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Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES DO EJA PARTICIPAM DE JORNADA PEDAGÓGICA NA UFPE
17:06 Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010

O Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, está sendo palco, até esta sexta-feira (05), das 19h às 22h, de uma jornada pedagógica direcionada aos 350 professores da rede de ensino da Prefeitura do Recife que atuam nas turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA (alunos acima dos 15 anos de idade). São dez minicursos sobre diversos temas que estão sendo ministrados por formadores ligados a ONGs e entidades convidadas, como a própria UFPE, o Coletivo Mulher Vida, o Centro Paulo Freire e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Os minicursos começaram na última terça-feira e estão incluindo temas como “Gênero e cidadania feminina”, “Criatividade e identidade na Educação de Jovens e Adultos” e “Oralidade e escrita: registros da aprendizagem em textos escolares”. Durante a jornada os professores estão recebendo um kit de livros didáticos sobre a prática pedagógica em EJA fornecido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Município.

Professora da rede municipal há 23 anos, a educadora Maria de Jesus Cordeiro Galvão conta que sempre optou por lecionar em turmas de EJA. “A maioria dos meus alunos são pessoas na meia-idade ou idosas, que não tiveram oportunidade de estudar quando eram mais jovens. Apesar de aprenderem de forma mais lenta em relação aos jovens, eles têm muita vontade de aprender e respeitam muito os seus professores. É por isso que gosto de ensinar nas classes de EJA”, explicou Maria.

Sobre o curso, ela disse que escolheu o tema ‘EJA em diálogo com a pessoa idosa’. “Estou gostando muito. Acho esse tipo de curso muito importante para o educador se reciclar e melhorar seu desempenho profissional”, frisou Maria de Jesus.

Jornalista recém-formada e pedagoga, Elisabeth Maria da Silva optou pelo minicurso O direito à cidade como um saber para a educação de jovens e adultos’. Com dois contratos na rede, ela explica que lecionar em turmas de EJA funciona como uma espécie de remédio para sua alma. “Minha mãe tem 64 anos, mas não quer se alfabetizar. Por isso tenho um grande carinho por meus alunos, muitos até mais velhos do que ela”, explica.

Pós graduada pela UFPE, Elisabeth lembra que alfabetizar é muito mais do que ensinar a ler e escrever. “Nossa função é ajudar as pessoas a entenderem o mundo a sua volta, a formar um verdadeiro cidadão. É por isso que eventos como este são tão importantes para o educador”, ressalta.

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