Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA RECEBE REPRESENTANTES DO SINAENCO
00:00 Terça-feira, 6 de Abril de 2010

Nesta terça-feira (06), o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, na sala de reuniões do seu gabinete, representantes do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco). Eles conversaram sobre o 2º Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para a Arquitetura & Engenharia Sustentáveis (Citaes 2010), que acontece até a sexta-feira (09), no Centro de Convenções. João da Costa participa da solenidade de abertura, às 19h de hoje.

O Sinaenco é a empresa organizadora do congresso, que tem o objetivo de difundir informações tecnológicas, com enfoque especial na sustentabilidade. Durante o Citaes 2010 serão abordados temas relacionados a seis elos: Cidade Saudável; Cidade Educada; Cidade Acessível; Cidade Cidadã; Cidade Segura e Cidade Preservada. O evento busca propor alternativas e soluções de preservação ambiental diante do cenário crescente de investimentos em infraestrutura.

“O estado está vivendo um momento economicamente muito bom, com fortalecimento na área de serviços e infraestrutura. E é muito importante para a Cidade esse espaço de diálogo sobre o crescimento com sustentabilidade”, disse o prefeito.

O tema deste ano, “Cidades Sustentáveis”, baseia-se em três enfoques: Tendências - novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas; Atualidades - tecnologias e soluções disponíveis atualmente no mercado; e Resgates - tecnologias tradicionais que ofereçam
um potencial interessante para aplicação contínua. O fórum oferece palestras técnicas, mesas redondas, apresentações de trabalhos, mini-cursos e uma feira, com a participação de empresários, fornecedores e acadêmicos.

“Passou o tempo das coisas sustentadas. O mais importante agora é aliar o compromisso ambiental, à responsabilidade social e às regras de segurança do trabalho. Só as empresas que se adequarem a essa realidade é que irão permanecer no mercado”, disse o diretor de Engenharia do Sinaenco, Ilo Leite.

Dentro desse contexto, a Prefeitura do Recife desenvolve ações que visam a melhorar a Cidade e a preservar os recursos ambientais. Um dos projetos é o Plano Municipal de Mobilidade, que busca a qualidade e a eficiência dos transportes públicos, aliando a infraestrutura urbana à sustentabilidade ambiental e ao ordenamento do espaço urbano.

Para preservar e aumentar os espaços verdes da Cidade, foi criado o Plano Municipal de Arborização Urbana. Além de melhorar a qualidade de vida da população, o projeto visa a minimizar os impactos que as mudanças climáticas já sinalizam. Outras ações também buscam a requalificação do Recife e a melhoria da qualidade de vida dos seus
moradores, como a Academia da Cidade, o Projeto Orla e o Prometrópole.

Também participaram da reunião os diretores de Arquitetura do Sinaenco, Luiz Neves; e de Comunicação, George Arribas; os secretários municipais Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras) e José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico); e o presidente do Instituto Cidade do Recife, Milton Botler.

Matérias Relacionadas
- Prefeito participa da abertura do Citaes 2010
- PCR promove Feira de Serviços Integrados em Roda de Fogo
- Procon realiza oficina de metareciclagem de computadores
- Secretaria de Serviços Públicos tem nova gestora
- PCR exibe curtas-metragens com temática de gênero em comunidades
- Terceira parcela do IPTU vence neste sábado
- Isabel Viana assume Secretaria de Serviços Públicos
- Prefeito empossa 1º Conselho Municipal de Políticas para a Juventude
- João da Costa apresenta experiência do OP do Recife em seminário
- Inscrições abertas para curso de macroeconomia e desenvolvimento econômico
- Parceria garante reforma da Praça Jardim América
- Artesãs expõem produtos na Feira das Mulheres da PCR
- Urbanismo é tema de palestra no Apolo
- Antropólogo francês realiza palestra sobre urbanismo no Teatro Apolo
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos
- Prefeito prestigia comemoração de Páscoa e transmissão de presidência da URB
- Prefeitura anuncia abre e fecha do Feriado da Semana Santa
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Prefeito discute detalhes da implantação do Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeitura do Recife convoca 91 aprovados em concurso público


Enviar    Imprimir