Cultura
ARTISTA FRANCÊS MINISTRA CURSO NO MEMORIAL CHICO SCIENCE
13:57 Terça-feira, 16 de Março de 2010
Deixe o diafragma da máquina fotográfica aberto por uns vinte segundos, e em um ambiente escuro comece a desenhar no ar com uma luz, ou várias delas. Pode ser uma lanterna grande ou pequena, de cores e formas diferentes. Quando a máquina registrar a foto, o resultado pode ser uma obra de arte. A técnica é conhecida como ligth-painting e é praticada ao redor do mundo. Para apresentar essa nova forma de fotografar, a Prefeitura do Recife, em parceria com a Aliança Francesa, trouxe para a Cidade o artista plástico francês, Marko 93.
Referência mundial no assunto, Marko ministra uma oficina, que teve início nessa terça-feira (16) e vai até a próxima quinta (18), no Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro. A atividade faz parte da programação pensada pelo equipamento municipal para celebrar o mês de aniversário do cantor e compositor pernambucano, que faria 44 anos.
Marko 93 é também grafiteiro, um especialista em body writing - arte de fazer desenhos no corpo, como se fossem tatuagens feitas com uma caneta especial. Há cerca de dez anos, o artista viu uma fotografia de um carro em que as luzes dos faróis faziam um movimento e borravam a imagem. Gostou e perguntou a um amigo como fazia. Depois, vieram os testes em casa, num estúdio improvisado. “Fiz tantas coisas diferentes que até pensei ter criado essa técnica”, brinca o francês. Mas bastou uma rápida pesquisa para perceber que outras pessoas já praticavam o ligth-painting pelo mundo. A nova forma também já estava sendo apropriada pela publicidade.
O artista plástico utiliza a mesma estética que costuma usar na grafitagem. “É uma luta para encontrar o equilíbrio entre a luz e o tempo. O resultado é sempre imprevisível. Pode sair muito bom ou muito ruim. Tudo depende do momento da criação”, diz Marko. Ele costuma criar escutando música, respeitando as batidas e deixando a criatividade tomar forma.
Por ser uma técnica recente, Marko diz que 90% do que ele já viu de ligth-painting é parecida. “Por isso é tão necessário que sejam promovidas oficinas como esta. Para que a arte evolua”. Para quem ficou curioso, o francês fará uma performance nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, durante o Pátio Sonoro, no pátio de São Pedro. Ele irá fotografar o público ou músicos, dependendo da situação. “Para desenvolver esta maneira de fotografar não precisa ser um desenhista profissional ou ser especialista em alguma arte. Qualquer um pode fazer, é só deixar fluir”.

- - Educação para o Teatro apresenta peça “Andar... sem parar... de transformar...”
- - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães volta à ativa
- - Prazo para seleção no Mamam no Pátio termina hoje
- - Recife recebe artista plástico francês
- - Prazo para seleção no Mamam no Pátio está acabando
- - Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- - OSR emociona público no encerramento dos festejos de aniversário do Recife
- - Bibliotecas inscrevem alunos para oficinas Animes e Haikai
- - Elba apresenta show que promete marcar o aniversário do Recife
- - Hoje tem festa no Pátio de São Pedro
- - Bandas animam Pátio de São Pedro nesta sexta-feira
- - Banda de Boca é atração do Projeto Educação para o Teatro
- - Projeto Terça Negra faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
- - O Diabo Veste Prada na Biblioteca de Casa Amarela
- - Mulheres soltam o som na Terça Negra
- - Museu de Arte Popular realiza primeiro encontro Caminhos do Santo
- - Adaptação de Cinderela é destaque da programação dos teatros municipais
- - Brincantes farão festa pelo Dia Municipal da Cultura dos Bois
- - Pátio Sonoro apresenta Johnny Hooker e Catarina Dee Jah
- - Museu de Arte Popular promove diálogos sobre Caminhos do Santo
|