Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MURILLO LA GRECA TEM PROGRAMAÇÃO PARA EDUCADORES
18:09 Terça-feira, 16 de Março de 2010

O Núcleo de Arte Educação (NAE) do Museu Murillo La Greca (MMLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, lança uma programação voltada para o público de educadores. Uma das ações acontece dentro do Programa de Atualização de Professores: o Grupo de Estudos-pesquisa Experimental sobre Arte Contemporânea. O grupo tem o objetivo de instaurar no MLG um laboratório formado por professores, educadores do NAE e convidados para que juntos possam refletir poética e metodologicamente sobre algumas das principais questões que definem as artes visuais na atualidade. O principal foco deste grupo será o conceito de “campo”, e sua principal inspiração a definição dada pelo teórico francês Pierre Bourdieu.

“A idéia é formar um grupo de estudos para mergulhar no universo da arte contemporânea, criando aqui no MMLG uma dinâmica de pesquisa onde os participantes possam se atualizar em relação aos debates sobre os temas propostos e assim oxigenar sua relação com a arte.” – explica Gleyce Heitor, coordenadora do Núcleo de Arte Educação do MMLG. O grupo contará com até 20 participantes, sendo 10 professores e outras 10 vagas serão para membros do educativo de outros museus da PCR. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março, na sede do MMLG.

Já na oficina “Museu pra quê?” os 20 participantes vão mapear os diversos tipos e funções de museus. “Existem museus históricos, de ciência, de artes visuais, públicos e privados, e o objetivo da oficina é sensibilizar os educadores para uma melhor utilização destes espaços, que são importantes recursos didáticos para a realização de experiências educativas”, explica Gleyce. A oficina acontece de 19 e 20 de maio das 14h às 17h, com inscrições gratuitas.

PRAXE - Uma ação cotidiana do Museu Murillo La Greca que é de interesse dos profissionais da educação, são os atendimentos a grupos de escolas, universidades, ONGs entre outros. “Podem ser agendadas visitas mediadas, visitas noturnas para grupos de educação de jovens e adultos, além das nossas seis opções de oficinas de artes, com os temas Grafite, Light Painting, Pintura expandida, Técnicas alternativas de gravura, Encadernação artesanal e Desenho” – informa a coordenadora do NAE.

Além das opções de visitas, existem outras possibilidades. No “Museu aberto” educadores podem usar a área externa do MMLG para realizar atividades extraclasse com seus alunos. Para isso é necessário apenas preencher o formulário padrão para explicitar o conteúdo e objetivos da atividade e a proposta será avaliada de acordo com critérios de disponibilidade e/ou pertinência. Seguindo o mesmo princípio, o “Atelier Aberto” está disponível aos educadores que queiram realizar atividades extraclasse com seus alunos. Para requisitar o espaço, o procedimento é o mesmo do “Museu Aberto”.


Confira AQUI o cronograma.

Matérias Relacionadas
- Artista Francês ministra curso no Memorial Chico Science
- Educação para o Teatro apresenta peça “Andar... sem parar... de transformar...”
- Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães volta à ativa
- Prazo para seleção no Mamam no Pátio termina hoje
- Recife recebe artista plástico francês
- Prazo para seleção no Mamam no Pátio está acabando
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- OSR emociona público no encerramento dos festejos de aniversário do Recife
- Bibliotecas inscrevem alunos para oficinas Animes e Haikai
- Elba apresenta show que promete marcar o aniversário do Recife
- Hoje tem festa no Pátio de São Pedro
- Bandas animam Pátio de São Pedro nesta sexta-feira
- Banda de Boca é atração do Projeto Educação para o Teatro
- Projeto Terça Negra faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
- O Diabo Veste Prada na Biblioteca de Casa Amarela
- Mulheres soltam o som na Terça Negra
- Museu de Arte Popular realiza primeiro encontro Caminhos do Santo
- Adaptação de Cinderela é destaque da programação dos teatros municipais
- Brincantes farão festa pelo Dia Municipal da Cultura dos Bois
- Pátio Sonoro apresenta Johnny Hooker e Catarina Dee Jah


Enviar    Imprimir