Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

GOVERNOS MUNICIPAL, FEDERAL E COMUNIDADES DISCUTEM PROPOSTAS PARA EQUIPAMENTOS CULTURAIS
00:00 Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

Os últimos dias 12, 13 e 14, marcaram o pontapé inicial de um projeto que vai beneficiar as comunidades das RPAs 2 e 4 do Recife. É que durante este período, a Prefeitura do Recife recebeu a visita de gestores dos Ministérios da Cultura e das Cidades, além de técnicos do Instituto Elos, entidade conveniada que vai trabalhar na implantação dos projetos. As reuniões, que aconteceram no auditório do Mamam, tiveram como objetivo discutir estratégias de ação para um trabalho de sensibilização das comunidades onde serão realizadas as obras de ampliação do Nascedouro de Peixinhos e criação da primeira Biblioteca Mais Cultura no Recife.

Na manhã do dia 12 foi realizada uma reunião entre os gestores e assessores da PCR, onde os profissionais do Instituto Elos apresentaram as técnicas de aproximação das comunidades. Na parte da tarde, o grupo se reuniu com lideranças comunitárias e representantes das RPAs beneficiadas pelos projetos, além representantes do Conselho Municipal de Cultura e do Fórum Temático de Cultura. Na ocasião, foi realizada uma dinâmica de grupo para integrar o grupo e suscitar a consciência da responsabilidade de cada um dos presentes.

Quem participou de toda a programação do dia 12 foi o secretário de Cultura Renato L, referendando a importância do momento. “Estamos iniciando um processo de estreitamento de relações, para que as comunidades se apropriem dos equipamentos, percebendo que estas obras serão um patrimônio não do governo, mas das pessoas que vão usufruir deles”, comentou o secretário.

No segundo dia, a equipe do Instituto Elos e representantes da PCR visitaram as comunidades, conhecendo as pessoas, ouvindo suas expectativas e ainda explicando a metodologia de trabalho a ser utilizada. “Todas as ações serão realizadas em parceria com a comunidade e de acordo com suas necessidades. Por isso, antes de começar as obras, é preciso escutar e entender o que é importante para quem vai utilizar os espaços”, explica a arquiteta e urbanista Ana Kelly, do Instituto Elos. Além do trabalho de escuta das necessidades e anseios da população local, os técnicos ainda foram apresentados aos talentos locais, que se dispuseram a colaborar com a construção dos espaços, usando suas habilidades.

O dia 14 iniciou com mais uma visita à comunidade, desta vez às imediações da Avenida Caxangá, onde será instalada a biblioteca Mais Cultura. Na parte da tarde, os técnicos da PCR e do Instituto Elos se reuniram para aviar os encaminhamentos necessários para dar continuidade ao processo. “Vamos agendar um período de formação e em seguida acontece o que estamos chamando de Mão na Massa, quando todos vão se unir para literalmente construir a nova biblioteca na Caxangá e a ampliação do Nascedouro de Peixinhos”, avisa Jr. Afro, assessor da Secretaria de Cultura que acompanha as ações do Mais Cultura no Recife.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inaugura biblioteca da Escola de Frevo
- Produtores Culturais formados pelo Programa Multicultural participam de Seminário
- Teatros municipais com programação diversificada nesta semana
- Rap, coco de roda e afoxé esquentam noite no Pátio de São Pedro
- Sessões de cinema nas bibliotecas de Afogados e Casa Amarela
- Programa Multicultural promove seminário com ex-alunos
- Informações Candidatura do Frevo
- Hermilo Borba Filho sedia Laboratório de Crítica
- PCR apoia Projeto Parabólica
- PCR apoia espetáculos em homenagem ao Dia Internacional da Dança
- Prefeitura leva espetáculos infantis ao Sítio Trindade
- Gestores de Ministérios da Cultura e Cidades visitam o Recife
- Teatro de Santa Isabel reabre para visitação pública
- Sinfônica é ovacionada no Teatro de Santa Isabel
- Volver, Gleisson Jones e Bê Formiga agitam Pátio Sonoro
- Biblioteca de Afogados exibe o filme Piaf – Um Hino ao Amor
- OSR estreia temporada 2010 com Sinfonia de Mahler
- Começam as obras no Paço do Frevo
- Terça Negra apresenta cultura afro-brasileira no Pátio
- Folkcomunicação é tema de debate no Museu de Arte Popular


Enviar    Imprimir