Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Vice-Prefeito

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA O PROGRAMA BPC NA ESCOLA
18:09 Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010

Nesta sexta-feira (26), o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, lança, oficialmente, o Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, no Recife. O lançamento acontece às 10h, na Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR, Bairro do Recife. Na ocasião, estarão presentes representantes de entidades ligadas às pessoas com deficiência, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e conselhos setoriais e de direitos.

O BPC na Escola, que chega agora ao Recife, é uma ação do Governo Federal que tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola das pessoas com deficiência, favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 0 a 18 anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

No Recife, são 3.708 jovens cadastrados no BPC e cujo perfil se enquadra nos critérios exigidos para fazer parte do BPC na Escola. A missão da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias municipais envolvidas (Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos), é garantir que esse total tenha acesso à escola, assim como a todas as políticas públicas que possibilitem as condições necessárias para a promoção da qualidade de vida destes jovens na sua passagem pela vida escolar.

Com o objetivo de desenhar o perfil dessa parcela da população, a fim de implementar ações mais direcionadas dentro do BPC na Escola, será aplicado um questionário que servirá para identificar as barreiras que impedem ou inibem o acesso e a permanência dos beneficiários do BPC matriculados e não matriculados no sistema regular de ensino, com vista à promoção de ações para o acesso e permanência na escola. Esse trabalho deve durar em torno de 2 meses e envolverá 20 pesquisadores. O resultado final obtido a partir da aplicação dos questionários será encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que emitirá os pareceres finais com as devidas medidas a serem encaminhadas pelo Município.

Além disso, um Grupo Gestor Local do Programa foi instituído pelo prefeito João da Costa, em abril de 2009, com o objetivo de coordenar o BPC na Escola no Município. Fazem parte integrantes das secretarias diretamente envolvidas. O grupo é coordenado pela secretária de Assistência Social, Karla Menezes, e conta com representantes das pastas que integram o programa: Alexandre David (gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde); Conceição Nunes (técnica da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer); Edmilson Silva (gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã), e Elza Mota (coordenadora técnica do Programa de Benefício de Prestação Continuada).

Matérias Relacionadas
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Servidores das DAS participam de curso sobre responsabilidade fiscal
- Servidores municipais recebem salários nesta sexta
- Feirinhas retomam funcionamento neste fim de semana
- Prédio da PCR recebe moderna plataforma de acesso para cadeirantes
- Câmara homenageia Guarda Municipal pelos 117 anos de serviços prestados à Cidade
- João da Costa prestigia inauguração de escritório da Apex em Pernambuco
- Guarda Municipal do Recife festeja seus 117 anos
- Festa marca aniversário da Guarda Municipal do Recife
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos
- Representante da Eletrobrás visita projetos sociais durante Carnaval
- Emlurb garante cidade limpa para a folia


Enviar    Imprimir