Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

SECRETÁRIA ESPECIAL DA MULHER DEBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
18:12 Quarta-feira, 10 de Março de 2010

A secretária especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, participou, na tarde desta quarta-feira (10), da mesa “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, que faz parte da programação da 8ª Semana da Mulher na Católica. O evento aconteceu no auditório G2, no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, e reuniu alunos, representantes do corpo docente, de entidades estudantis e de defesa dos direitos do segmento.

Com o tema “Mulher - Cultivando uma Economia Sustentável a Serviço da Vida”, o evento vem debatendo, ao longo da semana, diversas questões ligadas à temática. Em sua participação na mesa redonda desta tarde, Rejane Pereira destacou o grande desafio que é a formulação de políticas públicas voltadas para a as mulheres da Cidade, vencendo, entre outras coisas, barreiras culturais. “A violência contra a mulher é muito sutil, velada e de caráter simbólico. E, entre outras coisas, as mulheres precisam se reconhecer dentro de determinados contextos sociais e do seu papel para poder se reconhecer dentro dessa luta contra a violência”, disse.

A secretária também classificou como principais pontos nesse debate o enfrentamento à violência doméstica e sexista, a questão do trabalho e a geração de oportunidades para as mulheres. Entretanto, segundo ela, a violência passa não só pela questão de gênero, mas também pelo aspecto racial e de orientação sexual, resultado do pensamento predominante em nossa sociedade. “Mesmo em pleno século XXI, o contexto de desigualdade ainda é muito grande e a sociedade ainda sabe reconhecer o poder masculino, mas não o feminino. Ou a gente combate esse pensamento ou não avançamos”, declarou.

Nós já conseguimos avançar muito nos últimos nove anos no que diz respeito a essa realidade de violência, mas ainda existe muito a se fazer. E um dos principais compromissos da gestão do prefeito João da Costa é a criação do Plano Municipal de Políticas Para as Mulheres”, falou Rejane, ao citar o plano que vem atender a uma demanda da sociedade para a criação de uma política específica para o segmento. “Nossa gestão está empenhada nessas discussões e chamando a sociedade para isso, para debater esse plano e fazer com que ele seja um instrumento efetivo de concretização de uma política pública realmente voltada para as mulheres da Cidade”, disse a secretária.

Matérias Relacionadas
- Secretário José Bertotti participa de Fórum Temático da Mulher
- Prefeito e governador concedem coletiva sobre Plano de Obras do OP
- Rede retoma apoio aos serviços de enfrentamento à violência contra a mulher
- Secretaria de Saneamento realiza ações de sensibilização em Roda de Fogo
- Geraldão recebe atividades em comemoração ao Dia da Mulher
- Seminário avalia Programa de Compra Direta
- Dia da mulher comemorado com passeio de barco
- Guarda Municipal presta homenagem às mulheres da corporação
- Licitação da Via Mangue é destaque das comemorações pelo aniversário do Recife
- Secretária Especial da Mulher participa de Sessão Solene na Câmara
- Secretaria de Juventude participa de Encontro Nacional em Brasília
- Prefeito recebe mulheres para comemorar o dia 8 de março
- Corrida das Pontes
- Programação paralela
- Aniversário do Recife será comemorado com programação especial
- Secretaria Especial da Mulher
- Mulheres são recebidas com festa e frevo no prédio da PCR
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- João da Costa prestigia inauguração de Ponte em São Lourenço da Mata


Enviar    Imprimir