Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU DE ARTE POPULAR REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO CAMINHOS DO SANTO
20:07 Sexta-feira, 5 de Março de 2010

O Museu de Arte Popular (MAP), equipamento cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), realizou, no início da noite desta sexta-feira (05), o primeiro encontro de uma série que irá abordar diversos assuntos ligados à mostra Caminhos do Santo. A ideia central é destacar o Museu como um espaço de formação, construção e difusão de conhecimentos. Realizado no auditório da Livraria Cultura, no Bairro do Recife, a atividade contou com a presença de profissionais ligados ao espaço, estudantes, professores, entre outros convidados.
 
No primeiro evento, foi abordado o tema da relação museu e a sala de aula. Para explanar mais sobre a discussão, o encontro teve a presença da mestre em Educação e professora de arte, Silvana de Souza Conrado, que apresentou ao público presente sua tese de mestrado sobre o assunto. “O museu é uma ferramenta importante, para mim, onde posso desenvolver diversos conhecimentos com os alunos”, afirmou a estudiosa.
 
Também participou do encontro o ex-coordenador educativo do MAP, Thiago Nunes, que abordou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Museu, principalmente os mediadores, que têm contato mais direto com os alunos. “Um ponto de destaque é prezar pela preparação do mediador. Muitas crianças só têm a oportunidade de conhecer os museus através da escola, por isso é importante estabelecer esse diálogo entre o museu e a sala de aula”, definiu.
 
Para Thiago, a visita prévia do educador no equipamento é necessária para o mesmo ter conhecimento sobre o que será visto pelos estudantes “e o que poderá ser aplicado em sala de aula posteriormente, já programando as atividades”. O atual coordenador educativo do MAP, Daniel Barreto, ressaltou os aspectos da exposição Caminhos do Santo. Na sua fala, o profissional colocou a importância de trabalhar a qualidade da informação que é repassada, especialmente para as crianças. “É uma exposição que tem vários conteúdos entrelaçados, representando dificuldades para as crianças por conta de tantas informações de artistas e localidades. Prezamos pela qualidade, selecionar algo e focar para que os alunos saiam do equipamento sabendo que o visualizaram”, contou Daniel. Após as falas, os participantes do encontro promoveram um breve debate com os palestrantes.  
 
Caminhos do Santo – A mostra Caminhos do Santo, inaugurada em dezembro de 2009, retrata as mais diversas manifestações artísticas religiosas do nordeste. São apresentadas peças de madeira, imagens de santos, fotografias, entre outros artefatos. Figuras como Padre Cícero, São Francisco do Canindé são apresentadas para o público, assim como a confecção dos ex-votos. A exposição está aberta ao público na MAP, no Pátio de São Pedro, Casa 49, bairro de São Antônio. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h. Fone: 3232 2803

Matérias Relacionadas
- Adaptação de Cinderela é destaque da programação dos teatros municipais
- Brincantes farão festa pelo Dia Municipal da Cultura dos Bois
- Pátio Sonoro apresenta Johnny Hooker e Catarina Dee Jah
- Museu de Arte Popular promove diálogos sobre Caminhos do Santo
- Pátio de São Pedro e Memorial dedicam mês de março a Chico Science
- Prêmios do Concurso de Iluminação Natalina 2009 são entregues
- Diretorias da FCCR realizam seminário para a integração de ações
- Oficina de Anime e cinema em cartaz na Biblioteca de Afogados
- PCR entrega prêmios de Concurso de Iluminação Natalina 2009
- Multicultural, uma ação estratégica
- Primeira Terça Negra de março tem coco de roda e percussão
- Pátio de São Pedro e Memorial dedicam mês de março a Chico Science
- Da culinária ao drama, cinemas municipais oferecem cardápio variado
- PCR divulga resultado de edital de ocupação do Barreto Júnior e Parque
- Escola de Frevo abre inscrições para o ano letivo 2010
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público lança convocação para publicação de textos
- Cfav abre edital para projetos de oficinas de arte
- Biblioteca de Afogados abre inscrição para Oficina de Anime
- Concurso de Roteiros Ary Severo-Firmo Neto abre inscrições
- Campeãs desfilam no Marco Zero


Enviar    Imprimir