Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     PCR comemora o Dia Mundial da voz Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR COMEMORA O DIA MUNDIAL DA VOZ
18:06 Quinta-feira, 15 de Abril de 2010

O Dia Mundial da Voz, que acontece nesta sexta-feira (16), será comemorado pela Prefeitura do Recife com uma programação cultural e educativa voltada para 125 professores e 1.330 alunos, entre seis e 14 anos, de sete escolas municipais. As atividades, que vão prosseguir até o dia 22 de abril, integram a campanha “Seja amigo de sua voz”, que é realizada nacionalmente pela “Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz”, com coordenação local do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

A iniciativa tem o objetivo de conclamar a população para ações educativas voltadas para a conscientização da saúde vocal e suas implicações na comunicação, saúde e cultura. Em Pernambuco, além da PCR, por meio das secretarias de Educação e Saúde, a campanha conta com o apoio da UFPE, Unicap e Hospital do Câncer.

Nesta sexta-feira, às 9h, a campanha será aberta na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, em Casa Amarela, com pronunciamento do secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte. Logo depois está prevista uma apresentação do grupo de teatro e dança da Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino, formado por educadores sociais. Eles vão encenar a peça “Ser amigo de sua voz”. O evento será encerrado com a distribuição de material informativo (cartilha), marcadores de livros, maças e garrafas com água mineral.

A mesma programação será repetida no dia 19 de abril nas escolas municipais Sede da Sabedoria, em Santo Amaro (a partir das 9h) e Municipal Campina do Barreto, em Cajueiro (15h); no dia 20, nas escolas Nilo Pereira, em Casa Amarela (às 9h) e Senador José Ermírio de Moraes, na Várzea (a partir das 15h). No dia 22, último dia da campanha, serão contempladas as escolas Miguel Arraes de Alencar (Estância) e Henoch Coutinho (Pina), às 9h e 15h, respectivamente.

Saiba mais - Considerando a voz um instrumento básico de trabalho do professor e a ocorrência de distúrbios vocais entre esses profissionais, a Secretaria de Educação implantou em 2001 o Programa Educando com Voz Saudável. Este programa era realizado através de palestras educativas no Centro Administrativo Pedagógico, na Ilha do Leite.

A partir de 2009, o programa foi reestruturado com a promoção de oficinas nas próprias escolas da rede. No ano passado as atividades envolveram 760 professores de 35 unidades de ensino. Ainda neste 1º semestre de 2010 as oficinas serão retomadas, com a ampliação do número de escolas atendidas.

Matérias Relacionadas
- João da Costa entrega obras de contenção no Alto Santa Terezinha
- Prefeito visita obras de requalificação no prédio da PCR
- Procon inscreve alunos para oficina de Metareciclagem
- PCR reforça sinalização no pavimento de importantes avenidas
- João da Costa entrega obras de contenção no Alto Santa Terezinha
- Prefeito do Recife assina decreto que regulamenta Empreendedor Individual
- Prefeito entrega reforma de creche e visita obras do edifício-sede
- João da Costa lança Operação Inverno 2010
- Filmes para as mulheres são exibidos em Santo Amaro
- Prefeito entrega certificados do programa “Lição de Vida”
- PCR participa de Seminário sobre Políticas Públicas de Juventude
- João da Costa lança Operação Inverno 2010
- Conselho Municipal da Juventude realiza primeira reunião ordinária
- Prefeito apresenta Projeto de Lei para viabilizar Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeito João da Costa prestigia evento na Ademi-PE
- Mutirão reforça limpeza na Lagoa do Araçá
- Mulher quer fortalecer serviços de enfrentamento à violência
- Prefeito João da Costa se reúne com profissionais da Codecir
- Secretaria Especial da Mulher promove rodada de filmes
- Prefeitura investe R$ 43 milhões na Operação Inverno 2010


Enviar    Imprimir