Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE TARDE DE TRILHA ECOLÓGICA NO JARDIM BOTÂNICO
00:00 Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, celebrado no próximo domingo (21 de março), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem promovendo uma série de ações alusivas à data. Nesta quinta-feira (18), nos períodos da manhã e da tarde, estudantes do Centro Educacional Balão Mágico, de São Lourenço da Mata, participaram de atividades realizadas no Jardim Botânico do Recife (JBR), no Curado.

Um total de 53 crianças (26 pela manhã e 27 à tarde), dos oito aos dez anos, realizaram uma trilha ecológica e participaram de uma oficina de reciclagem de papel, instruídos por monitores do JBR. O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais, foi acompanhar de perto a atividade e acredita que ela serve de estímulo para a formação das crianças, despertando nelas uma nova consciência sobre as questões ambientais. “A intenção é criar nessas crianças um sentimento de melhor convivência com a natureza. É o início de um despertar, de uma educação que crie um cidadão que lute pelo equilíbrio ambiental, que respeite a natureza, os animais e as pessoas, para que possamos ter um mundo melhor. E a partir da mudança de hábito e de compreensão nas crianças e nos adolescentes é que nós geramos mudança e transformação na relação do ser humano com o mundo em que ele vive”, disse.

Durante a trilha, os alunos conferiram, atentamente, a fauna e flora típica da Mata Atlântica, que se descortinava diante deles a cada momento, e conheceram, in loco, tudo o que veem em sala de aula. “Eles já têm a fundamentação teórica, em sala de aula. E aqui se estabelece um link com isso, onde eles podem ver, ao vivo, o que eles só conheciam por fotos, nos livros”, destacou a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Balão Mágico, Rejane Campelo. “Aqui foi muito bom, pois eu gostei muito de conhecer o orquidário, as plantas exóticas, os peixes, e animais como a lacraia, que eu achei muito interessante. Aqui, você vê bem de perto tudo o que a gente só ouvia falar na sala”, disse o aluno Leonardo José, de 10 anos.

De acordo com o secretário Roberto Arrais, essa atividade é o pontapé inicial para uma parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, para a realização de ações permanentes que focam na educação ambiental direcionada para alunos da rede municipal de ensino. “Pretendemos integrar as ações de educação ambiental no Município, para que desenvolvamos campanhas de coleta seletiva de lixo, de arborização nos quintais, na frente das casas, das ruas e de espaços públicos; para que possamos diminuir os impactos das mudanças climáticas. E essa compreensão começa a partir desse contato das crianças com esse mundo que está aqui, da natureza, da qual fazemos parte”, concluiu Roberto Arrais.

Programação - Nesta sexta-feira (19), às 9h30, o JBR vai promover uma palestra que terá como tema “A importância das árvores nos grandes centros urbanos e o uso de espécies nativas na arborização urbana”. O encontro contará com a presença de Fátima Carvalho, engenheira florestal e mestre em Ciências Florestais.

No horário da tarde, às 14h, acontece um plantio simbólico de árvores no espaço onde fica localizado o Centro Social Urbano Bido Krause, no bairro do Totó. A ação contará com a participação de usuários do local e moradores da área.

JBR – O Jardim Botânico do Recife (JBR) é um espaço de 10,7 hectares que compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército. Ele foi cedido para o município do Recife, através do Decreto Municipal nº 11.341, de 01 de agosto de 1979, em virtude da reestruturação do Parque Zoobotânico do Curado, do antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste - IPEANE.

O espaço dispõe de um jardim sensorial, criado especialmente para que as pessoas com deficiência visual possam compreender a biodiversidade do JBR; um jardim ecumênico, que tem 56 espécies de plantas consideradas sagradas para diversas religiões do mundo em exposição e, um orquidário.

Matérias Relacionadas
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada
- Prefeitura promove curso de informática para guardas municipais
- Servidores das DAS iniciam curso sobre orçamento e responsabilidade fiscal


Enviar    Imprimir