Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÁTIO DE SÃO PEDRO E MEMORIAL DEDICAM MÊS DE MARÇO A CHICO SCIENCE
10:13 Segunda-feira, 1 de Março de 2010

Se estivesse vivo, Chico Science, o artista que nos anos 90 revolucionou a música brasileira, estaria completando 44 anos no mês de março. Para marcar a data e comemorar todo o legado deixado pelo precursor do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife promove uma série de ações em torno do nome do músico no Pátio de São Pedro.

Para começar tem a programação do Pátio Sonoro, evento que acontece às sextas-feiras com o objetivo de mostrar o trabalho autoral de artistas locais. “A partir da próxima sexta (5) traremos para o nosso palco uma série de músicos e bandas locais que estão começando, mas que já mostram qualidade; tanto gente que está com trabalhos experimentais quanto que já gravou”, explica Fernando Augusto, diretor do Pátio de São Pedro, que revela que o público vai poder conferir nomes como Jonny Hooker, Catarina de Jah, A banda de Joseph Tourton, Julia Says, Mojav Duo e Radistae.

A escolha dos artistas foi feita em parceira com a equipe do Memorial Chico Science (MCS), localizado no Pátio de São Pedro. “Os nomes que escolhemos não estão necessariamente ligados à obra de Chico Science, mas sim à diversidade que o mangue nos propõe”, coloca Adriana Vaz, gerente de serviços do MCS.

E por falar em diversidade, uma das ações do mês de março traz para o Pátio o artista plástico francês Marko 93, que através de uma parceria entre o Memorial Chico Science e a Aliança Francesa, vem fazer performances e laboratórios com o público local. Marko 93 trabalha com graffiti e é um dos pioneiros na técnica do ligth e painting, além de body writing, sendo referência mundial no assunto. “Pautamos o Marko para fazer performances na Terça Negra do dia 16 e no Pátio Sonoro do dia 19. As oficinas acontecerão entre os dias 15 e 19 e os horários ainda estão sendo combinadas com o artista”, informa Adriana.

Mas como não poderia deixar de ser, o MCS preparou um evento mais do que especial para lembrar a trajetória do mangueboy. A Semana Chico Science Propagando acontece de 22 a 26 de março e foi criada para ser realizada todos os anos, sempre comemorando o aniversário do artista. A idéia é oferecer, além dos shows do Pátio Sonoro, uma programação com seminários e laboratórios, para fomentar a discussão sobre temas relacionados à arte, tecnologia, diversidade, entre outros assuntos.

Durante a Semana Chico Science Propagando, serão realizados, na Livraria Cultura, seminários com os temas “Relações entre arte e tecnologia”, “Descentralização da produção cultural nacional – ruptura da noção de centro e periferia”, “Coletivismo na produção e difusão cultural” e ainda “Quebra do antagonismo entre os conceitos de ‘pop’ e ‘popular’”. Já na sede do MCS acontece, de 22 a 26, o laboratório experimental de arte e tecnologia com o coletivo LaboCa – de Jarbas Jacome, Jeronimo Barbosa e Ricardo Brazileiro. Confira programação.

Matérias Relacionadas
- Multicultural, uma ação estratégica
- Primeira Terça Negra de março tem coco de roda e percussão
- Da culinária ao drama, cinemas municipais oferecem cardápio variado
- PCR divulga resultado de edital de ocupação do Barreto Júnior e Parque
- Escola de Frevo abre inscrições para o ano letivo 2010
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público lança convocação para publicação de textos
- Cfav abre edital para projetos de oficinas de arte
- Biblioteca de Afogados abre inscrição para Oficina de Anime
- Concurso de Roteiros Ary Severo-Firmo Neto abre inscrições
- Campeãs desfilam no Marco Zero
- Concurso de Roteiros Ary Severo-Firmo Neto abre inscrições
- Prefeitura do Recife divulga resultado do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- PCR divulga resultado do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- Palco da Diversidade lota a Quarta-feira de Cinzas no Ibura
- Muito Rock na Quarta-feira de Cinzas em Casa Amarela
- Começa apuração do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- Julie & Julia em cartaz no Cinema Apolo
- João da Costa apresenta balanço do Carnaval do Recife 2010
- Recife conhece os vencedores do Concurso de Agremiações Carnavalescas nesta quinta (18)
- Ainda tem Carnaval no Mercado da Boa Vista


Enviar    Imprimir