Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DO CITAES 2010
00:00 Terça-feira, 6 de Abril de 2010

Para discutir temas relacionados à sustentabilidade das grandes cidades, foi aberta na noite desta terça-feira (06), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, a segunda edição do Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para a Arquitetura & Engenharia Sustentáveis (Citaes). O prefeito João da Costa participou da solenidade de abertura, que também foi prestigiada pelos secretários municipais Roberto Arrais (Meio Ambiente) e Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Bosco, representando o governador Eduardo Campos, e outras autoridades.

Segundo João da Costa, as reflexões propostas pelo congresso são de fundamental importância para o futuro das metrópoles. “Hoje vivemos o desafio da civilização urbana nas grandes cidades. Nesse espaço, podemos aplicar a tecnologia e o conhecimento para construir uma qualidade de vida mais sustentável.  Fazer esse planejamento é o grande desafio para os gestores. Espero que essas discussões possam contribuir para a construção coletiva desse novo caminho”, disse o prefeito em seu pronunciamento.

O congresso promoverá, ainda, palestras técnicas, mesas redondas, apresentações de trabalhos, mini-cursos e uma feira, com a participação de empresários, fornecedores e acadêmicos. Para o presidente do Sinaenco, Abel Oliveira, a idéia é contribuir para o desenvolvimento do espaço urbano. “A arquitetura e a engenharia não existem apenas para atender suas demandas, mas precisam contribuir para a sociedade. Espero que esse congresso sirva para discutir e resolver os grandes problemas das cidades. Para isso, o planejamento deve ser uma ferramenta fundamental, não só nas questões matérias, mas também sociais e humanas”, afirmou.

Evento - O Citaes é um congresso bienal criado pela Regional Pernambuco do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), composto por empresas que produzem e oferecem soluções inteligentes em arquitetura e engenharia no Brasil, com serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia. Até a próxima sexta-feira (09), serão abordados temas relacionados a seis elos: Cidade Saudável; Cidade Educada; Cidade Acessível; Cidade Cidadã; Cidade Segura e Cidade Preservada. O evento busca propor alternativas e soluções de preservação ambiental diante do cenário crescente de investimentos em infraestrutura. Este ano, o encontro traz como tema “Cidades Sustentáveis”.

Sustentabilidade Ambiental - Dentro desse contexto, a Prefeitura do Recife desenvolve ações que visam a melhorar a cidade e a preservar os recursos ambientais. Um dos projetos é o Plano Municipal de Mobilidade, que busca a qualidade e a eficiência dos transportes públicos, aliando a infraestrutura urbana à sustentabilidade ambiental e ao ordenamento do espaço urbano. Para preservar e aumentar os espaços verdes da Cidade, foi criado o Plano Municipal de Arborização Urbana. Além de melhorar a qualidade de vida da população, o projeto visa a minimizar os impactos que as mudanças climáticas já sinalizam. Outras ações também buscam a requalificação do Recife e a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores, como a Academia da Cidade, o Projeto Orla e o Prometrópole.

Matérias Relacionadas
- PCR promove Feira de Serviços Integrados em Roda de Fogo
- Procon realiza oficina de metareciclagem de computadores
- João da Costa recebe representantes do Sinaenco
- Secretaria de Serviços Públicos tem nova gestora
- PCR exibe curtas-metragens com temática de gênero em comunidades
- Terceira parcela do IPTU vence neste sábado
- Isabel Viana assume Secretaria de Serviços Públicos
- Prefeito empossa 1º Conselho Municipal de Políticas para a Juventude
- João da Costa apresenta experiência do OP do Recife em seminário
- Inscrições abertas para curso de macroeconomia e desenvolvimento econômico
- Parceria garante reforma da Praça Jardim América
- Artesãs expõem produtos na Feira das Mulheres da PCR
- Urbanismo é tema de palestra no Apolo
- Antropólogo francês realiza palestra sobre urbanismo no Teatro Apolo
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos
- Prefeito prestigia comemoração de Páscoa e transmissão de presidência da URB
- Prefeitura anuncia abre e fecha do Feriado da Semana Santa
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Prefeito discute detalhes da implantação do Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeitura do Recife convoca 91 aprovados em concurso público


Enviar    Imprimir