Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA ABRE 6.511 VAGAS PARA O PROJOVEM URBANO
11:39 Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

A Prefeitura do Recife e o Governo Federal iniciam, na próxima segunda-feira (22), o processo de pré-matrícula do “Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano)” para o preenchimento de 6.511 vagas. A iniciativa é direcionada a qualquer pessoa, na faixa etária dos 18 aos 29 anos, que deseja retomar os estudos para conclusão do ensino fundamental (1ª a 8ª série) no prazo máximo de um ano e meio. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de abril em 32 escolas-núcleos do Município localizadas nas seis Regiões Político-Administrativas da Cidade – RPA`s (confira a relação no final da matéria).

Os interessados devem se dirigir à escola mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h, munidos de carteira de identidade e comprovante de residência (original e cópia), além de declaração de escolaridade. O jovem que não possuir o documento deve procurar o coordenador ou a coordenadora de matrícula para comprovar a aptidão mínima exigida – saber ler e escrever.

Quem fez a pré-matrícula em setembro de 2009, já foi vinculado ao programa, mas não concluiu o curso, ou se inscreveu e nunca foi contemplado, deve realizar a confirmação de pré-matrícula, também até o dia 05 de abril, exclusivamente no Colégio Municipal Pedro Augusto. A unidade de ensino, que fica na Rua Barão de São Borja, 270 – Boa Vista, vai atendê-los de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h.

As escolas que ultrapassarem o número de vagas disponíveis vão realizar um sorteio com todos os pré-inscritos. Os interessados vão concorrer em igualdade de condições, independente da ordem e do dia de inscrição. As aulas começam no dia 26 de abril nas próprias 32 escolas-núcleo, e serão ministradas, entre 17h e 22h, por professores treinados pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Também ficará a cargo da universidade todo o monitoramento e avaliação externa do curso.

Além das matérias convencionais do ensino fundamental, os alunos do ProJovem Urbano realizam atividades comunitárias e participam de cursos básicos de orientação e formação profissionalizantes. Para os 6.511 jovens que começarão a estudar em abril, serão oferecidos cinco arcos profissionalizantes nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Administração, Saúde, Telemática e Transporte.

Bolsa - O estudante também terá direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00, desde que seja obedecida a freqüência mínima de 75% da carga horária mensal em todas as atividades pedagógicas. O processo de pré-matrícula, que será iniciado na próxima segunda-feira (22), corresponde à 2ª entrada do ProJovem Urbano na capital pernambucana. Continuam em sala de aula pela 1ª entrada, com conclusão em março, quatro mil estudantes que iniciaram o curso em setembro de 2008.

Os 18 meses do ProJovem Urbano são divididos em seis unidades formativas, cada uma com três meses de duração. Em todas elas são ministradas as disciplinas de matemática, português, inglês e ciências sociais e naturais, além de participação cidadã, qualificação profissional e aulas de informática. Os seis eixos estruturais das unidades formativas são: Juventude e cultura, juventude e cidade, juventude e trabalho, juventude e comunicação, juventude e tecnologia e juventude e cidadania.

Mais informações pelo telefone 0800.7227777. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 20h.

Histórico - Antes do ProJovem Urbano, a Prefeitura do Recife e o Governo Federal já ofereceram oportunidade semelhante, a partir de 2005, através do ProJovem. Na ocasião, o programa só beneficiava os jovens entre 18 e 24 anos e era exigida a conclusão do ensino fundamental I (1ª a 4ª série). Nessa antiga modalidade o programa beneficiou, só no Recife, um total de 8.240 jovens.

Saiba mais - Financiado pelo Governo Federal, com infraestrutura de apoio dos municípios brasileiros, o Programa ProJovem Urbano oferece a jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental I e II (1ª a 8ª séries) no prazo de um ano e seis meses. Nesse período, além das matérias curriculares, os alunos desenvolvem atividades de promoção cidadã nas comunidades onde residem e participam de arcos profissionalizantes.

Informações de Matrícula – Projovem Urbano 2010

Matérias Relacionadas
- Escola Municipal promove “Acorda Povo” no Prado
- Secretário de Educação comemora aniversário em clima de Carnaval
- PCR conclui entrega do 2º lote de notebooks aos professores da rede
- Bloco dos Círculos Populares agita o bairro de Brasília Teimosa
- Semana Pré-carnavalesca animada nas escolas municipais
- Prefeitura divulga pré-selecionados para cursos de pós-graduação na Fafire
- Professores do EJA participam de jornada pedagógica na UFPE
- Semana pré-carnavalesca agitada para as turmas dos Círculos Populares
- Professores recebem 2º lote de notebook do Professor.com
- PCR distribui segundo lote de notebooks do programa professor.com
- Prefeito entrega mais uma unidade de ensino para os recifenses
- Prefeito abre ano letivo 2010 e inicia a Semana da Educação no Recife
- 1º Pro Talento Jovem movimenta Teatro do Parque
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Alunos do ProJovem Urbano participam do 1º Pro Talento Jovem Cultura e Arte
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Mais Educação é tema de formação continuada
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte


Enviar    Imprimir