Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CRIANÇAS PLANTAM MUDAS PARA HOMENAGEAR DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
12:42 Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Para comemorar o Dia Mundial da Árvore, celebrado no próximo domingo (21), a Prefeitura do Recife programou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, uma vasta programação. Realizadas em parceria com as Secretarias de Educação; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e Emlurb, as atividades começaram na manhã desta quinta-feira (18), no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Esperança, em San Martin. No local, crianças, professores e militares realizaram plantios de mudas de árvores.

As mudas nativas da Mata Atlântica, como ipê roxo, pau Brasil e cacau, serão cuidadas pelos meninos e pelas meninas. “A educação ambiental é uma das prioridades da nossa gestão, portanto, estamos focando, principalmente, nas crianças. Afinal de contas, com essa faixa etária podemos ter a concretização de mudança da relação com o Meio Ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais.

Enquanto realizavam o plantio, os participantes aprendiam algumas importâncias das árvores. “Elas diminuem a poluição ambiental, pois, reduzem a fumaça; aumentam a umidade, favorecendo a chuva; além de reduzirem em até 4% a poluição sonora, porque elas funcionam como acústica”, explicou o gerente do Jardim Botânico do Recife, Carlos Augusto Pereira.

Os pequenos e as pequenas, que têm até seis anos de idade, parecem ter aprendido a lição. “Gostei muito. Vou querer plantar de novo”, falou Ruan Gabriel Torres, de cinco anos. Já Renata Brousse, de cinco anos, garante: “Vou colocar água e adubo nas plantas“.

A ideia é trabalhar no ano todo, não só nas datas comemorativas, e ampliar para toda a rede municipal. “Vamos, inclusive, ampliar as temáticas e incluir, por exemplo, arborização, os resíduos e o lixo”, falou o secretário. O CMEI Esperança já tomou as iniciativas e criou o programa “Primeiros Passos na Preservação do Meio Ambiente”. “Além do cultivo das mudas, faremos um trabalho de incentivo com o cuidado ambiental como um todo, estimulando, também, a reciclagem do lixo”, afirmou a diretora do CMEI, Roseane Araújo.

Dando continuidade as ações, o Jardim Botânico do Recife, localizado no km 7,5 da BR 232, no Curado, promove esta tarde uma serie de atividades que têm como tema a preservação da cobertura vegetal do planeta. Dentre elas: apresentação de teatro de mamulengo, exibição de vídeos, exposição de fotos permanentes, trilhas e jogos ecológicos, distribuição de mudas e oficina de reciclagem de papel. As atividades da programação do Dia Mundial da Árvore seguem até o próximo domingo (21), no Jardim Botânico do Recife.

PROGRAMAÇÃO

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global


Enviar    Imprimir