Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO DEBATE ACESSO À TERRA E À MORADIA DURANTE FÓRUM URBANO MUNDIAL
14:45 Sexta-feira, 19 de Março de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, será um dos participantes da Assembleia da Ação pela Igualdade de Gênero, que acontece neste sábado (20), no Rio de Janeiro. O encontro faz parte do V Fórum Urbano Mundial, evento que acontece entre os dias 19 e 26 de março, na capital fluminense. O gestor será o único prefeito do País a participar do debate sobre Terra e Direito à Moradia, juntamente com o professor associado da University of East London, Siraj Sait, a vice-prefeita da municipalidade de Ferney – Voltaire (França), Sylvie Lacroux, o presidente do grupo parlamentar de terras de Uganda, Tubwita Grace Bagaya, e a diretora do Espaço Feminista, Patrícia Chaves.

O debate do qual participará o prefeito do Recife é um dos vários diálogos que acontecerão durante o fórum. Várias outras discussões estão programadas e divididas em diferentes formatos para abarcar o público crescente. O encontro será formado por sessões de diálogo, eventos em rede, reuniões de comitês, sessões especiais, mesas-redondas, seminários de treinamento, além de diversos eventos paralelos. O fórum reunirá líderes de governo, ministros, prefeitos, diplomatas, membros de associações nacionais, regionais e internacionais, além de organizações não-governamentais e comunitárias.

O objetivo do Fórum, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é analisar um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas ao redor do globo. O encontro é realizado de dois em dois anos, e a cada edição vem crescendo em tamanho e importância. O primeiro aconteceu no ano de 2002 em Nairóbi, no Quênia, e foi celebrado, posteriormente, em Barcelona, na Espanha, Vancouver, no Canadá, e Nanjing, na China.

O tema do fórum este ano é “O direto à cidade: unindo o urbano dividido” e pretende trabalhar o conceito de cidades harmoniosas, incluindo o direito à cidade e à moradia adequada. A ideia surgiu durante a 22ª sessão do Conselho de Administração da ONU/Habitat e decorre dos impactos combinados da globalização e da urbanização, que trazem uma mudança irreversível da maneira como a população mundial utiliza a água, o solo, a energia e outros recursos naturais. Com mais de 50% da população mundial vivendo em cidades, o encontro busca discutir estes problemas comuns e promover um pensamento crítico sobre as soluções que permitam às pessoas usufruir dos benefícios resultantes da urbanização sustentável.

Matérias Relacionadas
- Secretarias de Saúde e Finanças promovem capacitação sobre Sistema de Custos
- Prefeito lança Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)
- Prefeitura apoia encontro de capoeiristas
- Dia de Combate ao Racismo será lembrado em Boa Viagem
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- PCR promove debate sobre cooperação federativa e internacional entre municípios
- Secretaria de Meio Ambiente promove tarde de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social


Enviar    Imprimir