Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Guarda Municipal

FESTA MARCA ANIVERSÁRIO DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE
19:50 Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010

A mais antiga guarda municipal do Brasil vai comemorar, nesta quarta-feira (24), seus 117 anos de fundação. Para marcar a data, o prefeito João da Costa participará, às 11h30, do tradicional corte de bolo, além de inaugurar um painel fotográfico no comando da Guarda Municipal do Recife (GMR), localizado na Rua Afonso Pena, 550A, em Santo Amaro. O evento também contará com a presença do secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, do comandante da GMR, inspetor Ednaldo Gomes, e de 100 guardas municipais.

“A corporação possui um longo histórico de bons serviços prestados à população do Recife, exercendo um papel fundamental na segurança de espaços públicos, como escolas e praças, no trânsito e na defesa do meio ambiente. Por isso, ao longo dos últimos anos, a Prefeitura do Recife vem fortalecendo a Guarda Municipal, com a modernização dos equipamentos, de sua estrutura e, principalmente, na valorização dos profissionais, com capacitação e benefícios”, destacou José Humberto.

Além da festa desta quarta-feira (24), a GMR está com uma semana repleta de atividades comemorativas pela passagem do seu aniversário. Em parceria com a Associação dos Guardas Municipais, Inspetores e subinspetores da GMR (Agis-Recife), também serão realizados torneios de dominó e de futebol. O primeiro acontecerá na tarde da sexta-feira (26), na sede da Agis. Já na manhã do sábado (27), os guardas municipais vão fazer a bola vai rolar nas quadras da praia do Pina, na zona Sul do Recife.

Segundo o comandante da GMR, Ednaldo Gomes, a Guarda Municipal, que conta com 1.070 membros, ainda promoveu passeios com estudantes do ensino fundamental ao comando da corporação e ao Jardim Botânico do Recife (JRB), no início da semana. “A instituição cresceu muito nos últimos 10 anos e está, cada vez mais, presente no cotidiano dos recifenses. Por isso, sempre comemoramos o aniversário da Guarda reforçando o laço com a população. São eventos que envolvam a sociedade e divulguem o nosso trabalho”, disse Gomes.

Na última segunda-feira, na sede da GMR, quinze estudantes foram recebidos por agentes lotados em diferentes funções (trânsito, brigada ambiental, ronda escolar, patrimonial) que apresentaram o material usado no trabalho e esclareceram as atividades realizadas no dia a dia. Já no JBR, outras quinze crianças conheceram as trilhas e a diversidade de plantas, sendo monitoradas por homens da Brigada Ambiental.

Histórico - A Guarda Municipal do Recife foi criada pelo Decreto Lei nº 3, de 22 de fevereiro de 1893, pelo então prefeito Manoel Pinto Damasco. Mas só em 1954 foi publicado o ato de regulamentação, dando aos guardas municipais a atribuição de zelar pelos parques e jardins. O porte de arma foi uma conquista consolidada em 1951. Com isso, a GMR passou a ser reconhecida pelas autoridades policiais, civis e militares do Estado, e os membros da Guarda passaram a frequentar os cursos de defesa pessoal e tiro ao alvo.

A corporação viveu outra mudança em 1992, quando passou a admitir o ingresso das mulheres no seu quadro do efetivo. Hoje, a Guarda Municipal possui uma atuação mais abrangente que a inicial, sendo responsável pela fiscalização do trânsito, preservação do patrimônio público da cidade, fiscalização das áreas de ambiente natural, garantia da paz e da ordem nos eventos promovidos pela Prefeitura.

Matérias Relacionadas
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos
- Representante da Eletrobrás visita projetos sociais durante Carnaval
- Emlurb garante cidade limpa para a folia
- PCR divulga ações durante desfile do Galo da Madrugada
- Prefeito de Olinda curte desfile do Galo da Madrugada
- Camarote do Galo da Madrugada recebe secretários municipais
- Secretários municipais prestigiam camarote da Prefeitura
- João da Costa acompanha a abertura do carnaval de Olinda
- Prefeito prestigia bloco Imprensa que vai
- Centro fechado para a passagem do Galo da Madrugada
- Roteiros para quem optar por ir de carro
- Prefeito prestigia almoço do Ylê Egbá


Enviar    Imprimir