Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

DELEGADOS MIRINS DO OP CRIANÇA 2009/2011 TOMAM POSSE NESTA SEXTA (19)
09:44 Sexta-feira, 19 de Março de 2010

Nesta sexta-feira (19), a partir das 14h, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, acontece a solenidade de posse dos 350 delegados mirins do Orçamento Participativo da Criança, ciclo 2009/2011. Eles representam cerca de 90 mil estudantes, entre seis e 14 anos, de 220 escolas municipais de 1º ao 4º ciclos (1ª a 8ª série) e foram eleitos durante as “Plenárias nas Escolas” realizadas o ano passado em todas as Regiões Político Administrativa da cidade - RPAs.

Na oportunidade, os alunos vão entregar ao prefeito um documento sistematizado contendo as quatro ações escolhidas e votadas, também em 2009, como sugestões de obras para o orçamento municipal 2010/2011 (duas para comunidade e duas para a própria escola). O secretário de Educação, Esporte e Lazer Cláudio Duarte participa da solenidade.

As demandas vão integrar os fóruns regionais e as assembléias gerais do OP Criança previstas para 2010. São exemplos de melhorias escolhidas pelos pequenos alunos para suas comunidades e bairros, a construção de novos postos de saúde, campos de futebol, praças e parques, a pavimentação de ruas e a melhoria nos sistemas de abastecimento dágua e esgotamento sanitário. Já para as unidades de ensino, as prioridades mais votadas incluem a ampliação das escolas, implantação de quadras esportivas, aumento das áreas de lazer, instalação de mais ventiladores e criação de salas de informática e bibliotecas, entre outras.

Durante a solenidade desta sexta-feira, os 350 pequenos delegados, as lideranças populares, os delegados do OP adulto e os secretários municipais e convidados, incluindo dirigentes e professores das escolas, serão recepcionados por grupos de frevo e maracatu formados por estudantes das escolas municipais Novo Mangue (Coque) e Edson Cantarelli (Jordão Baixo).

Também está programada uma apresentação especial de hip hop, em formato de cordel, com o “Rap do OP Crianças”, com alunos da Escola Municipal Renato Accyoli, de Nova Descoberta. A mesa das autoridades será composta por seis dos 350 delegado mirins a serem empossados, além do prefeito João da Costa, secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte e o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.

SAIBA MAIS - Realizado a cada dois anos, desde 2001, o OP Criança é um fórum privilegiado de exercício da cidadania, onde os pequenos estudantes aprendem, desde cedo, os valores da participação popular, democracia e formação cidadã. Nas quatro edições anteriores (2001, 2003, 2005 e 2007) o OP Criança contou com a participação de 463.555 mil pessoas, entre participantes, delegados e conselheiros.

SERVIÇO – O Teatro Municipal Barreto Júnior fica na Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n – bairro do Pina – fone: 3232.3054.

Matérias Relacionadas
- PCR promove debate sobre cooperação federativa e internacional entre municípios
- Secretaria de Meio Ambiente promove tarde de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social
- João da Costa participa de audiências em Brasília a fim de captar recursos para o Recife
- Procon-Recife participa de Audiência Pública
- Sanear dá continuidade às sessões de cinema com temática ambiental
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de março
- João da Costa entrega Praça da Mauricéia revitalizada


Enviar    Imprimir