Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA PROMOVE EXTENSA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM ÀS MULHERES
19:01 Quarta-feira, 3 de Março de 2010

Na próxima segunda-feira (08), mulheres de todo o mundo celebram o dia instituído para homenagear suas conquistas. Este ano o dia 08 de março completa seu centenário. E apesar de muito trabalho na luta pela igualdade de gêneros e direitos humanos, as reivindicações, marca do movimento feminino, dividem, cada vez mais, o espaço com as comemorações. Para homenagear as mulheres, a Prefeitura do Recife montou uma extensa programação que durará o mês inteiro.

Seminários, adesivaços, palestras e passeios fazem parte do roteiro de comemoração. Diversas secretarias municipais, encabeçadas pela Secretaria Especial da Mulher, estão envolvidas nas ações que visam a fortalecer a luta e discutir os direitos femininos. “Vamos aproveitar para lembrar à sociedade que a igualdade de gênero é fundamental. A Prefeitura do Recife tem reunido esforços para garantir cada vez mais direitos ao segmento”, afirma a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira. “É um compromisso da gestão”, declara.

A programação começa nesta quinta-feira (04), com passeio no Barco Escola da PCR, quando 30 mulheres poderão velejar pelas águas do Rio Capibaribe e conhecer a Cidade de uma forma diferente. As atividades vão até o último dia do mês, com um Fórum de discussão com profissionais e alunos das faculdades Católica, Maurício de Nassau e Fafire, sobre a formação e participação das mulheres nas universidades.

Entre as ações programadas destaca-se O Café Político, no dia 08, quando 300 representantes do movimento serão recebidas pelo prefeito João da Costa, no auditório Capiba, (15° andar do edifício-sede da Prefeitura), às 09h, para conversar sobre os planos da gestão em relação às reivindicações do segmento. Na ocasião, será servido um delicioso café da manhã para celebrar a data. Já no aniversário da Cidade, dia 12 de março, militantes estarão em diversos pontos, logo nas primeiras horas da manhã, distribuindo adesivos sobre a defesa dos direitos das mulheres à população.

Essa intensa programação construída demonstra o compromisso da Prefeitura do Recife com as políticas públicas para as mulheres. O importante é a participação de todos os atores da gestão, que irão trabalhar e discutir os mais diversos aspectos da questão de gênero, incluindo as ações de direitos humanos”, pontua a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araujo, que participará do Café Político.

No dia 15, será lançado o Fórum de Gênero da Gestão da Nossa Cidade. A partir de então, o comitê, formado por representantes de cada uma das secretarias do Recife, se encontrará frequentemente com a finalidade de desenvolver ações integradas que fortaleçam a discussão sobre gênero. Já na praia de Boa Viagem uma grande panfletagem de combate ao preconceito contra as mulheres e ao racismo – uma vez que março também é o mês de luta contra o segregacionismo - será a programação do domingo (21), pela manhã.

A Secretaria Especial da Mulher também participa de seminário dentro do Projeto 100 Cidades, na Itália, entre os dias 13 e 19, quando irá mostrar como funciona a rede municipal de enfrentamento à violência. A Prefeitura do Recife é integrante do Projeto 100 Cidades (100 CITTÀ), idealizado pela Associação Nacional das Prefeituras Italianas, em parceria com as instituições brasileiras Frente Nacional dos Prefeitos e o Ministério das Cidades. O objetivo principal, além de cooperação financeira, é a troca de experiência entre os dois países em oito temas: infância e juventude, direitos das mulheres, política de habitação, transporte urbano, saneamento básico, água, lixo e cultura digital. O Recife é parceiro do 100 CITTÀ na realização de iniciativas voltadas para inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.

Avanços – Nesse segundo ano de mandato da gestão João da Costa, a PCR já apresenta importantes avanços nas políticas públicas voltadas para as mulheres. A própria criação da Secretaria Especial da Mulher é a concretização de uma ação que pretende fortalecer e dar maior visibilidade às atuações de gênero no Município, com o intuito de diminuir as desigualdades existentes entre homens e mulheres, estimulando uma maior participação delas no dia a dia da Cidade. “Era uma antiga reivindicação da classe que foi concretizada. E estamos trabalhando para concretizar ainda mais coisas”, declara Rejane Pereira, titular da pasta.
Através destas políticas, ao longo dos anos, conquistou-se uma maior inclusão das mulheres na economia local, no acesso aos serviços de saúde e na construção de uma política de defesa dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos. A Prefeitura tem, hoje, uma rede de educação comprometida com a igualdade de gênero. Também estimulou a participação e representação das mulheres nos espaços de decisão sobre os destinos da Cidade, incluindo aí a realização da IV Conferência Municipal da Mulher, e a participação no Orçamento Participativo, através do Fórum Temático da Mulher. E, finalmente, obteve-se a implantação de uma rede de serviços de assistência às mulheres em situação de violência do Município.

Saúde da Mulher - Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, promove ações nos seis distritos sanitários do Recife, cursos, capacitações, seminários e palestras voltadas aos profissionais da rede municipal bem como aos moradores. O propósito é orientá-los sobre os cuidados com a saúde do sexo feminino e quais as formas de evitar a violência doméstica, uso de drogas, aborto e mortalidade materna.

A Gerência também promove discussões sobre aleitamento materno; direitos reprodutivos; mutirões de saúde; contracepção de emergência e uso de camisinha feminina; cuidados para evitar o câncer de mama; além de incentivar a prática esportiva, por meio de atividades envolvendo o programa Academia da Cidade e realizar ações em grandes eventos como o Carnaval, ciclos Junino e Natalino.

Centenário - Há exatos cem anos, em 1910, acontecia, na Dinamarca, a primeira conferência internacional de mulheres, quando foi aprovada a proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituir um dia em homenagem à mulher, embora sem data definida. O dia 08 de março foi escolhido para lembrar as 130 operárias mortas em um suposto incêndio na fábrica em que trabalhavam em situações precárias, na cidade de Nova Iorque (EUA). As mulheres estavam em greve por melhorias e igualdade salarial, quando foram trancadas e o fogo tomou conta do local. Não se sabe ao certo se o episódio é verídico, mas já foi incorporado ao imaginário coletivo e é uma das principais referências do movimento. A data só foi oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas independente disso, o centenário está sendo comemorado ao redor do mundo.


Confira a programação completa aqui.

Matérias Relacionadas
- SECRETARIA ESPECIAL DA MULHER PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE. Programação completa
- PCR limpa paradas de ônibus da Conde da Boa Vista para combater focos de dengue
- Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é tema de reunião na Prefeitura
- Mulheres contemplam o Recife a bordo do Barco Escola
- Prefeito do Recife recebe representantes do Unifem
- Secretária da Mulher e Marília Arraes discutem Plano de Políticas para a Mulher
- Procon-Recife registra 222 reclamações em fevereiro
- Prefeito recebe presidente da OAB-PE
- Escola Dom Hélder Câmara recebe sala de acompanhamento escolar
- PCR abre 3.867 vagas para cursos gratuitos de informática
- Políticas Públicas para Defesa Civil é foco de conferência
- CTTU realiza operação para coibir estacionamento irregular
- PCR promove 1º Feira das Mulheres de 2010
- João da Costa recebe presidente nacional do PT
- Prefeitura do Recife lança o programa BPC na Escola
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Curso capacita servidores sobre responsabilidade fiscal
- Servidores municipais recebem salários nesta sexta
- Feirinhas retomam funcionamento neste fim de semana
- Prédio da PCR recebe moderna plataforma de acesso para cadeirantes


Enviar    Imprimir