Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RÉVEILLON NO MORRO DA CONCEIÇÃO É MARCADO PELA ALEGRIA E DIVERSIDADE DE RITMOS
07:16 Sexta-feira, 1 de Janeiro de 2010

Réveillon na Zona Norte. O Morro da Conceição virou um grande palco, para uma festa do tamanho dos sonhos e emoções do recifense. A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para quem é do Morro e para quem resolveu subir o local para assistir a emocionante queima de fogos. Atrações como Grupo de Dança CIA da Tradição, Madá e o Samba, Orquestra Pop Gandelman, Fernando Mendes, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo e Swing Manneiro fizeram parte do show que prestigiou e contagiou todo o público.

A festa teve início com o Grupo de Dança CIA da Tradição, composto de integrantes do próprio Morro e que nasceu do Grupo de Quadrilha Tradição. “Somos um filhote da tradição”, como denomina o coordenador do grupo de dança, Fabiano Ferreira. A CIA da Tradição, que existe há três anos, fez apresentações de dança popular mesclando ritmos de frevo, coco e outros movimentos populares, encerrando com uma coreografia da música “Chover”, do Cordel do Fogo Encantado. Na seqüência, foi a vez de Madá mostrar que o Recife tem samba no pé e o Morro da Conceição converge todos os ritmos. O sambista Madá já está com o pé na estrada há seis anos e divulga o seu primeiro trabalho autoral em CD com o sugestivo nome Auto Estima - mesmo nome da música carro chefe do compacto.

Às 22h30 foi a vez da Orquestra Pop Gandelman, que misturou diversos ritmos como pop, rock e frevo. No repertório, estavam sucessos dos cantores Djavan, Tim Maia, ED Mota e Jorge Vercilo.  A orquestra já possui três anos e teve origem na época em que Elias de Oliveira (maestro), morador do Alto Santa Teresinha,  seu amigo Adriano Alves, do Alto José do Pinho, ambos bacharéis em Música, tocavam jzz instrumental e curtiam o saquisofonista Léo Gandelman – daí o nome da oquestra.

Em seguida,foi a vez de Fernando Mendes, cantor e compositor muito celebrado na década de 70 e que manteve o mesmo fôlego na virada do ano, apresentando diversos sucessos do seu repertório. Fernado Mendes é autor de vários sucessos de público, entre os destaques estão as músicas “Cadeira de Rodas”, que teve mais de 250 mil LP’s vendidos em poucos meses, rendendo vários prêmios de projeção nacional; e a música “Você não me ensinou a te esquecer”, tema da filme “Lisbela e o Prisioneiro”, regravada por Caetano Veloso e indicada ao Gremmy Latino de 2004.

À meia-noite em ponto, o cantor  Fernando Mendes interropeu o show para a contagem regressiva rumo ao ano de 2010. Teve início então a queima de fogos, riscando o céu do Recife, juntamente com outros pólos de animação, marcando a passagem para um novo ano. O cantor Fernando Mendes destacou a emoção que sentiu em abrir com seu repertório um novo ano para a cidade do Recife. “Faço apresentações há 36 anos, e é sempre emocionante para um artista viver tão importante data em contato com o público. O Brasil como platéia sempre foi muito caloroso comigo. Mas Pernambuco e sua capital são de uma generosidade sem igual. É muito gratificante tocar no Réveillon, nesta atmosfera religiosa que tem o Morro da Conceição, misturando fé com musicalidade”, concluiu.

A madrugada foi marcada pela apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que se apresentou sob a coordenação e batuta do Maestro Forró. A osquetra se notabilizou pelo diferencial de arranjos fora do padrão tradicional do frevo, adicionando a este tempero ritmos eruditos e populares, além da releitura de outros ritmos regionais. A Orquestra da Bomba do Hemetério tocou seus mais recentes trabalhos e clássicos do frevo pernambucano repaginado ao estilo do Maestro Forró. A orquestra contagiou o público no Pólo Descentralizado.

Para o Maestro Forró, iniciativas como esta da Prefeitura do Recife unificam a Zona Norte e Zona Sul, através de eventos que promovem talentos locais e do cenário nacional, garantindo o acesso ao público. “Vamos sacudir o Morro da Conceição com o nosso primeiro show de 2010, misturando linguagens universais através da música, combinações de ritmo e teatralidade”, destacou Forró.

Depois foi a vez do Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo fazer a festa ao som dos tamborins e evoluções de passistas, que levaram ao publico alegria e muito samba. A Galeria do Ritmo é considerada uma das maiores escolas de samba da cidade, colecionando o título de hexa-campeã consecutiva no Grupo Especial, entre os anos de 2000 e 2006, e foi vice-campeã nos anos de 2007 e 2008.

Ao final, entrou em cena a Banda Swing Manneiro, trazendo ao público a swingueira do ritmo baiano. Formada por treze componentes – todos do Morro da Conceição -, a banda já existe há quatro anos e foi premiada nos anos de 2006 e 2007 como banda revelação, no Festival de Bandas de Casa Amarela.

Serviços – Para garantir a segurança do público que prestigiou o evento, a Prefeitura do Recife disponibilizou oito agentes municipais de trânsito e técnicos da CTTU para monitorar o local, não havendo a necessidade de nenhuma interdição pontual. Não foi registrado nenhum incidente de destaque. A Guarda Patrimonial também se fez presente com dez guardas, que apenas monitoravam o evento que transcorria em um clima de paz e confraternização. O promotor de vendas José Paulo, que sempre vem ao Morro prestigiar o evento com a esposa e filha, elogiou a segurança. “Estive aqui nas comemorações de Natal e retornei hoje. Achei muito seguro e tranqüilo”. A festa prosseguiu até o amanhecer.

Matérias Relacionadas
- Positividade marca festa de Réveillon no Ibura
- Polo Pina reúne moradores de todo o Recife para brindar a chegada de 2010
- Grandes shows celebram a chegada de 2010 em Boa Viagem
- Festa Sem Loção anima o Réveillon na Orla de Boa Viagem
- Erasmo Carlos promete sacudir o Réveillon do Recife
- PCR divulga vencedores do Concurso de Música Carnavalesca 2009 e 2010
- Afoxé Filhos de Xangô encerra Projeto Terça Negra em 2009
- Recife promove Réveillon mais democrático do país
- Público do Jordão Baixo acompanhou shows do Natal da Paz
- Domingo de muita cultura e diversão no Sítio Trindade
- Muito samba na última noite do Natal da Paz em Peixinhos
- Bons shows encerram o ciclo natalino na Rua da Moeda
- Mistura de ritmos marcou a noite do Pólo Morro da Conceição
- Mais uma noite de shows anima a Rua da Moeda
- Brasília Teimosa comemora véspera de Natal com grande festa
- Rock invade Polo natalino da Rua da Moeda
- Baile do Menino Deus embala adultos e crianças no Marco Zero
- Noite de reggae anima o Natal do Pátio de São Pedro
- II eliminatória do Concurso de Música Carnavalesca acontece neste sábado e domingo
- Recife promove Réveillon mais democrático do País


Enviar    Imprimir