou tradição. Todo ano venho com minha família conferir os show. É muito divertido, pois também podemos brincar com os vizinhos e familiares de nossa idade, disse Liliane. A festa contou ainda com os show do grupo Mandagaroba, que apresentou um repertório mesclando um pouco de rock, mangue, soul e teato de bunecos. Quem encerrou a noite, às 3h30, foi o rei Reginaldo rossi, num show repleto de clássicos do brega, com direito a músicas como A raposa e as uvas, A namoradinha de um amigo meu e Garçom.

Matérias Relacionadas
- Polo Pina reúne moradores de todo o Recife para brindar a chegada de 2010
- Grandes shows celebram a chegada de 2010 em Boa Viagem
- Festa Sem Loção anima o Réveillon na Orla de Boa Viagem
- Réveillon no Morro da Conceição é marcado pela alegria e diversidade de ritmos
- Erasmo Carlos promete sacudir o Réveillon do Recife
- PCR divulga vencedores do Concurso de Música Carnavalesca 2009 e 2010
- Afoxé Filhos de Xangô encerra Projeto Terça Negra em 2009
- Recife promove Réveillon mais democrático do país
- Público do Jordão Baixo acompanhou shows do Natal da Paz
- Domingo de muita cultura e diversão no Sítio Trindade
- Muito samba na última noite do Natal da Paz em Peixinhos
- Bons shows encerram o ciclo natalino na Rua da Moeda
- Mistura de ritmos marcou a noite do Pólo Morro da Conceição
- Mais uma noite de shows anima a Rua da Moeda
- Brasília Teimosa comemora véspera de Natal com grande festa
- Rock invade Polo natalino da Rua da Moeda
- Baile do Menino Deus embala adultos e crianças no Marco Zero
- Noite de reggae anima o Natal do Pátio de São Pedro
- II eliminatória do Concurso de Música Carnavalesca acontece neste sábado e domingo
- Recife promove Réveillon mais democrático do País


Enviar    Imprimir