Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

FÓRUM TEMÁTICO DE MULHERES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DISCUTE 2010
00:00 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Representantes da gestão municipal e da sociedade civil reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (08), para a realização do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo. O encontro, que aconteceu na sede do Conselho Municipal Mulher, no bairro de São José, foi conduzido pela gerente regional da Secretaria Especial da Mulher, Liliana Barros; e pela coordenadora da Associação de Mulheres de Lagoa Encantada e do Fórum, Irani Brito.

Na reunião, foram iniciadas as discussões sobre as prioridades que poderão contemplar a cédula de votação da Plenária Temática da Mulher do OP para 2010. Entre as propostas para 2010, a Secretaria Especial da Mulher definiu dois eixos que irão nortear as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano: o combate à violência contra a mulher e o trabalho e condição de vida das mulheres no mundo do trabalho. “Estamos começando a traçar, a partir da agora, as prioridades que queremos que sejam contempladas na cédula do OP. Serão nove propostas que irão passar por discussões permanentes com as mulheres de toda a Cidade. Vamos realizar encontros em todas as RPA’s e microrregiões”, disse Liliana Barros.

O primeiro tema deste encontro foi “Educação Não-Sexista, Anti-Racista, Não-Homofóbica, Não-Lesbofóbica e Laica”, e entre as ações que contemplam este tema estão a ampliação do número de profissionais que atuam no GTOS (Grupo de Trabalho em Orientação Sexual) da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, garantindo o acompanhamento das ações e projetos desenvolvidos na unidade de ensino sobre as temáticas e a integração das equipes educacionais. E também a prioridade na capacitação e contratação de mulheres das próprias RPAs enquanto estagiárias, monitoras e profissionais para atuarem nos programas de esporte, lazer e cultura dentro das comunidades.

Segundo Liliana, a participação da sociedade civil e das mulheres da Cidade, em conjunto com a gestão, é de extrema importância para definir propostas que as contemplem. “Esta é uma construção coletiva e o importante é que as mulheres se reconheçam nessas propostas e que elas se vejam como sujeitos políticos”, disse Liliana. Para garantir a discussão e o acompanhamento das prioridades definidas, o fórum tem uma importância fundamental. “O papel do fórum é o de controle social e de apoio à gestão na construção das políticas públicas voltadas às mulheres, cobrando o cumprimento das prioridades definidas nas plenárias do OP, que são escolhidas pelas próprias mulheres”, disse Irani Brito.

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita obras do Parque Dona Lindu e Praça do Entroncamento
- Curta-metragem com temática de gênero é exibido em Jardim São Paulo
- Secretário Fernando Nunes abre o I Fórum Intersetorial de Gestão de Pessoas
- Comunidade de Roda de Fogo recebe ação integrada da PCR
- Prefeito participa da abertura do Citaes 2010
- PCR promove Feira de Serviços Integrados em Roda de Fogo
- Procon realiza oficina de metareciclagem de computadores
- João da Costa recebe representantes do Sinaenco
- Secretaria de Serviços Públicos tem nova gestora
- PCR exibe curtas-metragens com temática de gênero em comunidades
- Terceira parcela do IPTU vence neste sábado
- Isabel Viana assume Secretaria de Serviços Públicos
- Prefeito empossa 1º Conselho Municipal de Políticas para a Juventude
- João da Costa apresenta experiência do OP do Recife em seminário
- Inscrições abertas para curso de macroeconomia e desenvolvimento econômico
- Parceria garante reforma da Praça Jardim América
- Artesãs expõem produtos na Feira das Mulheres da PCR
- Urbanismo é tema de palestra no Apolo
- Antropólogo francês realiza palestra sobre urbanismo no Teatro Apolo
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos


Enviar    Imprimir