Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DO CADÚNICO
00:00 Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

Na tarde desta segunda-feira (12), 30 profissionais da Assistência Social do Recife começaram a participar de uma capacitação sobre como utilizar o novo formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As aulas, que vão até a próxima sexta (16), das 13h às 20h, são ministradas no auditório do Instituto de Assistência Social e Cidade (Iasc), localizado na Rua Imperial, no bairro de São José.

Esta é a primeira turma a receber a capacitação; outras duas, também com 30 profissionais cada, irão participar das aulas ainda este mês, entre os dias 27 e 30, e no início de maio, com data ainda indefinida. A intenção é apresentar as mudanças feitas no questionário a todos os técnicos que trabalham diretamente com o cadastro de famílias de baixa renda que moram na cidade do Recife. Assim, a partir do próximo semestre, o Recife já poderá trabalhar com o novo instrumento.

Esta capacitação visa a atender melhor nossos beneficiários, que algumas vezes são prejudicados por erro no preenchimento do formulário no momento do cadastro”, afirmou a secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes. Ainda segundo a secretária, a capacitação está acontecendo em todo o Brasil e o Recife é o primeiro município do Estado a iniciar a capacitação. No total, 80 pessoas serão capacitadas no Município, englobando todos os cadastradores do programa Bolsa Família da Cidade.

O novo modelo do CadÚnico vai promover a inclusão de novos beneficiários e não só as famílias, mas também populações específicas, como moradores de rua, quilombolas e indígenas, aumentando a capacidade de inserção no programa, além de obter informações mais detalhadas do perfil dos usuários. Isso facilitará o encaminhamento dessas pessoas aos programas sociais do Governo Federal”, explicou Karla Menezes.

O CadÚnico é um banco de dados criado, em 2008, pelo Governo Federal com o intuito de identificar todas as famílias existentes do País com renda até meio salário mínimo por pessoa. As informações obtidas por meio do instrumento permitem que sejam feitos diagnósticos da população e criadas políticas públicas específicas para cada segmento. No cadastro existem perguntas como características da residência (n° de cômodos, tipo de construção, saneamento, entre outras), composição familiar, qualificação escolar, qualificação do trabalho e situação no mercado de trabalho, entre outras informações.

O CadÚnico sofreu algumas modificações para que as informações ficassem mais precisas. Assim os diagnósticos serão mais bem feitos e os programas atenderão com mais precisão a necessidade da população”, disse o gerente de Benefícios de Transferência de Renda da Assistência Social, Emerson Silva, também coordenador dos cursos.

Os instrutores que estão à frente das capacitações são técnicos da PCR que participaram de um curso ministrado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, em janeiro este ano. “Eles foram preparados para repassar as informações de como utilizar corretamente o instrumento”, afirmou Emerson.

Atualmente, o Cadastro Único para Programas Sociais totaliza, em Recife, 197 mil famílias. Destas, 132 mil estão inseridas no Programa Bolsa Família.

Matérias Relacionadas
- Motoristas são foco da Campanha Doação Cidadã
- PCR realiza concurso público para o Iasc
- Projeto Casa Brasil seleciona bolsistas
- Assistência Social promove capacitação sobre uso do CadÚnico
- SAS proporciona tarde cultural para usuários de programas assistenciais
- Secretaria de Assistência se reúne com moradores do Casarão do Cordeiro
- Secretaria de Assistência Social lança projeto nesta sexta-feira
- Técnicos da Assistência Social participam de seminário sobre OP 2010
- Aberta temporada de apresentações para mães e pais de alunos do Bolsa Escola
- Programa Lição de Vida forma primeiras turmas
- Roda de Diálogo debate sobre crianças em situação de rua
- Centros da Juventude da Iputinga e Alto Santa Terezinha promovem atividades de integração
- Servidoras do Iasc comemoram o Dia da Mulher com café da manhã
- Karla Menezes homenageia servidoras da Assistência Social com café da manhã
- Encontro discute propostas para a comunidade de Timbiras, na Imbiribeira
- Secretaria de Assistência Social realiza reunião descentralizada no Geraldão
- CSU em folia desfila pela primeira vez nas ruas do Recife
- Iasc lança CD para divulgar trabalhos sociais
- Representantes do Banco Mundial conhecem funcionamento do Bolsa Família no Recife
- Rei e Rainha do 9º Baile da Pessoa Idosa são escolhidos


Enviar    Imprimir