Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR E GOVERNO FEDERAL COMEMORAM DIA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
17:46 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

A população pernambucana está convidada a pensar em saúde de uma forma integral neste domingo (11), a partir das 8h. É que a Prefeitura do Recife e o Governo Federal realizam, no Polo Pina, o Dia da Promoção da Qualidade de Vida. A mobilização inclui shows, dança, teatro, oficinas de brinquedos, cuidados com o meio-ambiente, passeio ciclístico, aulas de hidroginástica, atividades esportivas, práticas integrativas e orientação para alimentação saudável, entre outras. Está prevista a participação de ministros de Estado.

A organização do evento tem ainda parceria com o Governo do Estado e instituições como as universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Exército Brasileiro e Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Medalhista de ouro na Olimpíada de Atlanta (1996), a jogadora de vôlei de praia Sandra Pires é convidada especial e já confirmou sua participação no encontro.

Para a realização do evento, será montada uma grande estrutura nas areias do Pina, com palco para apresentações e nove tendas. Nesses espaços serão oferecidas atividades como alongamento, capoeira, dança do ventre, maracatu, yoga, massagens terapêuticas, exibição de filmes, aulas de reaproveitamento de alimentos e reciclagem de lixo, construção de pipas, oficina de caricaturas, palestras sobre segurança no trânsito e muito mais. O público também poderá aproveitar os shows do cantor Ed Carlos e do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

A iniciativa reforça a sintonia entre Prefeitura do Recife e Governo Federal sobre a importância de proporcionar à população um maior acesso à informação e aos equipamentos disponíveis na capital pernambucana. Mais de 500 profissionais da administração municipal estão envolvidos na realização do evento, que se destaca pelo seu perfil de acolhimento e inclusão social. A mobilização tem grandes proporções, da mesma forma que esperamos ser o impacto da promoção à saúde na qualidade de vida de todos”, ressalta o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

Evento - O início da mobilização será às 7h30, no 3o Jardim de Boa Viagem. No local, a Frevioca recepcionará banhistas, moradores, integrantes do Clube dos Rapazes Irresponsáveis (CRI) e ciclistas da Ciclo Adventure. Depois de alongamento com profissionais do Programa Academia da Cidade, o arrastão prossegue até o 2o Jardim, onde será recepcionado por idosos. De lá, o destino é o 1o Jardim, onde a multidão será aumentada com a chegada de grupos de pessoas com deficiências física, intelectual, mental, auditiva e visual. Sempre animado ao som da Frevioca, o bloco continua até o Polo Pina, onde o agito continua.

No palco, a partir das 9h, haverá aulão de ritmos pernambucanos. Entre as atrações, passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, grupos de percussão Tambores do Pilar e Sementes do Amanhã, declamação de cordel e números de dança e coral de idosos. Também haverá apresentação de esquetes teatrais sobre redução de danos no consumo de álcool, fumo e outras drogas, com técnicos do Mais Vida, e sobre sexo seguro com equipes da Coordenação Municipal de DST/Aids.

Das 10h às 11h, a população poderá aproveitar a aula de hidroginástica, com professores da Academia da Cidade. As atividades nas tendas temáticas ocorrerão ao longo do dia, assim como noções de primeiros socorros com profissionais do Samu Recife. Os shows de Ed Carlos e Maestro Forró ocorrerão na parte da tarde. Serão distribuídos aos participantes folderes com informações educativas para motoristas de carro e motocicletas, ciclistas e pedestres.

Parcerias - Diversos parceiros juntaram-se à Prefeitura do Recife e ao Governo Federal para a realização do Dia da Promoção da Qualidade de Vida. São eles: Governo de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, Exército Brasileiro, lojas Quintessência e Mundo Verde, universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Faculdade Pernambucana de Saúde, Associação Nacional de Yoga, Universidade de Pernambuco (UPE), Senac, Conselho Regional de Nutrição, Ciclo Adventure e Companhia do Humor e Alegria.

Confira AQUI a programação do evento.

Matérias Relacionadas
- PROGRAMAÇÃO
- 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada no Recife
- PCR e MS apresentam programação do Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Prefeitura inicia terceira etapa da vacinação contra Gripe A
- Saúde inscreve voluntárias para curso de formação de doulas
- XIV CURSO DE FORMAÇÃO PARA DOULA COMUNITÁRIA VOLUNTÁRIA
- PCR discute políticas públicas e lança Caderneta de Saúde do Idoso
- Vigilância Sanitária continua fiscalização em mercados do Recife
- Prefeitura reforça a inspeção dos alimentos mais consumidos na Semana Santa
- Saúde participa de simpósio sobre realidade da Assistência Farmacêutica Municipal
- Plenária interdistrital amplia discussão sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- Caminhada em Brasília Teimosa chama atenção para a Tuberculose
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Presidente Lula entrega novas ambulâncias para ampliação da frota do Samu Recife
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade


Enviar    Imprimir