Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

PCR E POLÍCIA FEDERAL REALIZAM PLANTIO DE 700 MUDAS NO CURADO
18:34 Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove, nesta terça-feira (13), às 9h, o plantio de 700 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica. A ação, em parceria com a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, acontece no espaço do Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado às margens da BR-232, no bairro do Curado, e contará com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais.

O projeto da PF, denominado Carbono Neutro, visa a compensar os efeitos dos gases emitidos pela instituição e que acabam provocando o efeito estufa. De acordo com a entidade, o plantio das árvores equilibra o consumo de itens como combustível, energia elétrica, passagens aéreas, papel, entre outros. O número de mudas plantadas é estipulado através de estudos na área ambiental, que desenvolveu um cálculo informando o valor que ela deve pagar para recompensar o meio ambiente.

Em 2008, a Polícia Federal emitiu aproximadamente 17 mil toneladas de gás carbônico, sendo mais de 16 mil de origem fóssil e cerca de 1.200 de origem renovável. Pelo cálculo definido, ficou acertado o plantio de 2.220 mudas, sendo 700 no Recife, 750 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco e mais 750 na cidade de Caruaru, no Agreste.

Ficou a cargo da PCR a abertura das covas que irão receber as mudas, e o Jardim Botânico do Recife ficará responsável pela manutenção das árvores. Também participam da iniciativa, as secretarias de Serviços Públicos, de Educação, Esporte e Lazer, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife.

Serão plantadas árvores das espécies Carolinas (100), Cupiúbas (100), Perobas d’água (100), Quiris (50), Talos Finos (50), Leiteiros (30), Sapucaranas (60), Amescoabas (40), Paus Brasil (60), Louro Canela (60) e Jatobás (50).

Segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Cláudia Lapa, além de promover o reflorestamento de uma área degradada do Jardim Botânico do Recife, ampliando o equipamento municipal “a iniciativa visa a melhorar as condições de vida da população da Cidade. É importante que todos tenham essa consciência da preservação do meio ambiente”, diz. Além do secretário Roberto Arrais a ação também contará com a presença de representantes da Polícia Federal, do IBAMA, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Matérias Relacionadas
- Semam promove palestra sobre a importância da água
- Crianças plantam mudas para homenagear Dia Mundial da Árvore
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária


Enviar    Imprimir