Secretaria Especial de Relações com a Imprensa     João da Costa visita obras do Dona Lindu e anuncia novidades Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA VISITA OBRAS DO DONA LINDU E ANUNCIA NOVIDADES
15:49 Sexta-feira, 9 de Abril de 2010

Fotos: Fernando Silva
Secretários acompanharam a visita do prefeito às obras do Parque
Prefeito visitou todas as dependências do Parque Dona Lindu

GALERIAS DE FOTOS

AUDIOS
João da Costa detalha como está o andamento das obras. Ouça.

O prefeito do Recife, João da Costa, visitou, na manhã desta sexta-feira (09), as obras do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. No local, além da vistoria, o prefeito aproveitou para divulgar o novo prazo de conclusão do equipamento e as primeiras ações para instituição do grupo gestor que irá gerenciar a agenda cultural do Parque. Participaram ainda da visita, o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; a secretária executiva, Ana Cláudia Mota; a presidenta da URB, Débora Mendes; o diretor de Obras da URB, Jorge Darwin; a secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Brito; além de representantes do consórcio Concrepoxi/Triunfo.

João da Costa visitou todas as dependências do Parque verificando os detalhes de cada espaço. Segundo ele, duas novas áreas poderão ser liberadas ao público nos próximos dias. “Estamos com a pista de skate e os banheiros prontos para o uso. Vamos finalizar alguns detalhes para liberá-los à população em breve”. O prefeito lembrou que os espaços foram sendo liberados à medida que ficaram prontos. “Foi assim com a primeira etapa da obra, onde entregamos a área externa com a pista de cooper, o espaço para ginástica e o playground, hoje bastante frequentados nos finais de semana. Agora estamos numa nova fase que é a de construção das estruturas e de manutenção”, explicou João da Costa.

Ainda permanece em obras o teatro, com capacidade para 600 pessoas, e o pavilhão de exposições. Segundo o prefeito, os serviços seguem a partir de agora seu ritmo normal. “Conversamos com os representantes do consórcio e resolvemos todas as pendências que eram pertinentes ao Município. E perguntamos a eles qual o prazo necessário para entregar o serviço concluído. A resposta deles foi de seis meses. Assim, pactuamos com os diretores a entrega do teatro e do pavilhão à população em outubro desse ano. A Prefeitura vai monitorar o andamento dos trabalhos mês a mês e acompanharemos de perto o cronograma entregue por eles para essa finalização”, afirmou o gestor.

Outra notícia repassada pelo prefeito do Recife foi o início dos trabalhos para a instituição do grupo que vai gerir as atividades culturais que serão desenvolvidas no teatro e no pavilhão de exposições. “Vamos iniciar o processo de constituição desse grupo que terá a participação de representantes da comunidade. Ele ficará responsável por definir o perfil das apresentações nos equipamentos culturais. Também estamos providenciando o envio para a Câmara de Vereadores do projeto de lei que irá criar os cargos para os diretores e coordenadores dos equipamentos”.

O prefeito João da Costa destacou a importância do Parque Dona Lindu para a cidade do Recife. “Nós estamos construindo um equipamento importante que irá se transformar num marco cultural e urbanístico, beneficiando principalmente a Zona Sul da Cidade, carente desse tipo de espaço. A importância dessa obra será percebida pela população quando ela for concluída”, ressaltou o gestor.

O parque - O Parque Dona Lindu está sendo construído em um terreno à beira mar de Boa Viagem e possibilitará aos moradores do entorno e visitantes, desfrutar de um local onde a arte e a paisagem estarão convivendo de forma integrada. O projeto arquitetônico foi idealizado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e abrange desde áreas verdes de lazer e convivência, até teatro e pavilhão de exposições.

Nesta segunda etapa de obras, retomada em abril de 2009, estão sendo concluídos os banheiros públicos, toda parte do esgotamento sanitário, a impermeabilização das lajes do teatro, do restaurante e do pavilhão de exposições, além da pista de skate, dos sistemas de climatização e sonorização do teatro, e a instalação da parte elétrica e do serviço de proteção contra incêndio. Pequenos reparos na pista de cooper, já previstos no início do projeto, também serão realizados.

Parque - Localizado entre as avenidas Visconde de Jequitinhonha e Boa Viagem, o Parque Dona Lindu será um grande espaço de lazer e cultura para a população. Na primeira etapa foram entregues a área verde, que compreende 60% do terreno, o equivalente a 16,3mil m², o playground, a pista de cooper, a quadra poliesportiva e os equipamentos de ginástica.

O teatro terá capacidade para 600 pessoas e um palco que poderá ser invertido, possibilitando assim a apresentação de atrações para o público localizado na área externa do Parque. O pavilhão de exposições é composto por dois espaços (térreo e mezzanino) o que possibilitará a realização de mostras simultâneas quando estiver concluído. Um restaurante completa o complexo cultural construído no Parque.

O Parque Dona Lindu tem 148 postes de iluminação e 145 vagas de estacionamento, sendo cinco delas destinadas às pessoas com deficiência. A portaria Nº 341, publicada no Diário Oficial da União, em novembro último, concedeu ao município do Recife a cessão de uso gratuito por 20 anos, da área onde está construído o Parque Dona Lindu. Essa concessão pode ainda ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos.

- Prefeito visita obras da Praça do Entroncamento
- Prefeito entrega praça revitalizada em Casa Amarela
- Prefeito entrega mais uma praça revitalizada e assina ordem de serviço em Areias
- Recife ganha mais uma praça reformada