Atalhos de navegação:

    Emlurb     PCR inicia ação contra vandalismo no Carnaval Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

PCR INICIA AÇÃO CONTRA VANDALISMO NO CARNAVAL
17:57 Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010

A Prefeitura do Recife adotará algumas precauções para combater os efeitos do vandalismo contra o patrimônio público durante o Carnaval Multicultural 2010. Na manhã desta sexta-feira (05), duas equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) iniciarão o isolamento com tapumes ou cercas de praças de teatros, esculturas e alguns imóveis históricos dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio. Para a montagem das estruturas que ficarão até a Quarta-Feira de Cinzas, serão investidos R$ 210 mil.

Os primeiros logradouros a receberem os tapumes serão as praças das Cinco Pontas (São José) e Joaquim Nabuco (Santo Antônio), nesta sexta-feira. Na próxima semana, também serão protegidas as praças Pinto Damázio (Várzea), Tiradentes e Arsenal (Ambas no Bairro do Recife), esta última com cercado. Ainda serão protegidas as praças Sérgio Loreto (São José) e Independência (Santo Antônio), estes pelos adotantes: Galo da Madrugada e CDL, respectivamente.

A Prefeitura também preservará alguns prédios históricos que estão situados em áreas de intensa passagem de foliões. Serão isolados com tapumes ou cercas, na próxima semana, os teatros Apolo (Recife), Santa Isabel (Santo Antônio) e Hermilo Borba Filho (Bairro Recife). Ainda serão protegidas as fachadas das igrejas de Nossa Senhora do Terço, Madre de Deus, Santo Antônio e da Procuradoria da Fazenda Municipal.

A Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC) e a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) também solicitaram que fossem colocados tapumes em alguns imóveis históricos ou com risco de queda no Bairro do Recife. Portanto, serão contempladas algumas fachadas da Travessa do Amorim e das ruas Tuiuti, Arrecifes, Moeda, Tomazina, Vigário Tenório, Mariz de Barros, Guia, Bom Jesus, José Domingos Martins e Vidal de Negreiros.

Além disso, por conta do desfile do Galo da Madrugada, serão isolados, para evitar depredação, alguns estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Guararapes, na Rua Matias de Albuquerque e na Praça da Independência. Este isolamento só ocorrerá no final da tarde da sexta-feira (12), para não prejudicar as vendas dos comerciantes. Já a retirada dos tapumes acontecerá na manhã da segunda-feira (15).

Ao todo, serão empregados mais de 200 mil metros quadrados de tapumes para garantir a preservação dos logradouros. “Infelizmente, o índice de vandalismo cresce significativamente durante o Carnaval e a Prefeitura não pode permitir que espaços históricos como o Teatro de Santa Isabel sofram com a falta de cidadania de algumas pessoas que se excedem nesta época”, ressalta o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo.

Guarda Municipal – A Prefeitura também disponibilizará um efetivo de 500 homens da Guarda Municipal do Recife (GMR) que vão apoiar as ações para a segurança do patrimônio e de logradouros públicos, além de apoiar as atividades de fiscalização da Dircon, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. A GMR se encarregará de fornecer tranquilidade na Central do Carnaval, nos quiosques de atendimento das repartições municipais, na interna dos polos centrais e descentralizados do Carnaval e na área do Marco Zero.

Matérias Relacionadas
- Prévias de Carnaval no Recife terão limpeza reforçada
- Prefeitura do Recife pinta pontes e pontilhões da Cidade
- Ciclo Natalino: serviço de limpeza reforçado nos pontos de festa
- Prefeitura dá início a nova etapa de desratização em Boa Viagem
- Campanha estimulará coleta seletiva nos bairros
- PCR reforça limpeza na festa do Morro da Conceição
- Festa do Morro
- Emlurb suspende abertura do edital de coleta de lixo
- Emlurb promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR capacita funcionários para melhorar limpeza nos mercados
- Prefeitura publica licitação da coleta de lixo
- Praia Limpa conscientiza banhista para não jogar lixo na orla
- Mercado de São José é o primeiro a receber o mutirão de serviços
- Comerciantes do camelódromo recebem orientação sobre Meio Ambiente
- Comunidade aprende a reaproveitar o lixo
- Prefeitura promove oficina de reaproveitamento de lixo
- Mutirão reforça serviço de capinação no Recife
- Prefeitura faz mutirão para capinar mais 30 vias
- Vital afirma que Recife tem coleta de lixo domiciliar regularizada
- Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade


Enviar    Imprimir