Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

COMUNIDADE DE RODA DE FOGO RECEBE AÇÃO INTEGRADA DA PCR
17:51 Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

Os moradores da comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, receberam, na tarde desta quarta-feira (07), orientações sobre vários serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. Entre as 14h e 17h, cinco secretarias levaram aos moradores informações sobre participação popular, programas sociais, orientações sobre o combate à dengue e leptospirose, coleta seletiva e saneamento integrado. A Feira de Serviços Integrados aconteceu na Rua 23 de Março e contou com a participação de mais de 300 moradores, além de alunos de uma escola estadual localizada no bairro.

A ação aconteceu nos arredores do primeiro quadrante de ruas entregues no final do ano passado por meio do Orçamento Participativo. Na primeira etapa, 11 vias, de um total de 63, foram beneficiadas com drenagem, saneamento e pavimentação. De fevereiro a março deste ano, técnicos das secretarias de Saneamento, Saúde, Planejamento e Gestão, Serviços Públicos e Assistência Social realizaram várias ações culminando na realização da Feira.

Quatro toldos foram montados na Rua 23 de Março. Técnicos do programa de Saúde Ambiental focaram no combate à dengue. Informativos e até hipoclorito de sódio foram distribuídos para a população para reforçar o trabalho da PCR na diminuição da incidência da doença. “Graças ao esforço da comunidade, estamos conseguindo diminuir as notificações de casos de dengue. Fizemos um mutirão e os moradores corresponderam satisfatoriamente às nossas expectativas”, comemora a supervisora do programa de Saúde Ambiental do Distrito Sanitário IV, Ana Cristina Rodrigues. Além disso, agentes do posto de Saúde Cosirof falaram sobre as doenças de veiculação hídricas, fizeram aplicação de flúor nas crianças e distribuíram kit’s de higiene bucal.

Ao lado da Saúde, uma outra bancada chamou bastante atenção dos moradores. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) levou orientações sobre os programas sociais da Secretaria de Assistência Social. Dúvidas sobre como participar do programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, sobre a emissão da Carteira de Livre Acesso e Carteira Interestadual do Idoso, além do Projovem Adolescente, foram esclarecidas. “Eu estou achando muito interessante esses programas, principalmente o Projovem Adolescente”, comentou Vanessa da Silva, moradora de Roda de Fogo e mãe de Christian, oito anos, que em seguida foi ao estande da Saúde para receber o kit higiene.

A Secretaria de Saneamento montou no local duas maquetes que explicavam como funciona o sistema de esgotamento integrado, além de promover uma mini-oficina de educação sanitária. De acordo com Carmem Arruda, responsável pela equipe de Educação Sanitária Ambiental, a Feira foi um sucesso. “Tivemos dois momentos neste evento: o das orientações técnicas e o cultural. Acho que estamos vivendo uma fase bastante positiva, trazendo para a comunidade serviços de qualidade e contando com o apoio de todos”.

A Secretaria de Serviços Públicos, representada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou uma apresentação teatral com bonequinhos que falavam a todo instante sobre a limpeza de canais e a importância da coleta seletiva. A ação agradou, e muito, as crianças. “Achei bem legal ver o teatro. Eu não sabia o que era coleta seletiva e agora eu sei que a gente tem que separar o vidro, o papel, o ferro, o plástico, tudo direitinho”, falou Jéssica Aline, de seis anos. A coordenadora sócio-ambiental das RPA’s 4 e 5, Aracelli Gomes, explica o trabalho. “Durante os meses de fevereiro e março, realizamos, nesse primeiro quadrante de ruas, um mutirão de retirada de entulhos de quintais. Tivemos uma boa receptividade dos moradores”. Mas a ação da Emlurb não para por ai. A intenção dos técnicos é por em prática um projeto de arborização na comunidade.

O Orçamento Participativo também marcou presença chamando os moradores para fazerem parte do processo de participação popular, premissa básica do programa. Alunos da Escola Estadual Pintor Lauro Vilares contribuíram na Feira com apresentações de cordel e paródias.

Matérias Relacionadas
- Prefeito participa da abertura do Citaes 2010
- PCR promove Feira de Serviços Integrados em Roda de Fogo
- Procon realiza oficina de metareciclagem de computadores
- João da Costa recebe representantes do Sinaenco
- Secretaria de Serviços Públicos tem nova gestora
- PCR exibe curtas-metragens com temática de gênero em comunidades
- Terceira parcela do IPTU vence neste sábado
- Isabel Viana assume Secretaria de Serviços Públicos
- Prefeito empossa 1º Conselho Municipal de Políticas para a Juventude
- João da Costa apresenta experiência do OP do Recife em seminário
- Inscrições abertas para curso de macroeconomia e desenvolvimento econômico
- Parceria garante reforma da Praça Jardim América
- Artesãs expõem produtos na Feira das Mulheres da PCR
- Urbanismo é tema de palestra no Apolo
- Antropólogo francês realiza palestra sobre urbanismo no Teatro Apolo
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos
- Prefeito prestigia comemoração de Páscoa e transmissão de presidência da URB
- Prefeitura anuncia abre e fecha do Feriado da Semana Santa
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Prefeito discute detalhes da implantação do Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra


Enviar    Imprimir