Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS DO PROGRAMA “LIÇÃO DE VIDA”
10:18 Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

O prefeito João da Costa preside, nesta quarta-feira (14), a partir das 19h30, no Teatro do Centro de Convenções da UFPE, na Cidade Universitária, a solenidade de certificação dos 2.400 concluintes do curso de alfabetização do programa “Lição de Vida”. O evento, que terá a parte festiva comandada pela banda Perfil, será acompanhado pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte, além dos 125 alfabetizadores, coordenadores de campo, parentes dos formandos e convidados.

Com duração de seis meses, o curso envolveu 125 turmas de 70 escolas da rede municipal e entidades parceiras e foi freqüentado por recifenses, a partir dos 15 anos de idade, que nunca estudaram antes ou tiveram sua trajetória escolar interrompida por motivos diversos, como gravidez precoce, necessidade de trabalhar, doenças, entre outros.

Além de funcionar nas escolas, o Lição de Vida atendeu ainda usuários da Secretaria de Saúde, através de quatro turmas em funcionamento nos CAPs e CAPs AD, duas turmas inéditas de moradores e ex-moradores de rua, em parceria com o IASC/Secretaria de Assistência Social, além de organizações comunitárias, como associações de moradores e clubes de mães de todas as seis RPAs da cidade. A parceria envolveu ainda a Funase, com quatro turmas formadas por jovens em situação de conflito com a lei.

Mais de 70% dos 2.400 concluintes da “Lição de Vida” foram motivados pela PCR e passaram a freqüentar, desde fevereiro, as turmas regulares do ensino fundamental I e II da rede de escolas recifense. Os alunos egressos tiveram a garantia de vagas nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Saiba Mais - O Programa Lição de Vida teve início em agosto de 2009, com a formulação local de uma nova identidade para o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, dentro das ações inovadoras da gestão do prefeito João da Costa na área educacional. Tendo como objetivo central à inserção no sistema escolar da população acima de 15 anos não alfabetizada, o Programa visa, sobretudo a mobilização social permanente em torno do direito à educação ao longo da vida.

Os 125 alfabetizadores e os coordenadores de campo do vinculados ao programa também receberam da Prefeitura um acréscimo no valor das bolsas pagas pelo convênio com o MEC/Brasil Alfabetizado, contribuindo com a melhoria das ações mobilizadoras pela alfabetização na cidade. O próximo ciclo do Programa Lição de Vida deverá ter início em maio, com um novo processo seletivo de alfabetizadores/as, novas turmas e novo processo de aulas.

Matérias Relacionadas
- Filmes para as mulheres são exibidos em Santo Amaro
- PCR participa de Seminário sobre Políticas Públicas de Juventude
- João da Costa lança Operação Inverno 2010
- Conselho Municipal da Juventude realiza primeira reunião ordinária
- Prefeito apresenta Projeto de Lei para viabilizar Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeito João da Costa prestigia evento na Ademi-PE
- Mutirão reforça limpeza na Lagoa do Araçá
- Mulher quer fortalecer serviços de enfrentamento à violência
- Prefeito João da Costa se reúne com profissionais da Codecir
- Secretaria Especial da Mulher promove rodada de filmes
- Prefeitura investe R$ 43 milhões na Operação Inverno 2010
- PCR promove 1ª Reunião do Conselho Municipal de Políticas para a Juventude
- João da Costa apresenta projeto do Polo Jurídico
- Secretaria de Serviços Públicos promove integração entre funcionários
- Prefeitura reforça Campanha Doação Cidadã
- Encontro Municipal de Economia Solidária reune técnicos durante final de semana
- Defesa Civil informa balanço da chuva na manhã deste sábado
- Chuvas: PCR reforça monitoramento de via e da rede de drenagem
- Prefeito participa da abertura da Etapa Recife da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Secretaria de Serviços Públicos promove seminário de integração


Enviar    Imprimir