Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CIDADE DO RECIFE CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁGUA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
17:01 Sexta-feira, 19 de Março de 2010

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, que será celebrado na próxima segunda-feira (22), a Prefeitura do Recife preparou uma série de eventos envolvendo secretarias e órgãos municipais. Encabeçada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a Semana Municipal da Água vai contar com diversas ações que visam a conscientizar os cidadãos para a importância do precioso líquido. Durante uma semana, irão acontecer atividades em diversos pontos da Cidade como: corrida de barcos no Rio Capibaribe, distribuição de material informativo para sensibilizar a população, palestras, feira de artesanato, entre outras. O prefeito do Recife, João da Costa, abrirá, oficialmente, as comemorações da Semana, às 11h da segunda-feira (22), na Rua da Aurora.

Na segunda-feira (22), logo pela manhã, acontece a Barqueata, com a presença dos barqueiros que tiram o sustento do Rio Capibaribe. Às 7h acontece um café da manhã com os participantes da competição ecológica, no Capibar (Rua Tapacurá, 101 - Bairro de Casa Forte), e às 8h, a largada do evento do mesmo local, com os pescadores da região e atletas remadores, além da presença do barco escola. Durante o trajeto, uma passagem pela Academia da Cidade da Beira Rio, na Torre.

Ainda durante toda a manhã, artistas convocados pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, além de alunos da Escola Municipal da Mangabeira e do Colégio Neo Planos, irão realizar um Movimento Artístico, na Rua da Aurora, local da chegada da Barqueata. Em um muro cedido por uma construtora, o grupo vai expressar em arte a importância de racionalizar o uso da água. Além disso, haverá apresentação de teatro de mamulengos e a participação da Frevioca.

A atividade tem a participação do Comitê da Bacia do Rio Capibaribe, do bar Capibar, além da Prefeitura do Recife, por meio da atuação de diversas secretarias municipais. “Em todas as atividades programadas vamos divulgar de forma positiva a importância de racionalizar o uso da água, trabalhando uma campanha educativa para estimular os hábitos conscientes da população”, afirma o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais.

Também na segunda (22), a Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana – Emlurb iniciará um mutirão para despoluir as margens do Rio Capibaribe. O trabalho contará com a ajuda de 15 servidores que percorrerão um trecho de aproximadamente 2 km de manguezais. A ação começa às 9h, na Rua da Aurora, próximo ao monumento Tortura Nunca Mais, e segue até o próximo sábado (27). O serviço também beneficiará trechos próximos às pontes do Limoeiro e da Boa Vista, Cais da Dentenção e Casa da Cultura. Este é o segundo mutirão promovido pela Prefeitura do Recife neste ano nas margens do Capibaribe. A expectativa da equipe técnica da Emlurb é que sejam removidas aproximadamente 30 toneladas de resíduos durante a operação.

A ações da Emlurb na data se estendem à Praça da Independência (Praça do Diário), onde, a partir das 8h30, um teatro de bonecos abordará, de forma divertida, assuntos importantes relacionados à água, como o combate ao desperdício e as doenças de veiculação hídrica, como a dengue. Simultaneamente, uma equipe de arte-educadores desenvolverá uma oficina de reaproveitamento de garrafas PET, que são o grande vilão de rios e canais. O público poderá aprender como transformar os vasilhames em brinquedos, artigos decorativos e outros produtos artesanais.

Também na Praça da Independência, das 8h às 12h, haverá uma exposição fotográfica sobre o tema. À tarde, a partir das 14h, haverá debate na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos sobre a importância de preservar e cuidar de outro rio que corta a Cidade, o Beberibe.

No dia 23 (terça-feira), às 9h, acontece uma palestra com os técnicos e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente. O encontro, que acontece na sede da Secretaria (Rua Fernando César, 65 - Encruzilhada), contará com a presença do presidente da Sociedade Nordestina de Ecologia e integrante do Comitê da Bacia do Rio Capibaribe, Marcelo Mesel, que irá fazer uma abordagem mais técnica sobre o papel da pasta municipal na discussão sobre a importância da água.

Já na quarta (24), a partir das 8h até as 12h, no Parque 13 de Maio, será divulgada a experiência no bairro de Roda de Fogo com Saneamento Integrado da Prefeitura do Recife. Já às 16h, o público que estiver passeando pela Praça da Jaqueira, terá a oportunidade de participar do evento “História da Gota Gaiata”. No local da ação, que será voltado para todas as idades, mas, especialmente as crianças, haverá a sensibilização do público para a importância de evitar o desperdício d’água e os cuidados que devem ser tomados em casa, por exemplo.

A programação de atividades continua na quinta-feira (25), das 9h às 11h, na Ponte Duarte Coelho. No logradouro, servidores da Prefeitura e parceiros irão realizar uma sensibilização junto aos cidadãos sobre a necessidade de evitar que as pessoas joguem lixo nos rios e canais e sobre a importância do trabalho de educação ambiental. “São questões simples, mas que ajudam muitas pessoas que sobrevivem dos rios, a exemplo dos pescadores. É um processo de conscientização do povo para diminuir a poluição desses ecossistemas”, afirma Roberto Arrais.

Já na sexta-feira (26), das 8h às 12h, a Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear) realizará uma ação de educação em comemoração ao Dia Mundial da água com os alunos e professores da Escola Municipal Antônio Farias, no bairro da Mangueira. A iniciativa faz parte do Projeto “Nosso bairro é a gente quem faz”, que durante o mês de março está contemplando a comunidade da Mangueira com atividades educativas, numa parceria com a secretarias de Saúde e Meio Ambiente. Na unidade de ensino haverá atividades de educação sanitária e ambiental incluindo apresentação de teatro de bonecos, a exibição de filmes (curtas metragens) educativos, implantação dos postos de coleta de óleo de cozinha com palestras educativas que serão realizadas pela ASA Indústria e Comércio, e a distribuição de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente.

No dia 27, das 9h às 11h30, haverá uma nova ação de sensibilização, por meio de panfletagem, com os frequentadores do Parque 13 de Maio. Encerrando a série de ações da Semana Municipal da Água, o Parque da Jaqueira recebe, no sábado (28), uma feira de artesanato apenas com material reciclável. O evento acontece das 8h às 12h.

Nosso bairro é a gente quem faz – O “Nosso bairro é a gente quem faz” faz parte de uma ação integrada de Educação Sanitária e Ambiental entre a Sanear e as Secretarias de Saúde, Educação, Emlurb em parceria com a Edificart Engenharia e a ASA Indústria e Comércio que visa a aliar educação e qualidade de vida. Na comunidade da Mangueira, estão acontecendo, durante todo o mês de março, a realização de oficinas para adultos e crianças - o “Cine Sanear” - que apresenta curtas-metragens educativos, encontro de jovens, palestras, reuniões de rua. Além disso, a ASA Indústria e Comércio vai apresentar, no dia 27, na Escola Antônio Farias, os pontos de reciclagem de óleo de cozinha “Mundo limpo, vida melhor” na Comunidade.

Saúde - A Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Programa de Saúde Ambiental (PSA), organizou, para a segunda-feira (22), na Praça do Diário, no centro do Recife, uma programação especial para marcar o Dia Mundial da Água. Participarão das atividades aproximadamente 70 pessoas, entre profissionais dos distritos sanitários e agentes de saúde ambiental, os asisnhas – adolescentes integrantes do PSA, técnicos e supervisores do programa.

No local, serão distribuídos panfletos e folders com informações sobre os cuidados com a água, desde o armazenamento nas residências até as formas de evitar doenças. Haverá ainda entrega de hipoclorito de sódio para tratamento dos reservatórios domiciliares. Além das atividades que serão realizadas no dia 22, os profissionais dos distritos sanitários também participarão, entre os dias 24 e 26 de março, no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, de atividades semelhantes voltadas para alunos de escolas da rede estadual de ensino.

Histórico – O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Nesta data, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional com a Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, que instituiu o Dia Nacional da Água, também comemorado no dia 22 de março de cada ano.

Matérias Relacionadas
- Secretarias de Saúde e Finanças promovem capacitação sobre Sistema de Custos
- Prefeito lança Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)
- Prefeito debate acesso à terra e à moradia durante Fórum Urbano Mundial
- Prefeitura apoia encontro de capoeiristas
- Dia de Combate ao Racismo será lembrado em Boa Viagem
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- PCR promove debate sobre cooperação federativa e internacional entre municípios
- Secretaria de Meio Ambiente promove tarde de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa


Enviar    Imprimir