Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL É REALIZADA NO RECIFE
11:32 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Conselho de Saúde do Recife organiza, nesta quinta (8) e sexta (9), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental Intersetorial – para IV Conferência Nacional de Saúde Mental, cujo tema é “A Saúde Mental no Recife: implementar ações e enfrentar desafios”. O objetivo do evento é discutir coletivamente as mudanças, a sustentabilidade e as necessidades na atenção aos usuários de saúde mental e álcool e outras drogas no cenário da Reforma Psiquiátrica.

Duas etapas interdistritais já foram realizadas, sendo a primeira na Faculdade Maurício de Nassau nos dias 26 de março (referente aos distritos sanitários I, II e III) e a segunda 31 (distritos IV, V e VI), tendo no total a participação de aproximadamente 900 inscritos. Na abertura da programação estiveram presentes: o assessor executivo de Saúde do Recife, Thiago Feitosa, a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife Alyne Lima, o coordenador do Conselho de Saúde do Recife Rosano Freire e as gerentes dos distritos, Aexalgina Tavares (I), Silvana Helena (II) e Geórgia Albuquerque (III). No segundo evento, o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, destacou o processo de reformulação da rede municipal e o processo de desinstitucionalização que estão sendo realizados dentro dos princípios da humanização e o respeito aos usuários e familiares, em relação a Política de Álcool e outras Drogas destacando os desafios com a questão do crack.

O assessor executivo da PCR, Thiago Feitosa, afirmou que um dos desafios da gestão é a integração do governo com a sociedade organizada. Ele disse que desde 2001, foi iniciada uma rede de atenção especializada em saúde mental e de atenção básica e que é preciso entender a saúde mental muito além de uma rede que atende transtornos mentais. “Recife tem o maior número de CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) per capita no Brasil. Temos que continuar com a qualidade dos nossos serviços e reinventar no atendimento psicossocial como a implantação do novo projeto de Centro de Convivência”, destacou.

Para a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima, é necessário discutir e aprofundar a intersetorialidade em saúde mental assim como reafirmar as políticas do SUS. Ela ressalta a importância do aumento de 11 para 23 unidades, neste ano, de residências terapêuticas em superação ao fechamento do Instituto Psiquiátrico do Recife (IPR).

CONVOCAÇÃO – A organização da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental Intersetrorial foi resultado da aprovação de uma proposta da 9ª Conferência Municipal de Saúde do Recife realizada em outubro de 2009. No credenciamento, a ser aberto às 8h do dia 8 de abril no Mar Hotel em Boa Viagem, serão oferecidas 48 vagas para participantes observadores. Dentro da etapa municipal, serão eleitos 79 delegados para a III Conferência Estadual de Saúde Mental.

Nestes quase 10 anos do processo de Reforma Psiquiátrica sob vigência da Lei 10.216/2001, o SUS ampliou significativamente a rede de serviços extra-hospitalares e reduziu leitos em hospitais psiquiátricos com baixa qualidade assistencial, lugar de constantes violações de direitos humanos.

Credenciamento:
Dia: 8 de abril
Hora: 8h às 12h
Local: Mar Hotel – Boa Viagem

Matérias Relacionadas
- PCR e MS apresentam programação do Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Prefeitura inicia terceira etapa da vacinação contra Gripe A
- Saúde inscreve voluntárias para curso de formação de doulas
- XIV CURSO DE FORMAÇÃO PARA DOULA COMUNITÁRIA VOLUNTÁRIA
- PCR discute políticas públicas e lança Caderneta de Saúde do Idoso
- Vigilância Sanitária continua fiscalização em mercados do Recife
- Prefeitura reforça a inspeção dos alimentos mais consumidos na Semana Santa
- Saúde participa de simpósio sobre realidade da Assistência Farmacêutica Municipal
- Plenária interdistrital amplia discussão sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- Caminhada em Brasília Teimosa chama atenção para a Tuberculose
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Presidente Lula entrega novas ambulâncias para ampliação da frota do Samu Recife
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde


Enviar    Imprimir