Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

URB

AUDIÊNCIA PÚBLICA ESCLARECE PROJETO VIÁRIO DA VIA MANGUE
18:25 Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010

A Prefeitura do Recife dá a largada para a implantação de mais duas etapas da Via Mangue. Na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h, no auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife, acontece mais uma Audiência Pública para Implantação do projeto viário da obra. A convocação da audiência segue o que determina a Lei 8.666, art. 39, datada de 1993, que dispõe sobre a obrigatoriedade de uma audiência pública, concedida pela autoridade responsável, para dar início ao processo licitatório.

Durante o encontro, o presidente da URB, Jorge Carreiro, prestará uma série de esclarecimentos sobre as etapas da Via Mangue que já foram concluídas. “Este encontro servirá também para que possamos responder os questionamentos e tirar dúvidas dos participantes. Será igualmente um canal para a apresentação de sugestões relativas ao projeto”, afirma. Todas as sugestões apresentadas vão ser avaliadas para se verificar a viabilidade de sua aplicação. Também vão ser apresentados dados e esclarecimentos sobre as especificações técnicas do projeto.

Na audiência serão destacadas as características do projeto básico, além da explanação de como se dará o processo licitatório. O projeto básico estará disponível, a partir do dia 29 de janeiro, na Sede da Empresa de Urbanização do Recife – URB, situada na Rua Oliveira Lima 867 no bairro da Boa Vista. O edital será lançado em fevereiro.

A Prefeitura do Recife recebeu em dezembro passado a licença prévia para o projeto do Viário da Via Mangue. A concessão do documento pela Agência Pernambucana de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – CPRH é o reconhecimento da viabilidade técnico-ambiental da proposta, depois da análise do projeto básico do EIA-RIMA e da realização da audiência pública, no mês de setembro.

Saiba mais - O Projeto Via Mangue está orçado em R$ 482.160.000,00, e trará para a Zona Sul da Cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4,5km de extensão. Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, ela conta com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento econômico, social, turístico e ambiental da Cidade, pois contempla ações de melhoria do tráfego, saneamento, habitação e urbanização. Toda a área abrangida pelo projeto receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissário de esgoto.

Na área da moradia, 992 famílias serão retiradas de palafitas de locais próximos ao trajeto da via e transferidas para três habitacionais localizados no Pina e na Imbiribeira. Moradores de Boa Viagem e da Imbiribeira serão beneficiados com a implantação e melhoria da rede de saneamento em uma área de 222 hectares .

A primeira etapa do complexo viário foi entregue em 2008. Ela contemplou a construção do Túnel Josué de Castro, que interligou a Avenida Antônio de Góis à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira; a implantação de passarela sobre a Avenida Herculano Bandeira, além de melhorias em vias próximas. O investimento nesta etapa foi de R$ 30 milhões.

 

Matérias Relacionadas
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009
- Prefeitura assina contrato e lança edital para obras na Comunidade do Pilar


Enviar    Imprimir