Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITO ABRE ANO LETIVO 2010 E INICIA A SEMANA DA EDUCAÇÃO NO RECIFE
10:00 Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, preside, nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda), a abertura oficial do Ano Letivo 2010 – Educação, cultura e cidadania: 50 anos do Movimento de Cultura Popular – MCP”, que tem o início das aulas marcado para o dia 04 de fevereiro. O evento também dá início à Semana da Educação com uma série de ações que beneficiam os alunos da rede municipal de ensino. O evento será coordenado pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer do município, Cláudio Duarte, e contará com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas, entre professores, dirigentes de escolas, coordenadores pedagógicos, diretores e gerentes das diversas áreas da educação municipal, além de convidados de outras secretarias e órgãos.

Também deverão estar representados o Conselho Municipal de Educação (CME), o Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere) e os conselhos escolares das unidades de ensino. A programação terá início às 8h30, com recepção aos educadores e convidados no hall de acesso ao teatro, sob o comando de um grupo de chorinho da Escola Municipal de Artes João Pernambuco e os animadores culturais da Diretoria Geral de Ensino.

Durante a recepção será feito o credenciamento dos educadores, com a entrega de uma bolsa contendo um calendário de bolso do ano letivo 2010, um caderno de 300 páginas para o planejamento das aulas e uma publicação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) sobre as atividades do “Ano Nacional Joaquim Nabuco”, comemorado este ano. Os professores ainda serão presenteados com os livros “MCP – Impactos na sociedade pernambucana”, da pesquisadora Letícia Rameh Barbosa, e “Escola Cidadã”, do professor Moacir Gadotti.

Durante o evento, acontecerá conferência com o professor Moacir Gadotti, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e diretor do Instituto Paulo Freire. Ele vai desenvolver o tema “Contexto histórico educacional dos anos 60 e os desafios atuais da educação brasileira”. A coordenação da mesa será feita pela professora Silke Weber, integrante da comissão das comemorações dos 50 anos do Movimento de Cultura Popular (MCP).

O Ano Letivo 2010 – “Educação, Cultura e Cidadania: 50 anos do Movimento de Cultura Popular - MCP” terá 200 dias de aula, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). Também estão reservados 18 feriados, quatro dias para o conselho de ciclos e 10 dias para o recesso escolar de julho, além das atividades específicas de Formação Continuada.

SAIBA MAIS - Rede Municipal do Recife possui 224 escolas, 35 creches, 28 centros de educação infantil e 17 unidades profissionalizantes. Estão vinculados à rede recifense cerca de 5 mil professores. Além da educação infantil (creches e pré-escola), o sistema educacional da PCR oferece o ensino fundamental I e II - 1ª ao 4º ciclos (1ª a 8ª série), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos básicos de iniciação profissional, além do ProJovem Urbano, em parceria com o Ministério da Educação – MEC. São cerca de 120 mil alunos, incluindo as unidades conveniadas (comunitárias).

Histórico - O MCP foi criado no Recife em maio de 1960, quando o prefeito da cidade era Miguel Arraes de Alencar. O objetivo básico do movimento era divulgar as manifestações de arte popular regional, além de promover a alfabetização de crianças e adultos. Esse trabalho de alfabetização tinha à frente o educador Paulo Freire, um dos sócio-fundadores do movimento.

Entidade privada e sem fins lucrativos, o MCP se mantinha através de convênios com a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado. O movimento contou com apoio da intelectualidade pernambucana e de facções políticas de esquerda tais como a União Nacional dos Estudantes (UNE), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e outras.

O MCP ganhou dimensão nacional e serviu de modelo para movimentos semelhantes criados em outros Estados brasileiros. Entre 1962/63, forças de direita tentaram sufocar o movimento e houve uma mobilização nacional em sua defesa: até mesmo o então Ministro da Educação, Darci Ribeiro, veio ao Recife apoiar pessoalmente o MCP e o considerou “um exemplo a ser levado a todo o País”. Com o golpe militar de 1964, o MCP foi extinto, mas sua contribuição cultural e política permanece até hoje, a exemplo dos ideais de seus fundadores.

Devido à importância histórica do MCP não só para o Recife, mas para todo o Brasil, o prefeito João da Costa resolveu criar uma comissão especial de organização das festividades comemorativas aos 50 anos do Movimento. As atividades, que tiveram início em dezembro do ano passado, com um grande encontro do Programa Escola Aberta, no Sítio da Trindade, vão prosseguir até 13 de maio de 2010, data de fundação do movimento.

Instituída pelo decreto municipal 24.645/2009, a comissão é formada por personalidades do meio cultural pernambucano, representantes governamentais e ex-integrantes do MCP. Na rede de ensino, o cinqüentenário do MCP será trabalhado em diversas atividades pedagógicas e didáticas durante todo o ano letivo 2010.

Programação:

1. DIA 02/02 INAUGURAÇÕES:
OBRAS: Entrega da reforma Escola Municipal Casarão do Barbalho
Local: Estrada do Barbalho, DETRAN
Número de alunos atendidos : 780

OBRAS: Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima - ZEMA
Local: Av. NORTE ,5400- Morro da Conceição- Casa Amarela
Número de alunos atendidos: 420

2. DIA 03/02 INAUGURAÇÃO:
OBRAS: Creche Sonho de Criança
Local: Rua Teotônio de Melo Filho, 297, Ibura de Baixo
Número de crianças atendidos : 100 crianças

3. DIA 03/02
Entrega do segundo lote dos notebooks do programa professor.com e formação dos professores (as)
Local: Escola Municipal Casa dos Ferroviários
Número de professores atendidos: 21 nesta Unidade de Ensino
Continuação da entrega ao GOM (Grupo Ocupacional do Magistério) - lote 2 contemplados 1856 educadores data: 08 a 11/ 02

4. DIA 04/02 –
Entrega de fardamento, kit alunos nos trinques e kit de livros do Programa Manuel Bandeira de formação de leitores

Local: Escola Municipal Nilo Pereira, Casa Forte
Número de estudantes atendidos: 672

5. DIA 05/02
Posse do Comitê Técnico Assessor de Gestão Escolar e anúncio do Plano de Ação para Educação 2010
Número de gestores empossados: 16
Local: Auditório Capiba - Edifício Sede da Prefeitura

Matérias Relacionadas
- 1º Pro Talento Jovem movimenta Teatro do Parque
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Alunos do ProJovem Urbano participam do 1º Pro Talento Jovem Cultura e Arte
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Mais Educação é tema de formação continuada
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Mais duas atividades de férias para alunos do Pronasci
- Cursos profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- Escola de Verão oferece atividades de férias para 20 mil alunos da rede
- Programação de férias transforma escolas em espaços de recreação
- Literatura infantil é tema da formação continuada dos novos professores
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania


Enviar    Imprimir