Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

COORDENADOR DO OP SE ENCONTRA COM ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE
00:00 Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010

Na manhã desta sexta-feira (15), o coordenador do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura do Recife, Augusto Miranda, esteve com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Cúria Metropolitana, sede da Arquidiocese, situada à Avenida Rui Barbosa, 409, nas Graças. O encontro teve como objetivo apresentar oficialmente a metodologia do OP ao religioso.

Atualmente, algumas paróquias já possuem participação fundamental na mobilização e organização popular durante os fóruns e plenárias do OP, a exemplo da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em San Martin e das paróquias da comunidade do Passarinho e do Alto Santa Isabel. A reunião com Dom Fernando visa aumentar o número de paróquias participantes.

Já há um envolvimento natural das paróquias nas ações desenvolvidas pelo OP. A reunião serviu para consolidar e aprofundar essa colaboração da Igreja Católica na organização e participação das comunidades. Além disso, o OP representa um espaço importante para o resgate e exercício de valores fundamentais, como a fraternidade, a solidariedade e o espírito democrático, uma vez que a população escolhe e decide quais ações serão desenvolvidas”, explicou Augusto Miranda.

Para Dom Fernando Saburido, esse procedimento é muito importante. “Nada melhor do que ouvir o povo para saber das suas necessidades e emergências. E quando essa população pode acompanhar os resultados das suas escolhas, esse trabalho se torna ainda mais motivador”, disse o arcebispo.

O saldo do encontro foi bastante positivo. A equipe do OP irá participar da próxima reunião do Clero, que acontece no mês de março, para apresentar a metodologia do Orçamento Participativo aos demais membros da Arquidiocese.

Ajude o Haiti – Um dos assuntos debatidos pelo coordenador do OP, Augusto Miranda e Dom Fernando Saburido foi a mobilização popular para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. A Prefeitura do Recife está engajada na campanha de solidariedade “Ajude o Haiti”, lançada nesta quinta-feira (14), durante um encontro na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Na ocasião, foi criado o Comitê de Solidariedade ao Haiti, com participação de entidades civis, militares e governamentais. A sede do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) foi disponibilizada para o recebimento de donativos, que serão encaminhados ao Quartel do Derby. O objetivo é arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas e água mineral (em garrafões de até cinco litros), durante um período de 15 dias. A sede do Iasc fica à Rua Imperial, 203, no Bairro de São José. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir