Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SINFÔNICA É OVACIONADA NO TEATRO DE SANTA ISABEL
00:00 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Apresentação memorável faz plateia aplaudir músicos por cinco minutos.

Noite marca a volta às atividades do teatro, que estava em recesso

O início da temporada 2010 de Concertos Noturnos da Orquestra Sinfônica do Recife, que aconteceu na última quarta-feira (7) no Teatro de Santa Isabel, certamente vai ficar na memória de quem foi assistir a execução da Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler. A noite teve início às 20h, quando o maestro Osman Gioia conversou com o público sobre a importância do compositor que pode ser considerado um dos maiores da história e classificado como o “último romântico”, uma vez que insistiu no estilo, quando a maioria já o tinha abandonado. O secretário de Cultura Renato L e o seu assessor Fred Zeroquatro estiveram presentes para prestigiar o momento.

Sentado ao piano, Gioia foi didático, fazendo uma apresentação que destrinchava as intenções da composições, contando curiosidades sobre a obra e sobre seu compositor. O público ouviu atentamente que a Sinfonia nº 1 tinha, inicialmente, 5 movimentos, mas passou a ter 4 e que teve ainda seu nome – que era Titan – modificado, para que não se confundisse com a história narrada por uma obra do poeta *Jean Paul* Richter. “Mahler foi um compositor que só foi entendido depois de sua morte. Em vida, fez muito sucesso como regente, mas não conseguiu reconhecimentos em suas obras. No entanto, dizia sempre que o tempo dele ainda viria” – contou Gioia.

Na sequência, os cem músicos – a OSR convidou mais 15 profissionais uma vez que a obra a ser executada necessita de uma massa sonora contundente – entraram no palco sob aplausos da audiência. Quem recebeu um carinho especial foi o spalla da OSR, o Sr. Moisés Mandel, que pareceu emocionado com a demonstração. O que se seguiu foi mais de uma hora de deleite musical, com o público se manifestando com palmas ao final de cada um dos movimentos.

No final do último deles, o público ficou de pé para aplaudir a Orquestra Sinfônica do Recife e seu regente, por mais de 5 minutos ininterruptos. “Fiquei impressionado com o espetáculo visto aqui por toda essa gente. Nunca pensei que o recifense gostasse tanto de música clássica. Eu mesmo não era adepto. Mas de uns tempos para cá, modifiquei os meus hábitos musicais e não perco nenhum evento”, frisou o auxiliar administrativo Cristiano Simões.

O TEATRO - O Santa Isabel passou pelo usual período de fechamento para manutenção e voltou em boa forma às atividades. O reposicionamento do sistema de iluminação da caixa cênica e da platéia já foi finalizado, assim como a limpeza dos sistemas de refrigeração. O piso do salão nobre e dos camarins 1 e 2 foi recuperado e os tapetes foram trocados. Outra novidade é que a cafeteria instalada no hall de entrada agora tem um barista, que garante a qualidade e o sabor do café servido a quem vai ali aguardar o início de um espetáculo ou mesmo passar o tempo. Ainda estão em andamento a recuperação das esculturas externas e em breve, o teatro passará por nova pintura, recuperação dos ornatos internos e terá uma nova mesa de luz.

Quando iniciarem as comemorações dos seus 160 anos, o Teatro de Santa Isabel estará ainda mais exuberante.

Matérias Relacionadas
- Volver, Gleisson Jones e Bê Formiga agitam Pátio Sonoro
- Biblioteca de Afogados exibe o filme Piaf – Um Hino ao Amor
- OSR estreia temporada 2010 com Sinfonia de Mahler
- Começam as obras no Paço do Frevo
- Terça Negra apresenta cultura afro-brasileira no Pátio
- Folkcomunicação é tema de debate no Museu de Arte Popular
- História e cultura do Recife são temas de curso promovido pela FCCR
- Encenação da Paixão de Cristo emociona público no Marco Zero
- Avatar entra em cartaz no Cinema do Parque
- Pátio Sonoro apresenta The Trumps e Fiddy nesta sexta
- Le Parkour toma conta das ruas do Recife
- Centro de Artes Visuais recebe exposição de graffiti
- Frevo o ano inteiro para um corpo em forma
- PCR começa a receber solicitações de apoio para São João 2010
- PCR apoia Paixão de Cristo do Recife
- Amanhã é Depois, Hoje é Brinquedo no projeto Educação para o Teatro
- Banda Sinfônica toca Beatles no primeiro concerto do ano
- Terça Negra movimenta noite do Pátio de São Pedro
- Biblioteca de Afogados exibe o filme Uma Chance para Viver
- Programa Multicultural indica alunos para oficina com Rico Lins


Enviar    Imprimir