Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA BOLSA ESCOLA RECEBE NOVAS FAMÍLIAS
19:32 Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

A Prefeitura do Recife realiza, nesta quinta-feira (28), a partir das 15h, no auditório Capiba, sede da PCR, no Bairro do Recife (15ª andar), a primeira reunião anual de inclusão e de boas-vindas para os novos beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. O encontro será coordenado pela diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato, e vai contar com a participação de 150 pais, mães ou responsáveis por 232 estudantes, entre seis e 15 anos, que frequentaram, com regularidade, o ensino fundamental em 2009 (1ª a 8ª série), e já estão matriculados nas diversas escolas municipais para o ano letivo 2010.

Com a nova inclusão, as 150 famílias passam a ter direito aos recursos mensais de incentivo ao estudo, na proporção de meio salário mínimo de referência para quem tem um filho/neto vinculado à rede municipal de ensino, e um mínimo integral para quem tem dois ou mais alunos na rede escolar da capital pernambucana. O benefício é repassado durante 12 meses, podendo ser renovado por igual período se os critérios de adesão forem mantidos. Os valores pagos pela PCR são os maiores de todo o Brasil em relação a programas semelhantes.

Alem das boas-vindas, a reunião desta quinta-feira tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres das famílias inscritas. Na pauta do encontro, itens importantes como a estrutura de funcionamento do programa, o que pode ser feito com os recursos sociais repassados mensalmente, quais os critérios para desligamento, entre outros.

Os novos beneficiários do Bolsa Escola Municipal fazem parte da lista de espera, elaborada em 2001, e vão substituir as famílias que estão deixando o programa por algum motivo justo, como falta às aulas não-justificadas de seus dependentes, mudança para outra cidade ou quando o aluno ultrapassa o limite máximo de idade exigido por lei (15 anos).

Em 2009, primeiro ano da gestão João da Costa, o Bolsa Escola Municipal incorporou mais 1.281 famílias, o correspondente a 1.975 alunos; valores 17% superiores ao ano anterior. O investimento anual chegou a R$ 21.799.886,00. Com a solenidade desta quinta-feira, chegará a 1.431 o número de famílias incluídas em 13 meses de gestão.

Contabilizando os que já recebiam os benefícios até dezembro, serão contempladas, neste mês de janeiro, um total de 6.507 famílias, com um investimento previsto de R$ 2.030.735,50 (pagamento sempre no último dia útil de cada mês).

SAIBA MAIS - O Bolsa Escola Municipal é um programa de inclusão social e transferência de renda, direcionado a famílias recifenses com renda per capta de até 1/3 do salário mínimo. Seu objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida como forma de garantir a permanência do aluno na escola.

Além do repasse de recursos, o Bolsa Escola Municipal oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos, no Teatro de Santa Isabel, para mães, pais e alunos beneficiados. A partir de 2006, os beneficiários também tiveram direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da Cidade no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Os integrantes das famílias ainda são estimulados a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

 

Matérias Relacionadas
- Mais Educação é tema de formação continuada
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Mais duas atividades de férias para alunos do Pronasci
- Cursos profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- Escola de Verão oferece atividades de férias para 20 mil alunos da rede
- Programação de férias transforma escolas em espaços de recreação
- Literatura infantil é tema da formação continuada dos novos professores
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania
- Espírito natalino marca entrega de donativos na Ilha Joana Bezerra
- Alunos do ProJovem Urbano doam alimentos na Ilha Joana Bezerra
- Escolas profissionalizantes do Recife realizam encontro de confraternização
- Estudantes recebem certificados do Proerd


Enviar    Imprimir