Finanças     Secretaria de Finanças promove palestra sobre gestão Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

SECRETARIA DE FINANÇAS PROMOVE PALESTRA SOBRE GESTÃO
18:05 Segunda-feira, 15 de Março de 2010

Carlos Augusto
Palestra reuniu cerca de 60 pessoas

Uma reflexão sobre a prática de gestão estratégica nas organizações foi o tema da palestra, ministrada na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do 15° andar da Prefeitura do Recife, pelo professor da UFPE, Walter Moraes, um dos mais destacados nomes do Brasil no tema. O evento foi realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin) e reuniu cerca de 60 pessoas.

Durante a exposição, Walter Moraes comparou metodologias de gestão estratégica, um recurso desenvolvido a partir de práticas de guerra, que tem no estrategista militar chinês, Sun Tzu, autor de “A arte da guerra”, um de seus referenciais teóricos. Segundo o professor, a aplicação da gestão estratégica é fundamental para um gerenciamento de sucesso nas organizações. “O sucesso está associado a manter uma vantagem competitiva sustentável, que pode ser medida por um desempenho superior em termos operacionais e políticos nas instituições públicas”, complementou. Com o término da apresentação, os presentes puderam participar de um debate sobre o tema, mediado pelo doutor em comportamento organizacional, Antônio Carlos Valença.

A palestra desta manhã faz parte da programação do Fórum de Práticas Gerenciais da Secretaria de Finanças. Criado em setembro de 2009, o fórum promove reuniões quinzenais com 43 gestores de todas as diretorias da Sefin, para debater temas pertinentes à prática gerencial. Nas sessões do fórum também são realizados estudos de caso.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Organizacional da Sefin, Haroldo Barros, responsável pelas atividades do fórum, o ciclo de palestras continuará com uma apresentação sobre “Mudança de Cultura Organizacional - Mito ou objetivo a ser alcançado”, com o dr. Antônio Carlos Valença, no dia 17 de maio.

- Procon realiza ação no centro da Cidade em defesa do consumidor
- Procon-Recife comemora 20 anos do Código de Defesa do Consumidor
- Segunda parcela do IPTU vence amanhã (10)
- Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2009 à imprensa