Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR CONCLUI RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL DA PONTE DUARTE COELHO
18:59 Quinta-feira, 11 de Março de 2010

O principal corredor de transporte coletivo do Recife, a Ponte Duarte Coelho, está com sua estrutura renovada e será entregue recuperada à Cidade pelo prefeito João da Costa, nesta sexta-feira (12), às 9h30. No local, a Secretaria de Meio Ambiente realizará uma sensibilização junto à população da Cidade, a partir das 8h no local, para incentivar a adoção e plantio de uma árvore, contribuindo para a arborização do Recife.

Durante a ação, que contará com a participação de aproximadamente 30 técnicos, serão distribuídas 473 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Brasil, Oiti da Praia e Cacau (originária da América Central, mas já plenamente adaptada ao clima e solo da nossa região). As plantas foram fornecidas pelo Jardim Botânico do Recife (JBR). Além das mudas, os profissionais da Secretaria também distribuirão panfletos, com informações sobre cada espécie e os diversos cuidados que a população deve ter com o meio ambiente

Ponte - Com um investimento municipal de R$ 7,6 milhões, a intervenção garante mais segurança ao equipamento e é a primeira reforma realizada em uma ponte de grande porte da Cidade sem causar mudanças no trânsito.“A obra de recuperação foi muito importante para prolongar a vida útil da ponte Duarte Coelho, além de gerar mais segurança aos usuários. Mas, esta intervenção se destaca por termos feito todo o trabalho sem causar qualquer mudança no cotidiano da população. Com equipamentos mais modernos, foi possível suspender o tabuleiro da ponte, escorar e substituir os apoios delas, sem ninguém notar”, frisou o presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz.

Na reforma, foram restauradas a parte inferior do tabuleiro (estrutura por onde circulam os veículos e pedestres) e 13 vigas que unem os pilares à base da ponte. Já os aparelhos de apoio da ponte foram todos substituídos. O sistema de iluminação também foi renovado, com instalação de 56 novas luminárias nos postes decorativos que iluminam o passeio, além da troca de quatro antigos postes que clareiam a via por outros de material mais leve. As antigas lâmpadas ainda foram substituídas por outras mais eficientes à base de vapor de sódio.

Além da recuperação estrutural, a ponte foi pintada e teve as marcas de pichações retiradas do seu guarda-corpo. Também foi desativado o canteiro de obras que estava instalado em parte das calçadas da ponte Duarte Coelho e da Rua do Sol. Com a saída do barracão, um novo gramado já foi colocado nas margens do Rio Capibaribe e foram recuperadas as partes da calçada em granito que foram danificadas durante as obras.

Para a melhor trafegabilidade dos motoristas, o corredor viário ainda foi recapeado e teve a sinalização horizontal reforçada (marcas viárias pintadas no pavimento). A Duarte Coelho é a terceira ponte que passa por obras estruturais nos últimos anos. Além dela, foram restauradas as pontes Velha, na Boa Vista, e Paulo Guerra, no Pina. Além disso, a Prefeitura do Recife iniciou a pintura de diversas pontes do Centro como a Buarque de Macedo (já concluída) e pontilhões em Boa Viagem e no Derby.

História - Erguida em 1868, a Ponte Duarte Coelho tinha uma aparência totalmente distinta dos dias atuais. Ela era à base de metais e servia para o tráfego de trens urbanos. Em 1915, foi desativada e todo o material que formava o equipamento foi vendido a um ferro-velho. Somente em 1943, foi inaugurada a estrutura de concreto que, hoje, os recifenses usam para se deslocar entre os bairros da Boa Vista e Santo Antônio. O equipamento é um dos mais tradicionais da cidade e faz parte de um conjunto de pontes do Centro Expandido que formam o cartão-postal da capital pernambucana.

Matérias Relacionadas
- Ações de desenvolvimento econômico para as mulheres é tema de encontro
- Prefeito participa de homenagem ao Recife na Câmara de Vereadores
- Prefeitura promove grande festa em comemoração aos 473 anos da Cidade
- Quatro feirinhas de artesanato funcionam este fim de semana
- Secretária Especial da Mulher participa do Fórum Temático de Desenvolvimento Econômico
- Secretaria de Meio Ambiente realiza sensibilização no aniversário da Cidade
- Cidade do Recife é homenageada na Assembleia Legislativa de Pernambuco
- João da Costa prestigia abertura do 3º Salão Imobiliário de Pernambuco
- Secretário José Bertotti participa de Fórum Temático da Mulher
- Secretária Especial da Mulher debate a violência contra as mulheres
- Prefeito e governador concedem coletiva sobre Plano de Obras do OP
- Rede retoma apoio aos serviços de enfrentamento à violência contra a mulher
- Secretaria de Saneamento realiza ações de sensibilização em Roda de Fogo
- Geraldão recebe atividades em comemoração ao Dia da Mulher
- Seminário avalia Programa de Compra Direta
- Dia da mulher comemorado com passeio de barco
- Guarda Municipal presta homenagem às mulheres da corporação
- Licitação da Via Mangue é destaque das comemorações pelo aniversário do Recife
- Secretária Especial da Mulher participa de Sessão Solene na Câmara
- Secretaria de Juventude participa de Encontro Nacional em Brasília


Enviar    Imprimir