Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PROGRAMA MUNICIPAL DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS É LANÇADO NO RECIFE
17:48 Sexta-feira, 16 de Abril de 2010

Representando o prefeito do Recife, a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes, realizou o lançamento do Programa Municipal de Medidas Socioeducativas. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), no auditório Capiba do edifício-sede municipal. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Assistência Social do Recife com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação do Governo Federal, Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares. Representantes de todos os órgãos parceiros estiveram no evento, que também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Múcio Magalhães.

Na ocasião, foram oficialmente empossados os 100 orientadores sociais que irão atuar no programa Reconstruindo Caminhos, responsável pela execução das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), aplicadas pela Justiça da Infância e Juventude a adolescentes quando os mesmos praticam algum ato infracional leve. Ao som da apresentação musical do grupo Griot, a secretária Karla Menezes deu as boas-vindas aos novos técnicos, que terão a missão de realizar o acompanhamento dos adolescentes que cumprem medidas socieducativas.

“A política do governo municipal é a de atuar cada vez mais no fortalecimento e em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, e não no endurecimento de ações punitivas. A atuação dos novos orientadores sociais no programa será de fundamental importância para o fortalecimento do nosso trabalho”, afirmou Karla Menezes. Para o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Fernando Silva, “os educadores terão a missão de dar uma resposta à sociedade por meio do acompanhamento desses adolescentes, fazendo com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido, como também os princípios dos Direitos Humanos”.

Segundo a representante do Conselho Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lourdes Viana, o programa tem grandes possibilidades de alcançar pleno sucesso. “Cada orientador presente aqui lutará pelo apoio, assistência e orientação de cada adolescente assistido, contribuindo para o futuro desses jovens”, afirmou. Para a orientadora social do programa, Rita de Cássia Siqueira, a expectativa é a de poder desenvolver o trabalho da melhor maneira possível. “Para esses jovens o programa é uma oportunidade para eles voltarem às suas famílias e para a sociedade”, concluiu.

Os orientadores empossados nesta tarde foram escolhidos através de um processo de seleção simplificada realizado pela Prefeitura do Recife. Na próxima segunda-feira (19), eles serão apresentados aos jovens incluídos no programa. O custo total do projeto é de R$ 468 mil, custeados pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, com contrapartida municipal de R$ 150 mil.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura lança Programa Municipal de Medidas Socioeducativas
- Secretaria de Assistência promove capacitação sobre o uso do CadÚnico
- Motoristas são foco da Campanha Doação Cidadã
- PCR realiza concurso público para o Iasc
- Projeto Casa Brasil seleciona bolsistas
- Assistência Social promove capacitação sobre uso do CadÚnico
- SAS proporciona tarde cultural para usuários de programas assistenciais
- Secretaria de Assistência se reúne com moradores do Casarão do Cordeiro
- Secretaria de Assistência Social lança projeto nesta sexta-feira
- Técnicos da Assistência Social participam de seminário sobre OP 2010
- Aberta temporada de apresentações para mães e pais de alunos do Bolsa Escola
- Programa Lição de Vida forma primeiras turmas
- Roda de Diálogo debate sobre crianças em situação de rua
- Centros da Juventude da Iputinga e Alto Santa Terezinha promovem atividades de integração
- Servidoras do Iasc comemoram o Dia da Mulher com café da manhã
- Karla Menezes homenageia servidoras da Assistência Social com café da manhã
- Encontro discute propostas para a comunidade de Timbiras, na Imbiribeira
- Secretaria de Assistência Social realiza reunião descentralizada no Geraldão
- CSU em folia desfila pela primeira vez nas ruas do Recife
- Iasc lança CD para divulgar trabalhos sociais


Enviar    Imprimir