Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR PROMOVE DEBATE SOBRE COOPERAÇÃO FEDERATIVA E INTERNACIONAL ENTRE MUNICÍPIOS
00:00 Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Representantes de cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana participaram, na tarde desta quinta-feira (18), de uma palestra organizada pela Prefeitura do Recife sobre políticas na área de relações internacionais. Com o tema “A Cooperação Federativa e a Cooperação Internacional: Consórcios Públicos”, o palestrante, Vicente Carlos y Plá Trevas, consultor de Assuntos Federativos da Presidência da Caixa Econômica, falou sobre a importância desta relação entre os municípios e como eles podem viabilizar parcerias multilaterais mundo afora.

Durante a explanação, o palestrante apresentou um panorama do atual ciclo de desenvolvimento econômico do País, que abre novas perspectivas para a cooperação entre os municípios. “Antigamente, os estados da federação viviam sob intensa guerra fiscal, em uma disputa intensa para abrigar grandes empresas e oportunidades. Era cada um por si. Hoje, com o mercado de consumo de massas e o crescimento econômico do Brasil, há a ideia de que todos podem crescer também e por isso a cooperação passa a ser quase uma necessidade. A dinâmica atual da economia e da vida cotidiana nos chamará a cooperar”, explicou.

Para isso, Vicente Trevas falou sobre a importância de cidades como Recife assumirem o posto de protagonistas para disseminar o ideal entre municípios de menor porte, no intuito de que todos possam ganhar. “O Recife já possui uma expertise no âmbito das relações internacionais e pode compartilhá-lo com suas co-irmãs. A parceria que existe com Nantes (França), por exemplo, poderia originar uma série de outros acordos entre as cidades circunvizinhas de lá e de cá. Uma das principais alternativas para isso é investir nos consórcios públicos”, acrescentou.

A palestra desta tarde foi a primeira atividade organizada pela Prefeitura do Recife, após a criação do Fórum de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), criado em novembro passado durante a 56ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O objetivo do Fórum é servir de instrumento político para tomada de decisões conjuntas por seus membros, bem como constituir-se em um centro de pensamento das relações internacionais federativas do País.

Recife é uma das 30 cidades da União que tem um setor de relações internacionais estruturado e queremos disseminar este ideal entre as cidades vizinhas e do resto do Estado. Se todos entenderem a importância do que estamos propondo, poderemos ampliar ainda mais os acordos internacionais já existentes, trazendo benefícios diversos nas áreas de cultura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano, gênero, educação, entre vários outros”, ponderou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Roberto Trevas.

Desde 2002, o Recife ampliou sua atuação em parcerias internacionais com a criação da coordenadoria durante o mandato do ex-prefeito João Paulo. Na gestão João da Costa, esses acordos foram incrementados e recebem especial atenção do prefeito. Atualmente, o Recife possui parceria com as cidades de Nantes (França), Guangzhou (China), Santiago de Cuba, além de participar da rede de Mercocidades e da cooperação descentralizada Brasil-França. Há, também, intenções de parceria com as cidades de Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique).

Afora o coordenador de Relações Internacionais da PCR, Roberto Trevas, e o palestrante Vicente Carlos y Plá Trevas, participaram do encontro o prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes; o chefe de gabinete da prefeitura de Moreno, Eduardo Alves Couto; o secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Cabo de Santo Agostinho, Fernando Muniz; além de técnicos, assessores e diretores da coordenadoria de Relações Internacionais.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Meio Ambiente promove tarde de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada
- Prefeitura promove curso de informática para guardas municipais


Enviar    Imprimir