Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR CONCLUI ENTREGA DO 2º LOTE DE NOTEBOOKS AOS PROFESSORES DA REDE
20:10 Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010

A Prefeitura do Recife encerra, nesta quinta-feira (11), das 8h às 12h, o cronograma de distribuição do 2º lote dos computadores portáteis (notebooks) cedidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, dentro das ações do programa “Professor.com”. A entrega está beneficiando 1.856 educadores em efetivo exercício na rede e está acontecendo desde a última segunda-feira (08), no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania da rede de ensino (Cetec), localizado na Avenida Oliveira Lima, na Boa Vista (antigo Colégio Nóbrega).
 
A distribuição do primeiro lote, com um total de 1001 notebooks, ocorreu no mesmo local, durante o mês de janeiro. Com a entrega dos dois primeiros lotes, totalizando 2.857 equipamentos, a Prefeitura do Recife já investiu cerca de R$ 4,7 milhões. No total, foram adquiridos quatro mil unidades, com valor individual de R$ 1.568,24.
 
“A partir de agora a distribuição será feita de forma paulatina, de acordo com o cronograma de adesão ao programa e cadastro dos professores no portal da Secretaria de Educação (http://educar.recife.pe.gov.br)”, explica a titular da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), Irenice Bezerra. Ela lembra que terão direito aos microcomputadores todos os profissionais de ensino que integram o chamado Grupo Ocupacional Magistério (GOM), formado por professores, dirigentes e coordenadores pedagógicos. Não estão na lista dos beneficiados os educadores aposentados ou licenciados sem vencimentos ou os que estão à disposição de outra secretaria ou órgão público.
 
Durante o processo de distribuição dos notebooks, os professores também participam de um curso de formação continuada ministrado por  técnicos da DGTEC. O objetivo é preparar os educadores para utilizarem os recursos tecnológicos oferecidos pelo equipamento, visando a transformá-lo em parceiro constante na execução do projeto pedagógico da rede de ensino e na comunicação com toda comunidade escolar. Os professores também terão direito a uma ajuda de custo no valor de 50% do serviço mensal de conexão com a Internet, através de Banda larga móvel.
 
Nesta quarta-feira (10), foi grande o entra e sai de professores da sede do Cetec, na Boa Vista. Para Verônica Fernandes de Almeida, que atua como professora itinerante junto aos estudantes com deficiência, o notebook vai ajudar muito no seu trabalho. “Minha principal função é percorrer algumas escolas para apoiar o professor em turmas mistas (formadas por alunos regulares e especiais), o que às vezes toma muito tempo. Com o computador, eu terei mais agilidade e acesso gratuito a pesquisa, melhorando bastante as atividades pedagógicas”, ressaltou.
 
Adriana Cysneiros, que também recebeu o notebook nesta quarta-feira (10), já vem fazendo planos para usar o micro da melhor maneira possível na Escola Municipal Santo Antônio, no Caçote. “Assim que se ventilou que a PCR iria distribuir os computadores, eu comecei a me preparar para o novo desafio, fazendo inclusive alguns cursos de informática”, explica Adriana. No momento, por exemplo, ela está providenciando o cadastramento dos e-mails de todos os seus alunos. “Minha turma é de 2º ano do 2º ciclo (4ª série) e todos eles já mexem com computador em lan houses perto de casa. Minha ideia é aproveitar esse canal de comunicação de forma didática, melhorando o aprendizado e o desempenho em sala de aula”, ressalta.

Matérias Relacionadas
- Bloco dos Círculos Populares agita o bairro de Brasília Teimosa
- Semana Pré-carnavalesca animada nas escolas municipais
- Prefeitura divulga pré-selecionados para cursos de pós-graduação na Fafire
- Professores do EJA participam de jornada pedagógica na UFPE
- Semana pré-carnavalesca agitada para as turmas dos Círculos Populares
- Professores recebem 2º lote de notebook do Professor.com
- PCR distribui segundo lote de notebooks do programa professor.com
- Prefeito entrega mais uma unidade de ensino para os recifenses
- Prefeito abre ano letivo 2010 e inicia a Semana da Educação no Recife
- 1º Pro Talento Jovem movimenta Teatro do Parque
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Alunos do ProJovem Urbano participam do 1º Pro Talento Jovem Cultura e Arte
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Mais Educação é tema de formação continuada
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Mais duas atividades de férias para alunos do Pronasci


Enviar    Imprimir