Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÁTIO SONORO APRESENTA NOVOS GRUPOS INSTRUMENTAIS
09:46 Sábado, 20 de Março de 2010

Duas bandas do recente cenário da música instrumental pernambucana, o Mojave Duo e o Radistae, foram as atrações desta sexta-feira (19), no o Pátio de São Pedro, dentro da programação semanal do Projeto Pátio Sonoro, que este mês homenageia o cantor compositor Chico Science, falecido em 1997.

O Mojave Duo, que subiu ao palco às 21h, apresentou na realidade um trio composto pelos artistas Ugo Medeiros, Fred Lyra com participação de Nelson Brederode. Guitarra, bateria e cavaquinho compoem o universo musical do grupo, que aposta na música autoral, trazendo um repertório eclético, com referências ao maxixe, ao choro e à música oriental, mas com liberdade. “A proposta é tocar nossa música de forma livre, solta. Fizemos um show no carnaval, em Peixinhos e deu muito certo”, contou o guitarrista Fred Lyra.

Em seguida, fechando mais uma noite do Pátio Sonoro, por volta das 22h, a Radistae levou uma verdadeira “big band” ao palco. O destaque ficou por conta da participação especial do Maestro Spok, pai do guitarrista Yuri Queiroga, e o sempre presente naipe de metais apimentando o som. Enquanto a música rolava, o público era bombardeado com as projeções executadas pelo VJ Leo Antunes. O grupo é recente, formado por quarto músicos da nova geração: Yuri Queiroga (guitarra), Gabriel Melo (guitarra); Chico Tchê (baixo), e Pernalonga (bateria). Todos com atuação em vários outros projetos musicais de Pernambuco. Entre as principais influências da banda estão The Pops, The Ventures, Dick Dale e Big Lazy.

Um detalhe curioso é que nome Radistae faz referência ao “point” preferido dos surfistas de Olinda antes da construção dos diques na orla da cidade. “É uma banda de surf music que procura compor suas músicas e privilegiar o repertorio autoral”, definiu Yuri Queiroga. Entre uma música prória e outra, há espaço para experimentar versões de compositores diversificados, como Dick Dale, autor da célebre trilha do filme Pulp Fiction, ou o inconteste pernambucano Luiz Gonzaga, em  “A morte do Vaqueiro. Do início ao fim do show, Radistae levantou o público com grooves de guitarra e o sempre presente naipe de metais.

Artes integradas - As apresentações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura, contaram ainda com a participação especial de Marko 93 (França) com  intervenções em “ligth painting”. O artista plástico tornou-se importante por explorar o caligrafismo – mistura de caligrafia árabe abstrata e de grafite –, tornando-se, posteriormente, referência ao desenvolver a técnica do light-painting, que consiste em substituir os tradicionais sprays por lâmpadas portáteis e gelatinas coloridas, intervindo artificialmente em paisagens urbanas, imagens e objetos.

Matérias Relacionadas
- I Mostra de Anime da Biblioteca Popular de Afogados
- Cinemas do Parque e Apolo exibem sucessos a partir de hoje
- Cinemas do Parque e Apolo exibem dois sucessos das telonas
- Produções dedicadas ao público infantil são destaques na programação dos teatros municipais
- Semana Chico Science Propagando homenageia 44 anos do cantor
- I Mostra de Anime da Biblioteca Popular de Afogados
- Música instrumental anima Pátio de São Pedro nesta sexta-feira
- FCCR começa a receber propostas para Ciclo Junino dia 29
- Música instrumental anima Pátio de São Pedro nesta sexta-feira
- Mamam reabre após dois anos em reforma
- Intervenção artística movimenta Pátio de São Pedro
- Murillo La Greca tem programação para educadores
- Artista Francês ministra curso no Memorial Chico Science
- Educação para o Teatro apresenta peça “Andar... sem parar... de transformar...”
- Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães volta à ativa
- Prazo para seleção no Mamam no Pátio termina hoje
- Recife recebe artista plástico francês
- Prazo para seleção no Mamam no Pátio está acabando
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- OSR emociona público no encerramento dos festejos de aniversário do Recife


Enviar    Imprimir