Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PRODUTORES CULTURAIS FORMADOS PELO PROGRAMA MULTICULTURAL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO
17:07 Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

O Programa Multicultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife reuniu, nesta terça-feira (13), em um seminário, produtores culturais formados pelos Cursos de Gestão e Produção Cultural – CGPC oferecidos desde 2001. O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Castelo Branco, no bairro de Santo Amaro, e contou com a presença de 64 ex-alunos e de toda a equipe do Programa.

O principal objetivo do seminário era promover o reencontro entre os ex-colegas de turma e provocar trocas de impressões, experiências e ideias que vão colaborar para a atualização do conteúdo programático dos CGPCs a serem realizados em 2010. A equipe gestora do Multicultural também tinha interesse nas sugestões desse público para o aperfeiçoamento das demais atividades formativas. Uma comissão de seis ex-alunos foi criada para colaborar com o planejamento do Programa.

Durante o tempo destinado aos questionamentos e apresentações, o microfone foi usado para amplificar diversas falas sobre a importância do CGPC para a formação dos produtores ali presentes e sobre a felicidade do reencontro, mas também para trazer demandas por atividades práticas e mais ênfase em questões técnicas, tais como o comportamento adequado de um roadie ou diretor de palco. “É importante a inserção do aluno na construção do Carnaval e não somente nos dias de realização do evento”, solicita Reginaldo Moreira da Silva, produtor cultural atuante no Morro da Conceição.

Outro objetivo das equipes de articulação comunitária e pedagógica do Multicultural mostrou-se importante para todos os participantes: a atualização cadastral e criação de um mailing para viabilizar a comunicação pela internet. Os convites para o seminário foram realizados a partir do banco de dados do Programa, onde constam 680 cadastros de ex-alunos dos CGPC nos níveis de iniciação, avançado e extensão. Para fazer os convites, todos os números de telefone foram tentados, havendo resposta de apenas 170 pessoas.

Segundo Américo Fortunato da Silva, mais conhecido como Meca, saber o que os produtores que estudaram juntos estão fazendo em áreas diversas da Cidade pode ajudar a fortalecê-los, convidando-se mutuamente para trabalhos, fazendo captações conjuntas, ou mesmo trocando informações sobre outras oportunidades de atualização do conhecimento. “É preciso criar mecanismos de discussão, criar um fórum sem necessariamente ter o guarda-chuva estatal para nos reunir”, sugere Meca.

Diálogos nas Comunidades - No décimo ano de atuação, a equipe gestora do Programa Multicultural optou por aprofundar ainda mais o debate com os usuários. Outra iniciativa para aproximar as atividades propostas pelo Programa das necessidades e anseios da sociedade são os Diálogos nas Comunidades, reuniões sistemáticas realizadas em todas as microrregiões. A primeira rodada aconteceu na última segunda-feira (12 de abril) nas microrregiões 1.1, 2.1 e 3.1 e devem continuar até o dia 20 de abril. “Vamos fazer com que 2010 seja um ano de mais interlocução entre o Programa Multicultural, os ex-alunos e a sociedade em geral” conclui Luciana Veras, coordenadora do Programa.

Mais informações sobre os Diálogos nas Comunidades pelo telefone 3355.1768.

Matérias Relacionadas
- Teatros municipais com programação diversificada nesta semana
- Rap, coco de roda e afoxé esquentam noite no Pátio de São Pedro
- Sessões de cinema nas bibliotecas de Afogados e Casa Amarela
- Programa Multicultural promove seminário com ex-alunos
- Informações Candidatura do Frevo
- Hermilo Borba Filho sedia Laboratório de Crítica
- PCR apoia Projeto Parabólica
- PCR apoia espetáculos em homenagem ao Dia Internacional da Dança
- Prefeitura leva espetáculos infantis ao Sítio Trindade
- Gestores de Ministérios da Cultura e Cidades visitam o Recife
- Teatro de Santa Isabel reabre para visitação pública
- Sinfônica é ovacionada no Teatro de Santa Isabel
- Volver, Gleisson Jones e Bê Formiga agitam Pátio Sonoro
- Biblioteca de Afogados exibe o filme Piaf – Um Hino ao Amor
- OSR estreia temporada 2010 com Sinfonia de Mahler
- Começam as obras no Paço do Frevo
- Terça Negra apresenta cultura afro-brasileira no Pátio
- Folkcomunicação é tema de debate no Museu de Arte Popular
- História e cultura do Recife são temas de curso promovido pela FCCR
- Encenação da Paixão de Cristo emociona público no Marco Zero


Enviar    Imprimir